Postado por filipi.yamashita em 23/abr/2026 - Sem Comentários
Iniciativa da Águas Guariroba promove imersão no universo do saneamento para jovens da rede pública
Estudantes da rede pública estadual de ensino médio em Campo Grande já podem se inscrever para a 7ª edição do Programa Pioneiros, iniciativa da Águas Guariroba que oferece uma imersão no universo do saneamento e aproxima os jovens do mercado de trabalho.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 15 de maio, de forma presencial, com as equipes do time de Responsabilidade Social, ou clicando aqui.
Realizado pela concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital, o programa é reconhecido nacionalmente e está presente em diversas cidades atendidas pelo grupo Aegea.
Com atividades até o mês de outubro, o Programa Pioneiros promove uma jornada de aprendizado com encontros semanais, reunindo capacitações, mentorias e vivências práticas.
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões no setor de saneamento básico, além de estimular a reflexão sobre o futuro profissional.
Durante a capacitação, os participantes têm contato direto com profissionais da concessionária, participam de reuniões e palestras, além de visitas técnicas às unidades operacionais, como estações de tratamento de água e esgoto, e acesso a conteúdos da Academia Aegea. A proposta é oferecer uma imersão no dia a dia da empresa, permitindo que os jovens conheçam, na prática, os processos e as diferentes áreas que compõem a Águas Guariroba.
Após essa etapa, os estudantes são convidados a desenvolver, em dupla, projetos voltados a soluções para desafios relacionados ao saneamento, à sustentabilidade ou ao meio ambiente em suas comunidades. Os trabalhos são apresentados a uma banca avaliadora e concorrem a premiações em nível local e nacional.
Além da experiência prática, os participantes recebem certificado ao final do programa e podem ser reconhecidos com premiações como notebooks, celulares e tablets. O desempenho ao longo da jornada também pode abrir portas para oportunidades futuras na empresa, como programas de aprendizagem e estágio, mediante processos seletivos.
Sem limite de vagas, o programa é aberto a estudantes de escolas estaduais que se inscreverem na iniciativa.
Nos últimos 3 anos, o Programa Pioneiros contou com 650 inscrições de estudantes de diversas escolas de Campo Grande, reforçando o interesse dos jovens em conhecer o mercado de trabalho e as oportunidades no setor.
“Quando fiquei sabendo do Programa Pioneiros, achei a iniciativa muito interessante, principalmente porque ajuda a gente que ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir profissionalmente. É uma oportunidade de conhecer melhor as áreas, entender como funciona o mercado de trabalho e pensar no futuro com mais segurança. Além disso, abre portas e mostra possibilidades que muitas vezes a gente nem conhece”, afirma a estudante do 3º ano do ensino médio, Eshilley Aquino.
O coordenador de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Jhonatan Santos, afirma que o programa é uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, tornando-se um diferencial na carreira dos estudantes, que veem nos voluntários da empresa exemplos que podem seguir profissionalmente.
“O Programa Pioneiros é uma oportunidade de aproximar os jovens do tão sonhado primeiro emprego de forma prática e transformadora, especialmente apresentando as possibilidades de carreira dentro do setor de saneamento. Ao longo da jornada, eles desenvolvem habilidades, ampliam a visão sobre o futuro e passam a se reconhecer como protagonistas em suas comunidades”, destaca.
Mais do que uma experiência educacional, o Programa Pioneiros contribui para a formação de jovens protagonistas, conectando aprendizado, cidadania e perspectivas de futuro.
Outras iniciativas sociais
Além do Programa Pioneiros, a Águas Guariroba desenvolve ao longo do ano uma série de iniciativas voltadas à educação, cidadania e desenvolvimento comunitário em Campo Grande.
Entre os destaques estão programas como o Afluentes, que promove o diálogo com lideranças comunitárias; o Sanear, com ações de educação ambiental em escolas; o De Olho no Óleo, que incentiva o descarte correto de resíduos; o Portas Abertas, que aproxima a população das operações da concessionária; e o Mãos e Obras, voltado à melhoria de espaços comunitários.
Também integram o calendário projetos como o Esporte para Todos, oficinas de geração de renda, como o Bolha de Sabão, além de ações sociais de grande alcance, como o Prospera e campanhas de voluntariado realizadas ao longo do ano, por meio do Programa Voluntariado Águas Guariroba.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 20/abr/2026 - Sem Comentários
Obras seguem em ritmo contínuo na Capital e beneficiam moradores em diferentes regiões; confira os locais
Entre os dias 20 e 24 de abril, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário avançam em diferentes regiões de Campo Grande, levando mais qualidade de vida, saúde e valorização para os bairros atendidos.
A expansão da rede contempla trechos importantes em bairros como Guanandi II, Vila Eliane, Jardim Centenário, Itamaracá, Tijuca e Estrela Dalva, reforçando o compromisso com a universalização do saneamento e o desenvolvimento urbano da Capital.

