Postado por filipi.yamashita em 08/jun/2026 - Sem Comentários
Evento reunirá gestores e especialistas para debater soluções que impulsionam saúde, infraestrutura, sustentabilidade e qualidade de vida nos municípios
Prefeitos, gestores públicos, especialistas e lideranças de todo o Estado estarão reunidos nos dias 9 e 10 de junho, em Campo Grande, durante o 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Com o tema “A eficiência do Municipalismo na construção do Brasil”, o evento promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) será um espaço para discutir soluções que impactam diretamente a qualidade de vida da população e o desenvolvimento das cidades.
Na quarta-feira (10), as empresas Aegea — Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal — junto à Sanesul, apresentarão aos participantes o avanço do saneamento no estado, com dados sobre obras e infraestrutura. Entre os temas estratégicos para o futuro dos municípios, o saneamento básico se destaca como uma das políticas públicas mais transformadoras. Estudos do Instituto Trata Brasil apontam que o acesso à água tratada e à coleta e ao tratamento de esgoto contribui para a redução de doenças de veiculação hídrica, diminui a pressão sobre os sistemas públicos de saúde, valoriza imóveis, atrai investimentos e melhora as condições para geração de emprego e renda.
Saneamento reduz pressão sobre a saúde pública
A discussão sobre saneamento ganha ainda mais relevância diante dos impactos diretos que o setor gera na saúde pública e na gestão das cidades. Além de ampliar a qualidade de vida da população, investimentos em água e esgoto ajudam a reduzir doenças de veiculação hídrica e diminuir o impacto sobre os serviços municipais de saúde.
Em Campo Grande, por exemplo, a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário foi acompanhada por reduções significativas nos casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDAs) e nas internações relacionadas, evidenciando como o avanço da infraestrutura pode contribuir para cidades mais saudáveis e sustentáveis. Entre 2003 e 2021, a cobertura de esgotamento sanitário da Capital passou de 19% para 89% da população atendida, enquanto os casos de DDAs registraram queda de 91% e as internações reduziram 93%, segundo estudo da UFMS.
O dado evidencia que investir em saneamento também significa investir em eficiência fiscal. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cada R$ 1 aplicado em saneamento pode gerar economia de cerca de R$ 4 em gastos com saúde pública, resultado da redução de internações e doenças relacionadas à falta de acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.
“O saneamento é uma das bases do desenvolvimento urbano. Quando investimos em água tratada e esgotamento sanitário, estamos investindo em saúde, qualidade de vida, preservação ambiental e em cidades mais preparadas para crescer de forma organizada e sustentável”, destaca Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal.
Mato Grosso do Sul avança rumo à universalização
Em sua totalidade, Mato Grosso do Sul também tem avançado de forma consistente rumo à universalização do saneamento. Atualmente, o Estado já alcança 81% de cobertura de redes de esgoto, consolidando-se entre os mais avançados do país e demonstrando como investimentos contínuos em infraestrutura impactam diretamente a saúde pública, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.
Campo Grande se tornou uma referência no avanço do saneamento em Mato Grosso do Sul ao antecipar as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento e alcançar a universalização do serviço. Desde o início da concessão, a Águas Guariroba destinou mais de R$ 2,5 bilhões à expansão e modernização da infraestrutura de água e esgoto, permitindo que a Capital ampliasse sua rede para mais de 4 mil quilômetros de abastecimento de água e ultrapassasse os 3 mil quilômetros de tubulações de esgoto. Hoje, todo o esgoto coletado na cidade passa por tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente.
O avanço do saneamento também tem transformado a realidade dos municípios do interior sul-mato-grossense. Entre 2021 e abril de 2026, foram implantados mais de 729 quilômetros de redes de esgoto em 68 cidades atendidas, possibilitando aproximadamente 58 mil novas conexões domiciliares e beneficiando cerca de 161,8 mil pessoas. Nesse período, mais de 131 bilhões de litros de esgoto deixaram de alcançar rios e córregos sem tratamento, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da qualidade dos recursos hídricos no Estado.
A meta da Ambiental MS Pantanal é alcançar 98% de universalização do esgotamento sanitário até 2031, ampliando ainda mais o acesso da população à coleta e ao tratamento de esgoto nos municípios atendidos pela concessionária. Atualmente, 30 municípios do interior já têm o saneamento universalizado.
Saneamento e desenvolvimento das cidades
Durante o Congresso dos Municípios, temas como sustentabilidade, inovação e desenvolvimento das cidades estarão entre os principais assuntos debatidos. A discussão sobre saneamento se conecta diretamente a esses pilares, uma vez que a infraestrutura de água e esgoto é reconhecida como um dos principais indicadores de desenvolvimento urbano, saúde pública e qualidade de vida.
É nesse contexto que a atuação da Aegea se destaca. Presente em mais de 890 municípios de 15 estados brasileiros, a companhia atua com foco na ampliação do acesso ao saneamento como ferramenta de desenvolvimento, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida. Em Mato Grosso do Sul, a atuação ocorre por meio da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, no interior do Estado, com investimentos voltados à expansão da infraestrutura, universalização dos serviços e gestão eficiente dos recursos hídricos, temas diretamente ligados aos desafios dos municípios para os próximos anos.
Postado por filipi.yamashita em 08/jun/2026 - Sem Comentários
Cronograma semanal da Águas Guariroba contempla 25 ruas e avenidas em oito bairros da cidade; confira
A Águas Guariroba segue avançando com as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Campo Grande. Entre os dias 8 e 12 de junho, equipes da concessionária atuam em 25 ruas e avenidas distribuídas por oito bairros da Capital, levando infraestrutura que contribui diretamente para a saúde, a qualidade de vida e a preservação ambiental.
O cronograma desta semana contempla os bairros Nova Lima, Jardim Botafogo, Guanandi II, Centenário, Tiradentes, Jardim Columbia, Tijuca, Itamaracá e Estrela Dalva.
As intervenções fazem parte do plano contínuo de expansão da cobertura de esgoto na cidade, garantindo que mais famílias tenham acesso a um serviço essencial para o desenvolvimento urbano sustentável.
Somente em 2026, a Águas Guariroba já implantou mais de 80 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto em diferentes regiões de Campo Grande, beneficiando mais de 19,5 mil pessoas. Os investimentos reforçam o compromisso da concessionária com a universalização do saneamento e com a construção de uma cidade mais saudável para as próximas gerações.
Cronograma semanal de obras
Durante a semana, as equipes da concessionária atuam em diversos pontos da cidade com a implantação da nova rede coletora, seguindo planejamento técnico e sinalização adequada para garantir a segurança de moradores e motoristas. O cronograma pode sofrer alterações conforme as condições climáticas e operacionais.
Entre os dias 08 e 12 de junho, a concessionária executa novas frentes de implantação da rede de esgoto em 25 vias distribuídas em oito bairros de Campo Grande.
Nova Lima
Jardim Botafogo
Guanandi II
Centenário
Tiradentes
Jardim Columbia
Tijuca
Itamaracá
Estrela Dalva
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 03/jun/2026 - Sem Comentários
Expansão da coleta e tratamento reduz a poluição hídrica, protege a biodiversidade e fortalece a conservação ambiental no estado
Na Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 1º e 5 de junho, Mato Grosso do Sul reforça um exemplo de como infraestrutura e preservação ambiental podem caminhar juntas. O avanço do saneamento básico no estado tem consolidado o setor como uma das principais ferramentas deste movimento. Mais do que infraestrutura urbana, a ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto tem contribuído diretamente para a proteção dos recursos hídricos e para a conservação de biomas estratégicos como o Pantanal e o Cerrado.
“Durante muito tempo, o saneamento foi visto apenas como uma obra de infraestrutura ou um desafio ambiental. Hoje, ele se consolida como um aliado direto da preservação dos nossos biomas. Ao ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, reduzimos a pressão sobre os recursos hídricos, protegemos bacias hidrográficas e fortalecemos o equilíbrio de ecossistemas sensíveis, como Pantanal e Cerrado. Em Mato Grosso do Sul, investir em saneamento também é investir em conservação ambiental”, afirma Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Ambiental MS Pantanal e da Águas Guariroba.
Esse avanço já apresenta resultados concretos no interior do estado, que já possui mais de 81% de cobertura de saneamento. Nos municípios atendidos pela Ambiental MS Pantanal, desde 2021, mais de 131,4 bilhões de litros de esgoto deixaram de ser lançados in natura em rios, córregos e nascentes, resultado da ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de efluentes, composto por 71 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 229 Estações Elevatórias (EEEs). O volume representa uma redução significativa da carga poluente nos corpos hídricos, contribuindo para a recuperação da qualidade da água e para a preservação da biodiversidade.
Na capital, Campo Grande, o sistema de esgotamento sanitário exerce papel central na proteção ambiental. Todo o esgoto coletado passa por tratamento antes de retornar ao meio ambiente, sob operação da Águas Guariroba. Atualmente, o sistema conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto, a ETE Los Angeles e a ETE Imbirussú, responsáveis por assegurar que os efluentes atendam aos padrões ambientais e sejam devolvidos de forma segura aos corpos d’água.

Para acompanhar o crescimento urbano e ampliar ainda mais essa capacidade, está prevista, ainda para junho, a entrada em operação da terceira ETE. Com capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano, a ETE Botas irá reforçar o sistema existente e contribuir para a manutenção da qualidade ambiental e a proteção dos mananciais.
Os resultados observados no estado evidenciam um avanço que posiciona Mato Grosso do Sul à frente de grande parte do cenário global. Em escala mundial, relatórios da UNESCO apontam que menos de 20% da água residual, em todo o mundo, é tratada antes de retornar à natureza, contribuindo para a degradação de rios e ecossistemas aquáticos ao redor do mundo.