Moradora do bairro Jardim Presidente, região que já recebeu as obras em 2026, Ana Gabriela Duarte Fonseca destaca a expectativa positiva com a chegada da infraestrutura. “Eu acredito que vai melhorar bastante. Vai trazer mais bem-estar e tranquilidade para nossas famílias. É uma melhoria que a gente esperava e que significa mais qualidade de vida para todos”, afirma.
Além dos benefícios diretos à saúde e ao bem-estar, a implantação da rede de esgoto também representa mais praticidade no dia a dia dos moradores e contribui para a valorização dos imóveis nas regiões atendidas.
As frentes de trabalho estão devidamente sinalizadas para garantir a segurança de pedestres e motoristas. Ainda assim, a concessionária orienta que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pelas regiões em obras e, sempre que possível, busquem rotas alternativas.
Guanandi II
Vila Eliane
Jardim Centenário
Itamaracá
Tijuca
Estrela Dalva
A ampliação do sistema de esgotamento sanitário faz parte de um ciclo contínuo de investimentos que vem transformando a infraestrutura urbana de Campo Grande, promovendo mais saúde pública, preservação ambiental e dignidade para a população.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 13/abr/2026 - Sem Comentários
Investimentos no interior e na Capital consolidam a inclusão sanitária e avançam na universalização com ampliação de rede e modernização dos sistemas
A Aegea Saneamento, uma das principais companhias privadas do setor no país, vem impulsionando o avanço do saneamento básico em Mato Grosso do Sul, consolidando o estado como um dos principais vetores da universalização no Centro-Oeste. Por meio da atuação integrada de suas concessionárias, o grupo tem ampliado a cobertura de esgotamento sanitário, modernizado sistemas e contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em Campo Grande, a Águas Guariroba é responsável pelos serviços de saneamento desde 2000. Já a Ambiental MS Pantanal opera no interior, em parceria com o Governo do Estado e a Sanesul, expandindo o esgotamento sanitário em 68 municípios sul-mato-grossenses. Ambas as empresas são destaque no cenário nacional pela qualidade e capacidade de implantação da infraestrutura de saneamento.
Números recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com ano-base 2023, reforçam o protagonismo das empresas. Os dados apontam que a cobertura de coleta de esgoto na região Centro-Oeste passou de 59,5%, em 2020, para 66,5%. Em Mato Grosso do Sul, o avanço foi ainda mais expressivo: o índice de cobertura de esgotamento sanitário saltou de 46% para 75,12%, impulsionado por investimentos em infraestrutura e expansão de redes.
Avanço na capital

Campo Grande possui uma rede de água tratada de mais 4 mil quilômetros, além de duas Estações de Tratamento de Água e mais de 150 poços profundos que compõem o sistema de abastecimento. Já o esgoto é transportado para duas Estações de Tratamento por meio de uma rede com mais de 3 mil quilômetros de extensão, sendo 100% tratado antes de retornar a natureza. O avanço é resultado de R$ 2,5 bilhões em investimentos da Águas Guariroba no saneamento da capital.
Desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento em Campo Grande, em 2000, a concessionária atua para ampliar o acesso da população a água e esgoto tratados. Atualmente, a cidade é considerada 100% saneada, antecipando as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), que estabelece a universalização dos serviços até 2033.
Com obras constantes para ampliação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, a preocupação da Águas Guariroba é continuar garantindo saúde, oportunidades e condições de desenvolvimento para os campo-grandenses, que vivem a realidade da inclusão sanitária.
“Não se trata apenas de levar redes até os imóveis, mas de promover dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Esse é um compromisso que assumimos com a população e que vem sendo cumprido com a conquista da universalização do saneamento antes do prazo estabelecido em Lei Federal. Os resultados alcançados refletem o empenho de toda a nossa equipe em entregar um serviço cada vez mais eficiente e transformador”, afirma Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Moradora do Jardim Centro-Oeste, a aposentada Esterlina Araújo guarda na memória como é viver sem água e esgoto tratados. “Minha filha e netinha não sabem, mas a vida não era fácil, a gente tinha que reservar água, buscar longe. E o esgoto ia para uma fossa, que todo mês enchia e a gente tinha que pagar pra esvaziar. Por isso eu digo que só a gente sabe a importância do que a gente tem agora”, lembra.
Desenvolvimento no interior
Fora da Capital, a expansão do esgotamento sanitário também vem avançando em ritmo acelerado. Desde o início da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, por meio da Sanesul, a Ambiental MS Pantanal vem ampliando a cobertura do serviço em 68 municípios de MS, por meio de sua capacidade de investimento. Entre 2021 e abril de 2026, Mato Grosso do Sul recebeu mais de 729 quilômetros de rede de esgoto, resultando em 58 mil novas ligações domiciliares, beneficiando cerca de 161,8 mil pessoas. O investimento financeiro aplicado no período soma R$ 525 milhões de reais.