Saneamento como aliado
Ao reduzir a carga poluente presente no efluente devolvido ao meio ambiente, o saneamento melhora a oxigenação da água e evita processos como a eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de matéria orgânica que estimula a proliferação de algas, reduz o oxigênio disponível e pode levar à morte de peixes e outras espécies aquáticas.
“Parâmetros como o oxigênio dissolvido indicam se a água consegue sustentar a vida aquática, enquanto a demanda bioquímica de oxigênio aponta o nível de poluição por matéria orgânica. Quando o esgoto é lançado sem tratamento, essa carga aumenta, reduz o oxigênio disponível e impacta diretamente as espécies, ocasionando fenômenos como a eutrofização”, explica Larissa Rigo, engenheira química.
Para evitar impactos ambientais como esses, em um estado que abriga biomas estratégicos como o Pantanal e o Cerrado, habitat de espécies emblemáticas e, em muitos casos, exclusivas dessas regiões, como a ariranha, além de vegetação nativa que depende diretamente dos recursos hídricos, o tratamento adequado do esgoto e o cuidado com a qualidade da água são fundamentais, por meio de iniciativas que integram tecnologia, sustentabilidade e benefícios diretos para as comunidades.
Interior: educação e impacto socioambiental
No interior do Estado, a atuação da Ambiental MS Pantanal, por meio da parceria público-privada, em parceria com o Governo do Estado por meio da Sanesul, tem ampliado o papel do saneamento como vetor de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A concessionária integra o Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, em parceria com a AGEMS e a Sanesul, promovendo conteúdos educativos, capacitação de professores e visitas às estações de tratamento, aproximando a população do ciclo do saneamento e da preservação ambiental.
Além disso, ações com agentes de saúde e de combate a endemias contribuem para a conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto, reduzindo impactos ambientais e evitando a contaminação dos corpos hídricos. E essa relação entre saneamento e preservação ambiental também é percebida pela população local. Em Corumbá, cidade inserida no coração do Pantanal, moradores destacam a importância do tratamento de esgoto para a proteção do bioma.

“Aqui em Corumbá, a gente vive no coração do Pantanal e tem uma conexão muito forte com a natureza. Saber que o esgoto é tratado antes de retornar para o meio ambiente traz segurança, porque a gente sabe que isso ajuda a proteger os rios, os animais e todo o equilíbrio do bioma que faz parte da nossa vida e está no quintal da nossa casa”, afirma Adrielly Ribeiro, moradora do bairro Nova Corumbá.
Capital: controle de perdas e proteção dos recursos hídricos
Segundo dados do Instituto Trata Brasil (2026), a Águas Guariroba está entre as concessionárias com os menores índices de perdas de água do país, contribuindo para a redução da captação de recursos naturais e para o uso mais eficiente da água. No levantamento, Campo Grande aparece na segunda posição do ranking nacional, com índice de perdas de 19,55%.
As ações ambientais também avançam na recuperação de áreas degradadas e na recomposição da vegetação nativa. Mantido pela Águas Guariroba em conjunto com a Ambiental MS Pantanal, o Viveiro Isaac de Oliveira atua na produção de mudas de espécies nativas do Cerrado, contribuindo diretamente para a preservação do bioma e das áreas de mananciais que abastecem Campo Grande.

Criado com o objetivo de recuperar as bacias dos córregos Guariroba e Lageado, o viveiro já produziu e doou mais de 600 mil mudas ao longo de sua trajetória, destinadas a projetos de reflorestamento, recuperação de matas ciliares e arborização urbana.
Com capacidade atual de até 80 mil mudas por ano, a iniciativa também passou a atender demandas no interior do Estado, ampliando seu impacto ambiental para além da capital.
O plantio dessas espécies contribui diretamente para a proteção do solo, a conservação da água e a manutenção da biodiversidade, fortalecendo o equilíbrio dos ecossistemas e a resiliência dos biomas sul-mato-grossenses.
Uma estratégia integrada para a preservação dos biomas
As iniciativas desenvolvidas na capital e no interior refletem uma atuação integrada da Aegea Saneamento em Mato Grosso do Sul, que posiciona o saneamento como uma agenda ambiental estratégica em todo o Estado. A companhia atua com foco na ampliação do acesso ao saneamento aliada à gestão sustentável dos recursos naturais, incorporando práticas como eficiência no uso da água, redução de perdas, reaproveitamento de resíduos e investimento em fontes de energia limpa.
Fundada em 2010, a Aegea está presente em mais de 890 municípios distribuídos em 15 estados brasileiros, atendendo mais de 39 milhões de pessoas e contando com mais de 25 mil colaboradores. Com atuação pautada em inovação, governança e excelência operacional, a companhia contribui para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Nesse cenário, o saneamento se consolida como uma verdadeira infraestrutura verde, capaz de reduzir a poluição, recuperar ecossistemas e preservar os recursos naturais, reforçando seu papel estratégico na proteção ambiental de Mato Grosso do Sul.