Entre os municípios que apresentaram os maiores avanços na ampliação do sistema de esgoto, a partir das obras executadas, destacam-se: Antônio João, que elevou sua cobertura de 49% para 91,40%; Angélica, que passou de 58,95% para 94,78%; e Batayporã, que avançou de 71,86% para 98,32% na cobertura. Além da expansão da infraestrutura de esgotamento sanitário, Mato Grosso do Sul mais que dobrou o volume anual de esgoto tratado no período, que passou de 13,9 bilhões de litros para 32 bilhões de litros até dezembro de 2025.
Desde o início da PPP, a atuação da concessionária também impediu o lançamento de mais de 131,6 bilhões de litros de esgoto in natura em rios, córregos e mananciais que compõem a bacia hidrográfica associada à dinâmica hídrica e à biodiversidade do Pantanal, reafirmando o compromisso da Aegea com ações sustentáveis e que respeitam os cenários e biomas em que está inserida.
Investimentos aceleram desenvolvimento sustentável
Em dezembro de 2025, Mato Grosso do Sul ganhou novo impulso na expansão do saneamento com a assinatura de um financiamento de mais de R$ 700 milhões entre a Aegea, o banco Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) e a Japan International Cooperation Agency (JICA). O recurso será destinado à aceleração da universalização do esgotamento sanitário no estado.
A nova etapa de investimentos passou a prever a ampliação da cobertura de esgoto para 94% antes de 2028, com a implantação de 2.600 quilômetros de rede coletora, a conexão de 344 mil imóveis ao sistema, a construção de 311 Estações Elevatórias de Esgoto e o acréscimo de 882 litros por segundo à capacidade de tratamento. A iniciativa beneficia diretamente os 68 municípios atendidos e reforça a posição do estado entre os principais destaques nacionais no avanço do saneamento básico.
Sobre a Aegea Saneamento
Fundada em 2010, a Aegea Saneamento tornou-se uma das principais referências nacionais na gestão de serviços de água e esgoto, atuando em diversas regiões do país. A companhia tem como propósito ampliar o acesso ao saneamento básico e promover saúde pública, qualidade de vida e o desenvolvimento das regiões e dos cidadãos brasileiros, levando dignidade por meio do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto.
Presente em 15 estados e mais de 890 municípios, a empresa atende mais de 39 milhões de pessoas e conta com mais mais de 25 mil colaboradores, adotando um modelo de gestão baseado em eficiência operacional, inovação tecnológica e rigor em governança, além de reafirmar o saneamento como motor de dignidade social e impacto ambiental positivo.
Postado por filipi.yamashita em 07/abr/2026 - Sem Comentários
Transformação sanitária, desenvolvimento econômico e sustentabilidade fizeram parte dos temas do encontro que aconteceu na tarde da última segunda-feira (06) na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul – AGEMS, entre os diretores-presidentes, Carlos Alberto de Assis da AGEMS e Gabriel Buim, da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal.
Durante a conversa, Carlos Alberto considerou a importância das agências reguladoras na transformação sanitária que tem ocorrido no estado nos últimos anos.
“Quando o saneamento chega em uma cidade, bairro, ele traz consigo o desenvolvimento social, a mudança na saúde, entre outros, e esta transformação quando acontece de modo regulado, pautado em qualidade de vida, alavanca um estado. É isto que estamos vivendo no Mato Grosso do Sul, com os crescentes investimentos em saneamento básico, sendo público ou privado”, afirma.

A falta de saneamento básico, ou o baixo acesso, atinge principalmente populações de baixa renda, evidenciando desigualdades sociais e raciais, impactando diretamente a saúde da comunidade e a gestão de resíduos sólidos. Segundo dados do Atlas Brasil, Mato Grosso do Sul mantém uma posição de destaque, sendo classificado como o 10º estado com melhor IDHM do país. A capital, Campo Grande, apresenta o maior índice do estado, com um IDH de 0,784.
Gabriel Buim cita o comprometimento das concessionárias de saneamento que atuam no estado em melhorar cada vez mais estes indicadores, tanto por meio do aumento da cobertura de esgotamento sanitário e acesso à água tratada, quanto por investimentos em obras, novas infraestruturas e tecnologias.
“A Águas Guariroba, assim como a Ambiental MS Pantanal, está trabalhando para proporcionar a inclusão sanitária em todo o estado. Queremos que cada cidadão sul-mato-grossense tenha orgulho em saber que todos possuem água tratada nas torneiras e esgoto coletado. É isso o que nos move. E compartilhamos esta responsabilidade com outros parceiros que atuam conosco, seja no aumento deste acesso ou nas regulações que trazem segurança para nossa atuação”, finaliza.
Destaque em saneamento
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior do Estado, a Aegea está presente por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, realizando os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios.
Postado por filipi.yamashita em 31/mar/2026 - Sem Comentários
Avaliação do órgão eleva certificação de parâmetros considerados pelo laboratório
O laboratório de Monitoramento da Qualidade da Água da Águas Guariroba obteve uma ampliação do reconhecimento formal pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) quanto à sua competência na realização das análises de água. O resultado vem após uma avaliação realizada pelo órgão em fevereiro de 2026, a qual visa garantir a qualidade das análises realizadas.