Postado por filipi.yamashita em 21/maio/2026 - Sem Comentários
Atuação integrada na capital e em 68 municípios acelera cobertura e posiciona o estado entre os que mais avançam no setor
Os investimentos em saneamento na capital e no interior de Mato Grosso do Sul vêm ampliando a cobertura dos serviços, fortalecendo a infraestrutura urbana e gerando impactos diretos na qualidade de vida da população. Em Campo Grande e em 68 municípios do estado, os avanços combinam obras estruturantes, expansão das redes e melhoria da capacidade operacional.
Essa transformação já é notada pela população. Moradora do Jardim Seminário, em Campo Grande, Neuza dos Santos relembra uma realidade que hoje faz parte do passado, mas que marcou sua história. “Era um poço só para toda a família. A gente chegava cansada e ainda precisava puxar água no balde, era muito sacrificante”, conta.
“Com a água tratada virou outra vida. A água sai boa direto da torneira, não precisa mais ficar com medo de doença, minha vida mudou”, celebra.
No interior do estado, os impactos do saneamento também são celebrados. O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, destacou os benefícios. “As obras representam um avanço significativo para Itaquiraí, ao fortalecer a infraestrutura urbana, a proteção ambiental e a saúde pública. Trata-se de melhorias que serão percebidas no cotidiano da população e que reafirmam o compromisso com o desenvolvimento da cidade”, afirma.
Os relatos refletem uma transformação que já faz parte da rotina de milhares de famílias em Mato Grosso do Sul. Com a ampliação do saneamento, moradores passam a ter mais saúde, bem-estar e dignidade, enquanto os municípios ganham em desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida. Um avanço que impacta diretamente o presente e ajuda a construir cidades mais preparadas para o futuro.
Capital consolidada
Em Campo Grande, os avanços são resultado de mais de duas décadas de investimentos contínuos. Desde o início da concessão, a Águas Guariroba já investiu mais de R$ 2 bilhões na capital, sendo aproximadamente R$ 1,16 bilhão em abastecimento de água, R$ 1,01 bilhão em esgotamento sanitário e outros R$ 160 milhões em frentes operacionais.
Esse volume de investimentos sustenta a universalização do abastecimento e a expansão da rede de esgoto ao longo dos anos.
A capital conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), Guariroba e Lageado, além de um sistema composto por mais de 150 poços e 107 reservatórios. No esgotamento sanitário, são duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação. Atualmente, o sistema trata 92,6 milhões de litros de esgoto por dia.
Em um cenário de constante desenvolvimento da cidade, uma das principais obras estruturantes em andamento vai ampliar de forma significativa essa capacidade.
A nova ETE Botas, em fase de operacionalização, está localizada na região norte da Capital e terá capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano, beneficiando diretamente milhares de moradores e consolidando a universalização do serviço, além de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública.
A infraestrutura também se destaca pela larga escala, com mais de 3,2 mil quilômetros de rede de esgoto e mais de 4 mil quilômetros de rede de água.
Dados mais recentes do Instituto Trata Brasil reforçam o cenário de desenvolvimento: Campo Grande foi a segunda capital que mais investiu em saneamento no Brasil, com o valor de R$ 217,39 por habitante ao ano, índice acima da média nacional e que evidencia o ritmo consistente de expansão da infraestrutura na cidade.
“O valor investido chegou a R$ 287,78 por habitante em 2024, representando um aumento de quase 84% nos investimentos por habitante desde 2020, o que evidencia o reforço nos investimentos destinados à ampliação e modernização da infraestrutura de saneamento”, destaca Francis Faustino, diretora-executiva da concessionária.
Interior ganha escala com chegada da PPP

No interior, a expansão do saneamento ganhou escala com a Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Ambiental MS Pantanal e a Sanesul.
Os resultados da expansão não se limitam à infraestrutura. Eles também alcançam a saúde pública, o mercado imobiliário e a capacidade de desenvolvimento das cidades.
Entre 2021 e 2025, foram investidos R$ 525 milhões na implantação de redes coletoras de esgoto. Para o período de 2026 a 2028, estão previstos mais R$ 593 milhões em obras de ampliação e infraestrutura do sistema, incluindo estações de tratamento, elevatórias e ampliação das redes.
O impacto já é visível: a cobertura de esgoto no estado saltou de cerca de 46% para mais de 75% nos últimos anos, por meio da implantação de mais de 553 quilômetros de redes coletoras.
A operação atende 68 municípios e conta com uma estrutura composta por 71 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 229 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), além de uma capacidade de tratamento de aproximadamente 190 mil metros cúbicos por dia.
Além da expansão da rede, o avanço inclui obras estruturantes em diversos municípios, entre elas a implantação de novas Estações Elevatórias e tubulações que transportam o esgoto por bombeamento. Para 2026, além de novas EEEs, novas Estações de Tratamento integram o cronograma de infraestrutura da concessionária, que prevê a ampliação da cobertura de esgoto para 94% em todo o estado antes de 2028.
Impactos que vão além da infraestrutura
O avanço do saneamento tem impacto direto no desenvolvimento regional.
Mais do que ampliar redes e estações, o avanço do saneamento produz efeitos concretos sobre saúde pública, valorização imobiliária e dinâmica econômica local.
Um estudo aprofundado do Instituto Trata Brasil, que analisou a incidência de doenças relacionadas ao saneamento no país entre 2008 e 2024, apontou que a universalização do acesso pode reduzir em mais de 86 mil o número de internações anuais, gerando economia significativa em gastos públicos com saúde.
Outro estudo da mesma instituição, baseado em dados do último censo do IBGE, indicou que imóveis com acesso ao saneamento básico têm aluguéis quase 30% mais altos no país, evidenciando o impacto direto da infraestrutura no valor dos imóveis e na renda gerada pelo setor imobiliário.
Nesse contexto de crescimento econômico, a ampliação da infraestrutura de saneamento reforça as condições estruturais para o desenvolvimento urbano e regional.
Investimento que leva saúde para Mato Grosso do Sul
O avanço do saneamento ganha impulso no estado por meio da atuação da Aegea, maior empresa privada de saneamento do Brasil que está presente em mais de 890 municípios do país, com operações na capital, por meio da Águas Guariroba, e no interior, com a Ambiental MS Pantanal.
Esse modelo integrado tem sido fundamental para acelerar a universalização do saneamento no estado, ampliando o acesso aos serviços e fortalecendo a infraestrutura urbana nas diferentes regiões.
“Cada investimento em saneamento se traduz em qualidade de vida, desenvolvimento e oportunidades para a população. É uma transformação que começa na infraestrutura e chega diretamente às pessoas”, afirma o presidente da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim.
A Aegea atua para ampliar o acesso ao saneamento básico e promover saúde pública, qualidade de vida e o desenvolvimento das regiões e dos cidadãos brasileiros, levando dignidade por meio do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto.
Postado por filipi.yamashita em 29/abr/2026 - Sem Comentários
Equipes da Águas Guariroba percorrem o bairro para formalizar processo de ligação da rede às residências e comércios locais
Equipes da Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital, já estão percorrendo o bairro Nova Lima para formalizar a adesão ao serviço de esgoto em cerca de 500 imóveis da região.
A iniciativa faz parte do avanço contínuo do sistema de esgotamento sanitário em Campo Grande, ampliando o acesso da população a um serviço essencial para a saúde pública e a preservação ambiental. Com a implantação da rede e a formalização das ligações, os moradores passam a contar com mais qualidade de vida, além de contribuir diretamente para a valorização dos imóveis e a melhoria das condições sanitárias da região.
Durante as visitas, as equipes da Águas Guariroba orientam os moradores sobre os benefícios da conexão à rede coletora, os procedimentos necessários para a interligação interna e os prazos para adequação. A concessionária também reforça que a conexão só pode ser feita após a assinatura do contrato de adesão e a importância de desativar fossas e outras soluções individuais, que deixam de ser necessárias com a chegada do sistema de esgoto.
Após a coleta, todo o esgoto é encaminhado para estações de tratamento, onde passa por processos que removem impurezas e devolvem a água tratada ao meio ambiente de forma segura. Em Campo Grande, 100% do esgoto coletado recebe tratamento, contribuindo diretamente para a preservação dos córregos e rios da cidade.
A expansão do serviço integra os investimentos permanentes da concessionária em infraestrutura e reforça o compromisso com a universalização do saneamento. Em Campo Grande, o avanço da coleta e tratamento de esgoto já reflete em indicadores positivos de saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano, consolidando o saneamento como um verdadeiro divisor de águas na vida das pessoas.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 24/abr/2026 - Sem Comentários
Bairros celebram obras de ampliação da rede de esgoto
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma visita técnica às obras de implantação da rede de esgoto da Águas Guariroba, nos bairros Guanandi e Tijuca. A agenda contou com a presença do diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, além de equipes técnicas da concessionária.
Durante a visita, foram apresentados os avanços das obras, que integram o plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário da capital. Atualmente, Campo Grande já conta com 94% de cobertura de rede de esgoto, e a meta é alcançar 98% até 2028, consolidando o município como referência nacional em saneamento básico.
Em 2026, as obras de saneamento incluem a implantação de cerca de 200 km de novas redes de esgoto, beneficiando 22 bairros e mais de 68 mil pessoas. O foco é a expansão da rede coletora e o aprimoramento da rede de abastecimento, que contará ampliação e modernização da infraestrutura.
Até o momento, considerando apenas o ano de 2026, mais de 50 quilômetros de rede já foram implantados e mais de 4 mil famílias beneficiadas. A próxima região a receber as obras será o Jardim Batistão.
“Estamos avançando de forma consistente na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, levando mais saúde, dignidade e valorização para as regiões atendidas. Só neste ano, já implantamos 53 quilômetros de rede em diferentes regiões da capital, e seguimos com um planejamento robusto para alcançar 98% de cobertura até 2028”, destacou Gabriel Buim.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância das obras para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população. “Hoje acompanhamos de perto as obras que acontecem no bairro Tijuca, Guanandi e em diversas outras regiões de Campo Grande. Além da rede de esgoto, esses bairros também devem receber, nos próximos meses, obras de pavimentação e drenagem. Esse trabalho integrado é fundamental para garantir que a cidade continue avançando com planejamento e qualidade”, destacou.