Na avaliação do Inmetro, todos os 10 novos parâmetros avaliados foram validados, sem nenhuma necessidade de ajuste, mostrando que os processos estão de acordo com os rigorosos critérios estabelecidos pela Norma ABNT ISO/IEC 17025. Com essa recente acreditação, o total de parâmetros reconhecidos pelo órgão chega a 16, um indicativo claro da excelência dos procedimentos adotados pelo laboratório que, em 2025, coletou 76.934 amostras e realizou 520.978 análises de água.
Comprovação de qualidade
A avaliação comprova a capacidade do laboratório de realizar análises com precisão, seguindo padrões rigorosos e confiáveis.
Além dos quesitos já acreditados anteriormente, foram incluídos os seguintes parâmetros: amônia, cálcio, magnésio, sódio, cloreto, entre outras análises realizadas por cromatografia iônica.
O trabalho também inclui medições feitas diretamente em campo, por meio da coleta de amostras em pontos estratégicos, como reservatórios, rede de distribuição e estações de tratamento, considerando fatores como pH, temperatura e concentração de cloro.
Para a coordenadora do laboratório de água, Vera Lúcia Sandim, o resultado mostra a consistência do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
“O resultado mostra, mais uma vez, que o laboratório entrega ensaios baseados em critérios rígidos. Já tivemos um reconhecimento em 2016 e agora conseguimos avançar ainda mais, ampliando o número de parâmetros acreditados. Isso reforça o nosso compromisso com a qualidade da água e com a confiança que a população tem na concessionária”, destaca.
Com investimentos contínuos em tecnologia e capacitação, a Águas Guariroba segue fortalecendo seus processos e garantindo um controle cada vez mais completo da água que chega até a população.
Destaque em saneamento
As empresas de saneamento que atuam no Estado do Mato Grosso do Sul, Águas Guariroba e a Ambiental MS Pantanal, fazem parte do grupo Aegea Saneamento, que é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil e atende mais de 39 milhões de pessoas. A companhia está presente em quase 900 cidades de 15 estados brasileiros, com atuação de norte a sul do país.
Opera nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, trabalhando que mais brasileiros tenham acesso a água e esgoto tratados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da saúde pública nessas regiões.
Postado por filipi.yamashita em 24/mar/2026 - Sem Comentários
Com foco na conservação de espécies migratórias, conferência em Campo Grande evidencia a relevância do Pantanal no equilíbrio da biodiversidade global
Campo Grande recebe a COP15 com iniciativas que aliam infraestrutura e sustentabilidade na prática. Como forma de apoio ao evento, a Águas Guariroba e a Ambiental MS Pantanal, empresas do grupo Aegea, disponibilizaram cinco bebedouros com água tratada e gelada, além da distribuição de cerca de 10 mil copos de papel, incentivando a redução do uso de plásticos descartáveis.
A ação contribui para a hidratação dos mais de 2 mil participantes ao longo dos sete dias de programação e reforça o papel do acesso à água tratada como aliado de práticas mais sustentáveis em grandes eventos.
Sediada pela primeira vez no Brasil, a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias (COP15) coloca Campo Grande no centro das discussões globais sobre biodiversidade. O evento reúne líderes, especialistas e representantes de diversos países para debater a conservação de espécies que cruzam continentes, oceanos e céus.
Realizada entre os dias 23 e 29 de março, a COP15 reforça a necessidade de cooperação internacional para garantir a sobrevivência dessas espécies e de seus habitats.
Atravessando fronteiras e continentes
Com o tema “Conectando a Natureza para Sustentar a Vida”, a COP15 reforça um princípio central: a natureza não reconhece fronteiras políticas. Espécies migratórias dependem de ecossistemas interligados e qualquer ruptura nesse equilíbrio pode comprometer cadeias ecológicas inteiras.
“A temática da COP15, ‘Conectando a Natureza para Sustentar a Vida’, nunca foi tão importante. Animais migratórios, de elefantes, grandes felinos e aves de rapina a peixes de água doce, tartarugas marinhas, baleias, aves aquáticas e até borboletas, não são apenas espetáculos da vida selvagem. Eles são o sistema circulatório do planeta, impulsionando a polinização, a dispersão de sementes, o armazenamento de carbono, o controle de pragas e a ciclagem de nutrientes em escala continental. Quando esses corredores se rompem, os ecossistemas entram em colapso”, afirmou Inger Andersen.
Nesse contexto, a degradação ambiental, a fragmentação de habitats e a poluição dos rios e oceanos se consolidam como algumas das principais ameaças às espécies migratórias. A perda de conectividade entre ecossistemas, essencial para alimentação, reprodução e deslocamento, compromete diretamente a sobrevivência dessas espécies e evidencia a urgência de ações coordenadas em escala global.