As obras seguem em ritmo contínuo e fazem parte do planejamento estratégico da Águas Guariroba para a consolidação da universalização dos serviços de saneamento na Capital.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 23/abr/2026 - Sem Comentários
Iniciativa da Águas Guariroba promove imersão no universo do saneamento para jovens da rede pública
Estudantes da rede pública estadual de ensino médio em Campo Grande já podem se inscrever para a 7ª edição do Programa Pioneiros, iniciativa da Águas Guariroba que oferece uma imersão no universo do saneamento e aproxima os jovens do mercado de trabalho.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 15 de maio, de forma presencial, com as equipes do time de Responsabilidade Social, ou clicando aqui.
Realizado pela concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital, o programa é reconhecido nacionalmente e está presente em diversas cidades atendidas pelo grupo Aegea.
Com atividades até o mês de outubro, o Programa Pioneiros promove uma jornada de aprendizado com encontros semanais, reunindo capacitações, mentorias e vivências práticas.
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões no setor de saneamento básico, além de estimular a reflexão sobre o futuro profissional.
Durante a capacitação, os participantes têm contato direto com profissionais da concessionária, participam de reuniões e palestras, além de visitas técnicas às unidades operacionais, como estações de tratamento de água e esgoto, e acesso a conteúdos da Academia Aegea. A proposta é oferecer uma imersão no dia a dia da empresa, permitindo que os jovens conheçam, na prática, os processos e as diferentes áreas que compõem a Águas Guariroba.
Após essa etapa, os estudantes são convidados a desenvolver, em dupla, projetos voltados a soluções para desafios relacionados ao saneamento, à sustentabilidade ou ao meio ambiente em suas comunidades. Os trabalhos são apresentados a uma banca avaliadora e concorrem a premiações em nível local e nacional.
Além da experiência prática, os participantes recebem certificado ao final do programa e podem ser reconhecidos com premiações como notebooks, celulares e tablets. O desempenho ao longo da jornada também pode abrir portas para oportunidades futuras na empresa, como programas de aprendizagem e estágio, mediante processos seletivos.
Sem limite de vagas, o programa é aberto a estudantes de escolas estaduais que se inscreverem na iniciativa.
Nos últimos 3 anos, o Programa Pioneiros contou com 650 inscrições de estudantes de diversas escolas de Campo Grande, reforçando o interesse dos jovens em conhecer o mercado de trabalho e as oportunidades no setor.
“Quando fiquei sabendo do Programa Pioneiros, achei a iniciativa muito interessante, principalmente porque ajuda a gente que ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir profissionalmente. É uma oportunidade de conhecer melhor as áreas, entender como funciona o mercado de trabalho e pensar no futuro com mais segurança. Além disso, abre portas e mostra possibilidades que muitas vezes a gente nem conhece”, afirma a estudante do 3º ano do ensino médio, Eshilley Aquino.
O coordenador de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Jhonatan Santos, afirma que o programa é uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, tornando-se um diferencial na carreira dos estudantes, que veem nos voluntários da empresa exemplos que podem seguir profissionalmente.
“O Programa Pioneiros é uma oportunidade de aproximar os jovens do tão sonhado primeiro emprego de forma prática e transformadora, especialmente apresentando as possibilidades de carreira dentro do setor de saneamento. Ao longo da jornada, eles desenvolvem habilidades, ampliam a visão sobre o futuro e passam a se reconhecer como protagonistas em suas comunidades”, destaca.
Mais do que uma experiência educacional, o Programa Pioneiros contribui para a formação de jovens protagonistas, conectando aprendizado, cidadania e perspectivas de futuro.
Outras iniciativas sociais
Além do Programa Pioneiros, a Águas Guariroba desenvolve ao longo do ano uma série de iniciativas voltadas à educação, cidadania e desenvolvimento comunitário em Campo Grande.
Entre os destaques estão programas como o Afluentes, que promove o diálogo com lideranças comunitárias; o Sanear, com ações de educação ambiental em escolas; o De Olho no Óleo, que incentiva o descarte correto de resíduos; o Portas Abertas, que aproxima a população das operações da concessionária; e o Mãos e Obras, voltado à melhoria de espaços comunitários.
Também integram o calendário projetos como o Esporte para Todos, oficinas de geração de renda, como o Bolha de Sabão, além de ações sociais de grande alcance, como o Prospera e campanhas de voluntariado realizadas ao longo do ano, por meio do Programa Voluntariado Águas Guariroba.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 20/abr/2026 - Sem Comentários
Obras seguem em ritmo contínuo na Capital e beneficiam moradores em diferentes regiões; confira os locais
Entre os dias 20 e 24 de abril, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário avançam em diferentes regiões de Campo Grande, levando mais qualidade de vida, saúde e valorização para os bairros atendidos.
A expansão da rede contempla trechos importantes em bairros como Guanandi II, Vila Eliane, Jardim Centenário, Itamaracá, Tijuca e Estrela Dalva, reforçando o compromisso com a universalização do saneamento e o desenvolvimento urbano da Capital.

Moradora do bairro Jardim Presidente, região que já recebeu as obras em 2026, Ana Gabriela Duarte Fonseca destaca a expectativa positiva com a chegada da infraestrutura. “Eu acredito que vai melhorar bastante. Vai trazer mais bem-estar e tranquilidade para nossas famílias. É uma melhoria que a gente esperava e que significa mais qualidade de vida para todos”, afirma.
Além dos benefícios diretos à saúde e ao bem-estar, a implantação da rede de esgoto também representa mais praticidade no dia a dia dos moradores e contribui para a valorização dos imóveis nas regiões atendidas.
As frentes de trabalho estão devidamente sinalizadas para garantir a segurança de pedestres e motoristas. Ainda assim, a concessionária orienta que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pelas regiões em obras e, sempre que possível, busquem rotas alternativas.
Guanandi II
Vila Eliane
Jardim Centenário
Itamaracá
Tijuca
Estrela Dalva
A ampliação do sistema de esgotamento sanitário faz parte de um ciclo contínuo de investimentos que vem transformando a infraestrutura urbana de Campo Grande, promovendo mais saúde pública, preservação ambiental e dignidade para a população.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 13/abr/2026 - Sem Comentários
Investimentos no interior e na Capital consolidam a inclusão sanitária e avançam na universalização com ampliação de rede e modernização dos sistemas
A Aegea Saneamento, uma das principais companhias privadas do setor no país, vem impulsionando o avanço do saneamento básico em Mato Grosso do Sul, consolidando o estado como um dos principais vetores da universalização no Centro-Oeste. Por meio da atuação integrada de suas concessionárias, o grupo tem ampliado a cobertura de esgotamento sanitário, modernizado sistemas e contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em Campo Grande, a Águas Guariroba é responsável pelos serviços de saneamento desde 2000. Já a Ambiental MS Pantanal opera no interior, em parceria com o Governo do Estado e a Sanesul, expandindo o esgotamento sanitário em 68 municípios sul-mato-grossenses. Ambas as empresas são destaque no cenário nacional pela qualidade e capacidade de implantação da infraestrutura de saneamento.
Números recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com ano-base 2023, reforçam o protagonismo das empresas. Os dados apontam que a cobertura de coleta de esgoto na região Centro-Oeste passou de 59,5%, em 2020, para 66,5%. Em Mato Grosso do Sul, o avanço foi ainda mais expressivo: o índice de cobertura de esgotamento sanitário saltou de 46% para 75,12%, impulsionado por investimentos em infraestrutura e expansão de redes.
Avanço na capital

Campo Grande possui uma rede de água tratada de mais 4 mil quilômetros, além de duas Estações de Tratamento de Água e mais de 150 poços profundos que compõem o sistema de abastecimento. Já o esgoto é transportado para duas Estações de Tratamento por meio de uma rede com mais de 3 mil quilômetros de extensão, sendo 100% tratado antes de retornar a natureza. O avanço é resultado de R$ 2,5 bilhões em investimentos da Águas Guariroba no saneamento da capital.
Desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento em Campo Grande, em 2000, a concessionária atua para ampliar o acesso da população a água e esgoto tratados. Atualmente, a cidade é considerada 100% saneada, antecipando as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), que estabelece a universalização dos serviços até 2033.
Com obras constantes para ampliação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, a preocupação da Águas Guariroba é continuar garantindo saúde, oportunidades e condições de desenvolvimento para os campo-grandenses, que vivem a realidade da inclusão sanitária.
“Não se trata apenas de levar redes até os imóveis, mas de promover dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Esse é um compromisso que assumimos com a população e que vem sendo cumprido com a conquista da universalização do saneamento antes do prazo estabelecido em Lei Federal. Os resultados alcançados refletem o empenho de toda a nossa equipe em entregar um serviço cada vez mais eficiente e transformador”, afirma Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Moradora do Jardim Centro-Oeste, a aposentada Esterlina Araújo guarda na memória como é viver sem água e esgoto tratados. “Minha filha e netinha não sabem, mas a vida não era fácil, a gente tinha que reservar água, buscar longe. E o esgoto ia para uma fossa, que todo mês enchia e a gente tinha que pagar pra esvaziar. Por isso eu digo que só a gente sabe a importância do que a gente tem agora”, lembra.
Desenvolvimento no interior
Fora da Capital, a expansão do esgotamento sanitário também vem avançando em ritmo acelerado. Desde o início da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, por meio da Sanesul, a Ambiental MS Pantanal vem ampliando a cobertura do serviço em 68 municípios de MS, por meio de sua capacidade de investimento. Entre 2021 e abril de 2026, Mato Grosso do Sul recebeu mais de 729 quilômetros de rede de esgoto, resultando em 58 mil novas ligações domiciliares, beneficiando cerca de 161,8 mil pessoas. O investimento financeiro aplicado no período soma R$ 525 milhões de reais.