Pantanal como protagonista

A escolha de Campo Grande como sede do evento reforça o papel estratégico da região no cenário ambiental. Porta de entrada para o Pantanal, a maior planície alagável do planeta, a capital sul-mato-grossense está inserida em um território que funciona como corredor natural para diversas espécies migratórias.
O bioma é reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade e por sua função ecológica, conectando diferentes ecossistemas e servindo como área de alimentação, reprodução e passagem para inúmeras espécies. Sua preservação impacta diretamente o equilíbrio ambiental em escala continental.

Espécies emblemáticas como o dourado, a piracanjuba e grandes bagres migratórios percorrem longas distâncias pelos rios da bacia do Paraguai, conectando diferentes ambientes ao longo de seus ciclos de vida e reforçando a importância do Pantanal como corredor ecológico.
Sustentabilidade na prática
Alinhada ao propósito da conferência, a programação incorpora iniciativas que estimulam hábitos mais conscientes no dia a dia do evento. Entre elas, está a disponibilização de pontos de hidratação com água tratada e copos de papel, realizada pela Águas Guariroba. A ação elimina a necessidade da água engarrafada e só é possível graças à qualidade da água distribuída na Capital, que tem 99% de sua população recebendo o recurso tratado e próprio para o consumo.

A iniciativa foi reconhecida por participantes do evento. “Sou de Pernambuco e estou muito feliz de estar aqui. Para nós, mulheres indígenas, que estamos na linha de frente como protetoras do meio ambiente, participar de um evento como a COP15 é muito importante. Nós somos guardiãs da natureza, e poder trazer um pouco da nossa Caatinga para o Pantanal fortalece essa conexão entre os biomas”, destacou Adikayani Aimcupie.
A participante também ressaltou o impacto das ações sustentáveis adotadas durante o evento. “Essa iniciativa com os copos é muito importante. É um número significativo e que faz diferença na redução de impactos. Como guardiã da natureza, deixo meu agradecimento por essa ação”, completou.
Infraestrutura que incentiva o consumo consciente
A realização da COP15 em Campo Grande também evidencia a importância do saneamento como base para a promoção da saúde pública e da sustentabilidade. O acesso à água tratada, aliado a iniciativas que incentivam o consumo consciente, contribui diretamente para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.
Nesse contexto, a Aegea Saneamento, uma das principais companhias privadas do setor no país, atua na promoção de soluções que ampliam o acesso ao saneamento e contribuem para a conservação dos recursos hídricos em diferentes regiões do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, essa atuação se reflete no trabalho da Águas Guariroba, responsável pelos serviços de saneamento em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, que atua no interior do estado. A Capital se destaca nacionalmente por estar entre as capitais com menor índice de perdas na distribuição de água, com patamar abaixo de 25% (Trata Brasil, 2026), resultado de investimentos contínuos em eficiência operacional e gestão do sistema. Nesse contexto, a atuação da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal evidencia como o saneamento contribui, na prática, para a preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais.
Postado por filipi.yamashita em 22/mar/2026 - Sem Comentários
Iniciativas da concessionária fortalecem a preservação ambiental, promovem a saúde pública e elevam a qualidade de vida da população de Campo Grande.
No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Águas Guariroba destaca como as ações de proteção de mananciais, educação ambiental e tratamento de esgoto contribuem diretamente para a preservação da água em Campo Grande.
Além dos investimentos em infraestrutura e controle rigoroso da qualidade da água distribuída, a concessionária desenvolve iniciativas ambientais e sociais que contribuem diretamente para a saúde pública, a proteção dos mananciais e a melhoria da qualidade de vida da população.
Preservação ambiental e proteção dos mananciais
A preservação da água começa na proteção das fontes naturais de abastecimento. Por isso, a Águas Guariroba desenvolve iniciativas voltadas à conservação ambiental e ao fortalecimento da segurança hídrica da capital.
Entre as ações está o plantio de 20 mil mudas de espécies nativas na região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba, importante manancial responsável por parte do abastecimento de Campo Grande. A recomposição da vegetação contribui para a proteção do solo, a manutenção da biodiversidade e a preservação das nascentes.
Outro destaque é o Viveiro Isaac de Oliveira, criado para fortalecer as estratégias de recuperação ambiental e ampliar a produção de mudas nativas do Cerrado. O viveiro já produziu e doou mais de 640 mil mudas, contribuindo diretamente para a recomposição da vegetação e a proteção dos recursos hídricos.
A concessionária também mantém parcerias com produtores rurais localizados nas áreas de mananciais, incentivando práticas de preservação ambiental e manejo sustentável das propriedades, fundamentais para garantir a qualidade e a disponibilidade da água.
Entre as iniciativas de monitoramento ambiental está ainda o Programa Bacia Monitorada, que acompanha de forma contínua as condições das bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento da cidade, contribuindo para a preservação dos mananciais e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Tratamento de esgoto e preservação dos rios
Outro fator fundamental para a preservação da água é o tratamento adequado do esgoto. Em Campo Grande, Águas Guariroba opera duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e está finalizando a terceira, garantindo uma média de 92,6 milhões de litros tratados por dia, o equivalente a 16,5 mil piscinas olímpicas por ano.
Esse processo contribui diretamente para a preservação de rios e córregos, além de manter o equilíbrio do ciclo da água e reduzir impactos ambientais.
Como parte dessas ações, a concessionária desenvolve o programa Córrego Limpo, que realiza o monitoramento da qualidade da água em dezenas de pontos da cidade, além de promover fiscalização e ações de conscientização para evitar ligações irregulares de esgoto e descarte inadequado de resíduos nos cursos d’água.
Educação ambiental e conscientização da população
A preservação da água também passa pela conscientização da população. Por isso, a Águas Guariroba desenvolve projetos de educação ambiental que incentivam práticas sustentáveis e ampliam o conhecimento sobre o uso responsável dos recursos hídricos.
Um dos programas é o Sanear, que promove palestras e atividades educativas em escolas da Capital. Somente em 2025, a iniciativa alcançou 44 professores e 1.725 alunos, ampliando o debate sobre saneamento e preservação ambiental dentro das salas de aula. Desde sua criação, o programa já impactou mais de 1.300 professores.
Outra ação importante é o programa De Olho no Óleo, que incentiva o descarte correto do óleo de cozinha usado. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa já arrecadou mais de 67 mil litros de óleo, evitando que o resíduo seja descartado de forma inadequada. Um único litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, o que evidencia a importância da destinação correta desse material.
Água tratada que transforma a vida nas comunidades
Os impactos das ações de saneamento também são percebidos diretamente pela população. Na comunidade quilombola Tia Eva, a chegada da água tratada trouxe mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores.
A moradora Neuza Jerônima Rosa dos Santos lembra das dificuldades antes da implantação da rede de abastecimento, na década de 80.
“Era muito difícil para a gente. Existia apenas um poço para toda a família e precisávamos puxar água no balde para todas as atividades do dia a dia. Depois de um dia de trabalho, ainda era preciso lidar com essa rotina. Hoje a realidade mudou muito. A água tratada trouxe tranquilidade e mais segurança para todos nós”, relata.
Para Eurides Antônio da Silva, também morador da comunidade, a chegada da água representou uma mudança importante para toda a comunidade. “A água chegou e trouxe alegria para a comunidade. Água significa vida, saúde e bem-estar”, afirma.
De acordo com o médico Dr. Danilo Sesma Costa, gerente de Medicina Ocupacional da Aegea, o acesso à água tratada tem impacto direto na saúde da população.
“A qualidade da água traz reflexos importantes na saúde pública. Quando não há tratamento adequado, a água pode transmitir doenças que nem sempre são visíveis. Ao longo da história, muitas enfermidades estiveram associadas à falta de saneamento. O avanço do tratamento de água contribuiu para reduzir significativamente esses riscos, beneficiando não apenas o organismo humano, mas toda a coletividade”, destaca.
Com ações que envolvem preservação ambiental, tratamento de esgoto e educação da população, a Águas Guariroba reafirma, no Dia Mundial da Água, seu compromisso em proteger os recursos hídricos e garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para os moradores de Campo Grande.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 20/mar/2026 - Sem Comentários
Capital sul-mato-grossense ganha ponto de coleta com tecnologia inteligente para descarte do resíduo
A Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, está apoiando a implementação de um projeto de logística reversa para coleta de óleo de cozinha usado na cidade, em parceria com a ADM, Óleo Ponto e Grupo Pereira, com apoio da Câmara Municipal de Campo Grande. A iniciativa marca a instalação da primeira máquina inteligente desse tipo na Capital.
O equipamento está instalado no estacionamento do Fort Atacadista da Avenida Três Barras, permitindo que moradores e clientes realizem o descarte correto do óleo utilizado em suas residências. A iniciativa amplia o acesso a soluções de destinação adequada e incentiva práticas alinhadas à economia circular.
O projeto está em funcionamento e tem duração inicial prevista de seis meses, período em que será avaliado o potencial de expansão para outros pontos da cidade. Desenvolvida pela startup brasileira Óleoponto, a máquina inteligente funciona de forma semelhante a um caixa eletrônico de autoatendimento. O usuário informa seu número de celular, deposita o óleo usado e recebe pontos vinculados a uma plataforma digital. Ao atingir 40 pontos (equivalente a 4 litros de óleo), é possível resgatar uma nova embalagem de óleo de cozinha no atendimento do supermercado parceiro, com produtos das marcas Vitaliv e Concórdia, da ADM.
A inauguração da máquina ocorreu nesta sexta-feira (20), com a presença de representantes das empresas envolvidas no projeto. Na ocasião, moradores já aproveitam para realizar o descarte correto do óleo de cozinha usado, marcando o início da operação com participação ativa da população.
“Esse óleo ficou em casa bastante tempo. Minha esposa viu a máquina sendo instalada, foi perguntar e falaram que era para descarte de óleo de cozinha. Então viemos trazer o óleo para descartar. Para o meio ambiente, isso é excelente. Se esse óleo for descartado de forma errada, pode causar muitos problemas futuramente. Então, a gente achou esse serviço muito bom”, relatou Francisco de Souza, frequentador do atacadista e um dos primeiros a testar a máquina.
A iniciativa também contribui diretamente para a preservação do sistema de esgotamento sanitário e do meio ambiente, ao evitar o descarte irregular do óleo na rede. “Grande parte do óleo de cozinha ainda é descartada de forma inadequada, o que gera impactos na rede de esgoto e no meio ambiente. Iniciativas como essa são importantes para orientar a população e ampliar o acesso a alternativas corretas de descarte”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Além do impacto ambiental, o projeto fortalece práticas de economia circular e incentiva a participação ativa da população em soluções sustentáveis.
“Queremos incentivar a população a participar do ciclo da economia circular, mostrando que o descarte correto do óleo de cozinha pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e para a cadeia como um todo. Iniciativas como essa são fundamentais para ampliar a conscientização sobre o destino adequado desse resíduo e estimular práticas mais sustentáveis no dia a dia”, afirma Deborah Nascimento, analista de marketing da Vitaliv, marca da ADM.
Para a Especialista de ESG do Grupo Pereira, Adrileny Bogado Constantino, o novo modelo deve ampliar a adesão da comunidade. “É uma satisfação para o Grupo Pereira participar de iniciativas como esta. Acreditamos que a presença da máquina inteligente nesta unidade trará maior aceitação e engajamento da população. Vale destacar que todas as nossas lojas em Campo Grande já contam com coletores de óleo usado, o que reforça nosso compromisso com a destinação adequada do resíduo”, afirma.
Compromisso com o meio ambiente
A atuação da Águas Guariroba no tema não é recente. Desde 2011, por meio do projeto “De olho no óleo”, a concessionária se preocupa em dar um destino correto a esse agente causador de prejuízos ambientais. Ao longo de 15 anos, com apoio e parcerias com outras empresas, já foram arrecadados mais de 64 mil litros de óleo de cozinha usado. Quantia que poderia ter tido a destinação incorreta, acarretando grande prejuízo para a natureza.
Os projetos da concessionária ainda resultam em outras ações de educação ambiental. Um exemplo é o projeto “Bolha de Sabão”, de iniciativa do setor de Responsabilidade Social da concessionária, que incentiva o reuso sustentável do óleo de cozinha por meio da transformação do material em produtos de limpeza em geral. A iniciativa promove a capacitação de mulheres de baixa renda que vivem em comunidades de Campo Grande, gerando impacto ambiental e social positivo.
Liderança em saneamento
A Águas Guariroba faz parte da Aegea Saneamento, empresa presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, sendo responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior do Estado, a Aegea está presente por meio dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, em parceria com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, por meio de PPP (Parceria Público-Privada).
Sobre a ADM
A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. A empresa é uma gestora e processadora essencial da cadeia de suprimentos agrícola global, proporcionando segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. É também uma fornecedora de nutrição humana e animal de ponta, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções provenientes da natureza.
Postado por filipi.yamashita em 13/mar/2026 - Sem Comentários
Curso promove profissionalização de 140 reeducandos para atuação em manutenção hidráulica nas unidades prisionais
A Águas Guariroba lançou nesta sexta-feira (13) um Programa de Qualificação Profissional voltado à formação técnica de diferentes públicos e instituições de Campo Grande. A primeira etapa do programa começou com um curso de capacitação em hidráulica, com carga horária total de 40 horas, destinado a 140 reeducandos de unidades prisionais da Capital. A aula inaugural ocorreu no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho.
A ação é realizada em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Governo do Estado e a Faculdade Senai de Construção, integrando a política de ressocialização do sistema prisional.

Segundo o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, a iniciativa une qualificação profissional, responsabilidade social e uso consciente da água.
“Estamos aqui no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande lançando uma parceria da Águas Guariroba com o Governo do Estado para capacitar reeducandos e fazer a doação de materiais para o sistema prisional de Mato Grosso do Sul, visando o consumo consciente e a redução do consumo de água nas unidades prisionais”, afirmou.
Todo o material utilizado na capacitação, incluindo uniformes e equipamentos de segurança, foi doado pela Águas Guariroba. Ao final do curso, os participantes receberão certificado, ampliando as possibilidades de inserção profissional na área de encanador hidráulico.
“Ao término do curso, os participantes terão um certificado de 40 horas no curso de hidráulica e poderão realizar os reparos nas próprias unidades prisionais. Além disso, quando essa pessoa sair do sistema prisional e voltar para a sociedade, ela estará capacitada, podendo buscar um emprego e recomeçar sua vida em sociedade”, enfatizou Buim.
O projeto também foi celebrado pelo secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro, que destacou a importância da parceria.

“A iniciativa demonstra que parcerias entre instituições importantes da sociedade podem gerar oportunidades reais de ressocialização e qualificação profissional. Ao mesmo tempo em que prepara os reeducandos para o mercado de trabalho, o projeto contribui para melhorias dentro das próprias unidades prisionais”, destacou o secretário.
Já o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Maiorchini, ressaltou que a iniciativa representa um avanço para a política de ressocialização e para a gestão das unidades prisionais.
“O aprendizado construído aqui reflete diretamente na ressocialização, oferecendo dignidade e qualificação profissional. Além disso, os reeducandos poderão realizar reparos nas unidades prisionais, como troca de encanamentos, caixas de descarga e torneiras, o que ainda gera economia para o estado”, salientou.
O gerente de gestão da Faculdade Senai de Construção, Plínio Gratão, reforçou a importância da qualificação profissional para a vida dos reeducandos.
“Quando estiverem fora do sistema prisional, os participantes poderão utilizar o certificado do Senai para ingressar no mercado de trabalho. O projeto une sustentabilidade, economia e qualificação profissional, com benefícios para os custodiados, o Estado e a sociedade”, destacou.
Posteriormente, o programa deverá ser ampliado para outras instituições. A iniciativa busca formar profissionais mais conscientes sobre a importância do saneamento e do uso responsável da água, aliando qualificação técnica à ressocialização e ao uso sustentável dos recursos hídricos.
Proximidade com a comunidade
Empresa do grupo Aegea, a Águas Guariroba reforça, por meio de programas e projetos sociais, seu compromisso com a transformação social, o saneamento com propósito e o desenvolvimento humano em Campo Grande.
Essa trajetória inclui a capacitação de mais de 1.300 professores em educação ambiental pelo Programa Sanear, a formação de mais de 760 jovens no Pioneiros, a qualificação de mais de 1.150 pessoas em situação de vulnerabilidade pelo Bolha de Sabão e os 19 anos de diálogo ativo e transparente do Programa Afluentes com lideranças comunitárias de toda a cidade.
Ao longo de seus 25 anos de atuação, a Águas Guariroba já beneficiou mais de 423 mil crianças, jovens e adultos por meio de seus programas e projetos sociais, reforçando seu compromisso contínuo com a transformação social e o desenvolvimento humano em Campo Grande.
Postado por filipi.yamashita em 09/mar/2026 - Sem Comentários
Intervenções da Águas Guariroba ampliam a infraestrutura de saneamento e preparam novas áreas para receber o serviço
A ampliação da rede de esgoto em Campo Grande continua avançando nesta semana. Entre os dias 9 e 13 de março, equipes da Águas Guariroba realizam intervenções em diferentes pontos da cidade, dando sequência ao cronograma de obras voltado à expansão do sistema de esgotamento sanitário.
As atividades incluem a instalação de novas tubulações e etapas preparatórias para futuras ligações dos imóveis à rede pública, ampliando gradualmente o atendimento do serviço e fortalecendo a estrutura de saneamento da Capital.
Durante o período, os trabalhos estarão concentrados nos seguintes bairros e vias:
Guanandi II
Rua Gandu
Rua do Piano
Tijuca
Rua Souto Maior
Avenida Marechal Deodoro
Rua Javaés
Rua Culuene
Rua Rio da Prata
Rua Imburus
Rua Maracantins
Jardim das Perdizes
Rua Carlos Gardel
Itamaracá
Rua Rômulo Cappi
Rua Georgina Pereira Barbosa
Rua Naor Lemes Barbosa
Rua Tarô Nakazato
Rua Joana Maria de Souza
Rua Kama Nakazoto
Rua Joaquim Barbosa de Almeida
Rua Iraci Corrêa Barbosa
Rua Ana Batista Caminha
Vila Eliane
Rua Dr. Alfredo Aurélio de Castro
Rua Nilo Javari Balem
Para a execução das obras, podem ocorrer interdições temporárias ou alterações no fluxo de veículos nas ruas atendidas. Os trechos em intervenção recebem sinalização adequada para orientar motoristas, pedestres e moradores da região.
Campo Grande já é referência em saneamento no país. Atualmente, 99% da população da Capital recebe água tratada e 94% conta com coleta de esgoto, resultado de investimentos contínuos na ampliação e modernização do sistema.
As obras em andamento fazem parte do processo contínuo de expansão do sistema, levando a infraestrutura de esgotamento sanitário a novas áreas da cidade e consolidando a universalização do saneamento em Campo Grande.
Liderança em Saneamento
As empresas de saneamento que atuam no Estado do Mato Grosso do Sul, Águas Guariroba e a PPP- Ambiental MS Pantanal, fazem parte do grupo Aegea Saneamento, que é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil e atende mais de 39 milhões de pessoas. A companhia está presente em quase 900 cidades de 15 estados brasileiros, com atuação de norte a sul do país.
Opera nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, trabalhando que mais brasileiros tenham acesso a água e esgoto tratados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da saúde pública nessas regiões.