Entre os municípios que apresentaram os maiores avanços na ampliação do sistema de esgoto, a partir das obras executadas, destacam-se: Antônio João, que elevou sua cobertura de 49% para 91,40%; Angélica, que passou de 58,95% para 94,78%; e Batayporã, que avançou de 71,86% para 98,32% na cobertura. Além da expansão da infraestrutura de esgotamento sanitário, Mato Grosso do Sul mais que dobrou o volume anual de esgoto tratado no período, que passou de 13,9 bilhões de litros para 32 bilhões de litros até dezembro de 2025.
Desde o início da PPP, a atuação da concessionária também impediu o lançamento de mais de 131,6 bilhões de litros de esgoto in natura em rios, córregos e mananciais que compõem a bacia hidrográfica associada à dinâmica hídrica e à biodiversidade do Pantanal, reafirmando o compromisso da Aegea com ações sustentáveis e que respeitam os cenários e biomas em que está inserida.
Investimentos aceleram desenvolvimento sustentável
Em dezembro de 2025, Mato Grosso do Sul ganhou novo impulso na expansão do saneamento com a assinatura de um financiamento de mais de R$ 700 milhões entre a Aegea, o banco Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) e a Japan International Cooperation Agency (JICA). O recurso será destinado à aceleração da universalização do esgotamento sanitário no estado.
A nova etapa de investimentos passou a prever a ampliação da cobertura de esgoto para 94% antes de 2028, com a implantação de 2.600 quilômetros de rede coletora, a conexão de 344 mil imóveis ao sistema, a construção de 311 Estações Elevatórias de Esgoto e o acréscimo de 882 litros por segundo à capacidade de tratamento. A iniciativa beneficia diretamente os 68 municípios atendidos e reforça a posição do estado entre os principais destaques nacionais no avanço do saneamento básico.
Sobre a Aegea Saneamento
Fundada em 2010, a Aegea Saneamento tornou-se uma das principais referências nacionais na gestão de serviços de água e esgoto, atuando em diversas regiões do país. A companhia tem como propósito ampliar o acesso ao saneamento básico e promover saúde pública, qualidade de vida e o desenvolvimento das regiões e dos cidadãos brasileiros, levando dignidade por meio do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto.
Presente em 15 estados e mais de 890 municípios, a empresa atende mais de 39 milhões de pessoas e conta com mais mais de 25 mil colaboradores, adotando um modelo de gestão baseado em eficiência operacional, inovação tecnológica e rigor em governança, além de reafirmar o saneamento como motor de dignidade social e impacto ambiental positivo.
Postado por filipi.yamashita em 07/abr/2026 - Sem Comentários
Transformação sanitária, desenvolvimento econômico e sustentabilidade fizeram parte dos temas do encontro que aconteceu na tarde da última segunda-feira (06) na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul – AGEMS, entre os diretores-presidentes, Carlos Alberto de Assis da AGEMS e Gabriel Buim, da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal.
Durante a conversa, Carlos Alberto considerou a importância das agências reguladoras na transformação sanitária que tem ocorrido no estado nos últimos anos.
“Quando o saneamento chega em uma cidade, bairro, ele traz consigo o desenvolvimento social, a mudança na saúde, entre outros, e esta transformação quando acontece de modo regulado, pautado em qualidade de vida, alavanca um estado. É isto que estamos vivendo no Mato Grosso do Sul, com os crescentes investimentos em saneamento básico, sendo público ou privado”, afirma.

A falta de saneamento básico, ou o baixo acesso, atinge principalmente populações de baixa renda, evidenciando desigualdades sociais e raciais, impactando diretamente a saúde da comunidade e a gestão de resíduos sólidos. Segundo dados do Atlas Brasil, Mato Grosso do Sul mantém uma posição de destaque, sendo classificado como o 10º estado com melhor IDHM do país. A capital, Campo Grande, apresenta o maior índice do estado, com um IDH de 0,784.
Gabriel Buim cita o comprometimento das concessionárias de saneamento que atuam no estado em melhorar cada vez mais estes indicadores, tanto por meio do aumento da cobertura de esgotamento sanitário e acesso à água tratada, quanto por investimentos em obras, novas infraestruturas e tecnologias.
“A Águas Guariroba, assim como a Ambiental MS Pantanal, está trabalhando para proporcionar a inclusão sanitária em todo o estado. Queremos que cada cidadão sul-mato-grossense tenha orgulho em saber que todos possuem água tratada nas torneiras e esgoto coletado. É isso o que nos move. E compartilhamos esta responsabilidade com outros parceiros que atuam conosco, seja no aumento deste acesso ou nas regulações que trazem segurança para nossa atuação”, finaliza.
Destaque em saneamento
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior do Estado, a Aegea está presente por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, realizando os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios.