Postado por filipi.yamashita em 22/jun/2026 - Sem Comentários
Estudo apresentado em Campo Grande aponta que cada R$ 1 investido em saneamento pode gerar R$ 5,90 em benefícios sociais no Estado
A universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul pode gerar ganhos líquidos superiores a R$ 25,9 bilhões entre 2025 e 2040, com impactos diretos na saúde pública, na produtividade do trabalho, na valorização imobiliária, no turismo e na preservação ambiental.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 22 de junho, em Campo Grande, durante evento que reuniu representantes do Governo do Estado, Sanesul, Instituto Trata Brasil, EX ANTE Consultoria e empresas da Aegea em Mato Grosso do Sul para discutir o papel do saneamento no desenvolvimento sustentável do Estado.
De acordo com o levantamento, para cada R$ 1 investido em saneamento básico a partir de 2024, as 79 cidades sul-mato-grossenses podem obter R$ 5,90 em ganhos sociais. O retorno projetado para Mato Grosso do Sul é superior à média estimada para o Brasil, de R$ 4,10 para cada R$ 1 investido.
Entre 2025 e 2040, os benefícios econômicos e sociais da universalização devem alcançar R$ 40,8 bilhões, enquanto os custos sociais estimados somam R$ 14,8 bilhões. O saldo positivo projetado é de R$ 25,9 bilhões, reforçando o saneamento básico como um dos investimentos de maior impacto para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou que os dados apresentados reforçam o saneamento como política pública essencial para integrar desenvolvimento, saúde, preservação ambiental e qualidade de vida.
“Agora conseguimos entender, em números, onde estamos e para onde vamos. A universalização do saneamento é resultado de uma parceria construída ao longo dos anos, com liderança política, compromisso institucional e amadurecimento contratual. Estamos entregando algo concreto para a população: água, esgoto, qualidade de vida e dignidade. Mato Grosso do Sul estará entre os primeiros estados a alcançar a universalização do saneamento”, afirmou.
Saúde, produtividade, turismo e valorização imobiliária
O estudo aponta que parte expressiva dos ganhos deve ocorrer já no período de avanço rumo à universalização. Entre 2025 e 2031, quando Mato Grosso do Sul deve alcançar a universalização dos serviços, os benefícios líquidos podem chegar a R$ 16,1 bilhões, o equivalente a aproximadamente 62% dos ganhos estimados até 2040.
Na saúde, a economia projetada com a melhoria das condições da população é de R$ 258,7 milhões entre 2025 e 2040. O maior impacto econômico previsto está relacionado ao aumento da produtividade, com potencial de gerar R$ 14,8 bilhões em renda do trabalho. O turismo também deve ser beneficiado, com ganhos estimados em R$ 2,3 bilhões, enquanto a valorização imobiliária pode gerar R$ 1,7 bilhão para proprietários de imóveis.

Para Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, os dados apresentados reforçam que investir em saneamento gera retorno direto para a população, a economia e o meio ambiente.
“Os números mostram que Mato Grosso do Sul já colheu quase R$ 20 bilhões em ganhos com a evolução do saneamento nas últimas décadas. Com a universalização até 2031, o Estado pode alcançar mais R$ 16 bilhões em benefícios, com impacto na saúde, na qualidade de vida, no desenvolvimento socioeconômico e na proteção do Pantanal. É um investimento que deixa legado para as próximas gerações”, destacou.
Saneamento, preservação ambiental e desenvolvimento regional
A universalização do saneamento tem papel estratégico para Mato Grosso do Sul, especialmente na proteção dos recursos hídricos e de áreas ambientalmente sensíveis, como o Pantanal. A ampliação da coleta e do tratamento de esgoto reduz o lançamento de efluentes sem tratamento adequado, protege rios e córregos e fortalece a agenda de desenvolvimento sustentável.

Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, destacou que o avanço dos serviços depende de planejamento e atuação integrada.
“O foco está no cumprimento das metas de cobertura, sempre com base em uma relação de parceria entre os envolvidos para garantir a universalização dos serviços”, afirmou.
No Estado, a Aegea atua por meio da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, responsável pela operação dos sistemas de esgotamento sanitário em 68 municípios do interior, em parceria com a Sanesul e o Governo do Estado. Desde 2021, essa atuação já resultou na implantação de cerca de 2.232 quilômetros de redes de esgoto e no tratamento de 298 bilhões de litros de esgoto, com média de 210,2 milhões de litros tratados por dia.

Para Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal, o estudo mostra que o saneamento vai além das obras de infraestrutura e se traduz em benefícios concretos para a população.
“O estudo mostra que saneamento não é apenas obra subterrânea: é saúde, renda, turismo, valorização das cidades e proteção do Pantanal. Os avanços já realizados representam mais qualidade de vida, proteção para rios e mananciais e mais condições para que Mato Grosso do Sul cresça de forma sustentável”, destacou.
Segundo o levantamento, os ganhos líquidos da universalização devem se distribuir entre as três regiões intermediárias do Estado: Campo Grande, Dourados e Corumbá, com participação de 46,3%, 39,5% e 14,2%, respectivamente. Os maiores ganhos per capita são projetados para Dourados e Corumbá, reforçando o impacto do saneamento em municípios estratégicos do interior, polos turísticos e territórios ambientalmente sensíveis.
Sobre o estudo
O estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Mato Grosso do Sul” foi elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a EX ANTE Consultoria. A análise contempla indicadores relacionados à saúde, produtividade do trabalho, valorização imobiliária, turismo, renda gerada por investimentos, custos sociais e benefícios permanentes associados à universalização dos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Acesse o estudo: https://tratabrasil.org.br/beneficios-economicos-da-expansao-do-saneamento-no-mato-grosso-do-sul/
Sobre o Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada em 2007, com atuação voltada ao avanço do saneamento básico e à proteção dos recursos hídricos no país.
Transformando realidades, construindo o futuro
Refletindo a atuação da Aegea, uma das maiores empresas privadas do setor no país, os avanços construídos em Mato Grosso do Sul fazem parte de uma presença que se estende por 15 estados brasileiros, levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto a mais de 39 milhões de pessoas, do Norte ao Sul do Brasil.
Por meio de uma atuação pautada em inovação, eficiência operacional e compromisso com a qualidade de vida da população, a companhia tem transformado realidades em todo o país. Indo além da infraestrutura, a Aegea contribui para construir cidades mais saudáveis, resilientes e preparadas para o futuro, promovendo dignidade, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.
Mudanças concretas no cotidiano das pessoas é o que a presença da companhia representa em diferentes territórios do país. Da recuperação ambiental à ampliação do acesso ao saneamento, da criação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável à melhoria da saúde pública. Para milhões de brasileiros, uma trajetória construída com o propósito de contribuir para um futuro melhor, transformando o presente.
Postado por filipi.yamashita em 22/jun/2026 - Sem Comentários
Estudos revelam que os ganhos com água tratada e coleta de esgoto incluem aumento do rendimento escolar e diminuição da reprovação
A Águas Guariroba segue com o cronograma semanal de obras de ampliação da rede de esgoto em Campo Grande, levando infraestrutura de saneamento a novos trechos da capital. A cidade conta com 99,8% de cobertura com redes de água e já alcançou 95% de cobertura de redes de esgoto.
Além de ampliar a cobertura do serviço e promover mais saúde e qualidade de vida para a população, o avanço do saneamento também contribui para um ambiente mais adequado ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem, especialmente na primeira infância.
A relação entre saneamento e educação já é apontada por estudos nacionais. Pesquisa do Instituto Trata Brasil, desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar em comparação com aquelas que vivem em locais saneados.
O levantamento também indica que os índices de reprovação são 46,7% menores entre crianças e jovens que vivem em áreas com instalações adequadas de saneamento.
Para a diretora pedagógica do CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz, Ordália Alves de Almeida, o contato das crianças com ambientes saudáveis e com práticas de cuidado desde cedo influencia diretamente sua formação.
“O entendimento que nós temos é de que aquilo que as crianças vivenciam é o que efetivamente elas vão levar ao longo das suas vidas. Quando falamos de primeira infância, estamos falando de formação humana. Por isso, questões como saúde, qualidade de vida, preservação da água e saneamento básico impactam diretamente esse processo”, destaca.
Ordália ressalta ainda que o saneamento também faz parte da construção de uma consciência cidadã desde a infância.
“É fundamental criar condições saudáveis para as crianças, tanto dentro das instituições educativas quanto no ambiente em que elas vivem. O saneamento básico, a qualidade da água e o cuidado com o meio ambiente influenciam diretamente a vida e a formação dessas crianças”, afirma.
Ao ampliar a rede de esgoto em diferentes regiões de Campo Grande, a Águas Guariroba contribui para transformar o cotidiano das famílias e para fortalecer condições mais dignas de desenvolvimento para as novas gerações.
Cronograma semanal de obras
Durante a semana, as equipes da concessionária atuam em diversos pontos da cidade com a implantação da nova rede coletora, seguindo planejamento técnico e sinalização adequada para garantir a segurança de moradores e motoristas. O cronograma pode sofrer alterações conforme as condições climáticas e operacionais.
Entre os dias 22 e 26 de junho, a concessionária executa novas frentes de implantação da rede de esgoto em 27 vias distribuídas em 6 bairros de Campo Grande.
Nova Lima
Centenário
Guanandi II
Jardim Columbia
Tiradentes
Tijuca
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 19/jun/2026 - Sem Comentários
Intitulado “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Mato Grosso do Sul”, o estudo mostra, em números, os benefícios da universalização do saneamento no Estado, com impactos nas áreas social, ambiental e econômica
Os impactos econômicos, sociais e ambientais da universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul serão apresentados na próxima segunda-feira, 22 de junho, durante a divulgação do estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Mato Grosso do Sul”, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a EX ANTE Consultoria.
Voltado à imprensa, universidades, gestores públicos, especialistas e instituições interessadas no tema, o encontro discutirá como a expansão dos serviços de água e esgoto se conecta à saúde, à geração de renda, ao turismo, à valorização ambiental e à proteção do Pantanal.
O evento é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e correalizado pela Sanesul, com apoio das empresas da Aegea no Estado, Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal, além do Instituto Trata Brasil e da EX ANTE Consultoria.
Em um Estado que já atingiu 81% de cobertura dos serviços de saneamento, os ganhos trazidos pela ampla rede de abastecimento de água e coleta de esgoto são comprovados por meio de números consolidados descritos no estudo, além de uma previsão de um futuro próspero, que pode injetar bilhões de reais em benefícios líquidos para Mato Grosso do Sul, entre 2025 e 2040.
Entre os principais impactos projetados estão o aumento da produtividade do trabalho, o fortalecimento do turismo, a valorização ambiental, a despoluição de rios e córregos, a ampliação da oferta de água tratada e a redução de custos na saúde, especialmente aqueles relacionados a afastamentos, internações e doenças associadas à falta de saneamento.
A pauta também destaca o papel estratégico do saneamento na proteção dos recursos hídricos e do Pantanal, patrimônio natural da humanidade. Em um território marcado pela presença de rios, córregos, nascentes e áreas úmidas, a expansão dos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto contribui diretamente para a redução de impactos ambientais, a proteção de mananciais e a melhoria da qualidade de vida da população.
A atuação da Aegea em Mato Grosso do Sul ocorre por meio de duas operações complementares: a Águas Guariroba, responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, e a Ambiental MS Pantanal, responsável pela operação dos sistemas de esgotamento sanitário em 68 municípios do interior, por meio da Parceria Público-Privada com a Sanesul e o Governo do Estado.
O encontro será uma oportunidade para jornalistas, universidades, gestores públicos, especialistas e representantes de instituições interessadas conhecerem, com base em dados, como a expansão do saneamento está diretamente relacionada à saúde pública, à geração de renda, ao turismo, à valorização dos municípios, à preservação ambiental e ao desenvolvimento regional de Mato Grosso do Sul.
SERVIÇO
Evento: Divulgação do estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Mato Grosso do Sul”
Data: 22 de junho de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório da Governadoria
Endereço: Av. do Poeta, s/nº, Bloco 8, Parque dos Poderes, Campo Grande (MS)
Postado por filipi.yamashita em 11/jun/2026 - Sem Comentários
No 4º Congresso da Assomasul, atuação da Águas Guariroba e parceria entre Ambiental MS Pantanal, Sanesul e Governo do Estado destacam caminho rumo à universalização
Os avanços do saneamento em Mato Grosso do Sul e as perspectivas para os próximos anos estiveram entre os destaques do 4º Congresso dos Municípios, realizado em Campo Grande. O evento reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas e representantes institucionais para discutir caminhos voltados ao desenvolvimento das cidades, tendo a infraestrutura e o saneamento entre os temas estratégicos para o crescimento dos municípios.
Durante a programação, a Aegea, por meio da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal, apresentou os resultados da atuação construída no estado e as metas que devem posicionar Mato Grosso do Sul entre os primeiros estados do país a alcançar a universalização do saneamento.
Por meio da atuação da Águas Guariroba, na capital, e da ambiental MS Pantanal por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com a Sanesul e o Governo do Estado, MS já ultrapassa 81% de cobertura de água e esgoto tratados, consolidando-se entre os estados mais avançados do país no setor. A expectativa é elevar esse índice para 90% até 2028 e alcançar 98% até 2031, em ritmo superior ao marco nacional de universalização, previsto para 2033.

Na abertura do debate sobre o cenário estadual, o governador Eduardo Riedel destacou o impacto do modelo adotado no Estado.
“Esse é um modelo de sucesso. Quando começamos a discutir o saneamento no Estado, a projeção era de que levaríamos cerca de 40 anos para universalizar os serviços. Hoje, já alcançamos mais de 76% de cobertura no interior, por meio da Parceria Público-Privada entre Governo do Estado, Sanesul e Ambiental MS Pantanal. E temos a meta de universalização até 2028, um prazo que, pelo ritmo dos investimentos e dos avanços, pode ser alcançado até antes. O impacto disso na saúde, na dignidade das pessoas e na qualidade de vida da população é gigantesco”, afirmou.
Para Gabriel Buim, diretor-presidente das concessionárias do grupo Aegea em MS, os resultados apresentados durante o Congresso demonstram que Mato Grosso do Sul se consolidou como referência nacional em saneamento por meio de uma atuação integrada entre poder público e iniciativa privada.

“Mato Grosso do Sul se tornou uma referência nacional em saneamento porque apostou em planejamento, investimentos e uma atuação integrada entre poder público e iniciativa privada. Os avanços alcançados em Campo Grande, por meio da Águas Guariroba, e no interior, com a Ambiental MS Pantanal em parceria com a Sanesul e o Governo do Estado, demonstram que a universalização é um objetivo possível quando existe compromisso com infraestrutura, saúde e qualidade de vida”, destacou Gabriel Buim.
Resultados que já transformam a realidade dos municípios
Os investimentos realizados desde 2021 já vêm mudando a realidade do saneamento no Estado. A partir da parceria entre Ambiental MS Pantanal, Sanesul e Governo do Estado, Mato Grosso do Sul acelerou a expansão da coleta e do tratamento de esgoto em 68 municípios, consolidando um dos maiores projetos de PPP em saneamento do país.
Até o momento, foram implantados mais de 729 quilômetros de redes coletoras de esgoto, possibilitando aproximadamente 58 mil novas ligações domiciliares e beneficiando diretamente cerca de 161,8 mil pessoas.
Atualmente, dezenas de cidades seguem com obras de saneamento em ritmo acelerado, enquanto 31 municípios já alcançaram a universalização dos serviços, consolidando Mato Grosso do Sul entre os estados que mais avançam no setor. A expectativa é que outras oito cidades atinjam esse patamar até 2026, ampliando ainda mais os resultados da parceria.
O avanço do saneamento já impacta diretamente mais de 2,9 milhões de pessoas, considerando as operações realizadas pela Águas Guariroba, Ambiental MS Pantanal e Sanesul no Estado.
“Com a parceria público-privada, aceleramos significativamente os resultados. Saímos de cerca de 45% de cobertura para 76% e já temos municípios universalizados, mostrando que esse modelo deu certo”, destacou Madson Valente, diretor Comercial e de Operações da Sanesul.
Segundo Clayton Bezerra, diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, a proximidade com os municípios tem sido essencial para garantir eficiência na execução das obras e acelerar resultados.

“Estar próximo dos prefeitos é essencial para fortalecer o diálogo e garantir que as obras avancem alinhadas às necessidades de cada município. Em parceria com a Sanesul, trabalhamos para organizar a execução dos projetos, reduzir interferências no dia a dia das cidades e acelerar a ampliação da cobertura, entregando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população”, afirmou.
Itaquiraí simboliza nova etapa do saneamento no interior
Entre os exemplos da nova fase do saneamento no interior está Itaquiraí, município administrado por Thalles Henrique Tomazelli, prefeito e presidente da Assomasul. A cidade recebe um investimento estruturante da Ambiental MS Pantanal, com a implantação de um sistema completo de esgotamento sanitário, incluindo uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), redes coletoras, estações elevatórias e ligações domiciliares, obra que representa um novo ciclo de desenvolvimento urbano, ambiental e de saúde pública para o município.

“O saneamento transforma a realidade dos municípios porque os investimentos chegam diretamente à população. Trazer esse tema para o centro das discussões permite compartilhar experiências bem-sucedidas e acelerar o desenvolvimento das cidades de Mato Grosso do Sul”, afirmou Thalles Henrique Tomazelli.
Além da ampliação da cobertura, os investimentos também apontam para uma agenda de sustentabilidade. A projeção é que as operações ultrapassem 98 milhões de metros cúbicos de esgoto tratado até 2029, em todo o estado, com 100% da energia utilizada proveniente de fontes renováveis, além da estimativa de redução de 15 toneladas de fósforo em corpos hídricos, fortalecendo a preservação ambiental no Mato Grosso do Sul.
Campo Grande como ponto de partida e referência em MS
A história da Aegea em Mato Grosso do Sul começou em Campo Grande, com a Águas Guariroba, uma das operações pioneiras da Aegea no país e referência no abastecimento de água, coleta de esgoto e tratamento.
Hoje, a capital figura entre as principais referências nacionais em saneamento básico, com 99,8% da população atendida com água tratada e 95% com acesso à rede de esgoto. Índices que posicionam o município entre os melhores desempenhos do país, segundo o Ranking do Saneamento 2026.

O estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, aponta Campo Grande como a 2ª capital que mais investe em saneamento por habitante no Brasil, cerca de R$: 217,39 por pessoa, sendo a 3ª colocada entre as que menos perdem água, entre captação e abastecimento, e a 4º colocada no ranking dos melhores índices de saneamento.
Transformando o presente e o futuro
Os avanços construídos em Mato Grosso do Sul refletem a atuação da Aegea, uma das maiores empresas privadas do setor no país, presente em 15 estados brasileiros e responsável por levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto a mais de 39 milhões de pessoas, do Norte ao Sul do Brasil.
A companhia tem transformado realidades, em todo o país, por meio de uma atuação pautada em inovação, eficiência operacional e compromisso com a qualidade de vida da população. Mais do que infraestrutura, a Aegea contribui para construir cidades mais saudáveis, resilientes e preparadas para o futuro, promovendo dignidade, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.
Em diferentes territórios do país, a presença da companhia se traduz em mudanças concretas no cotidiano das pessoas. Da ampliação do acesso ao saneamento à recuperação ambiental, da melhoria da saúde pública à criação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Uma trajetória construída com o propósito de transformar o presente e contribuir para um futuro melhor para milhões de brasileiros.
Postado por filipi.yamashita em 08/jun/2026 - Sem Comentários
Evento reunirá gestores e especialistas para debater soluções que impulsionam saúde, infraestrutura, sustentabilidade e qualidade de vida nos municípios
Prefeitos, gestores públicos, especialistas e lideranças de todo o Estado estarão reunidos nos dias 9 e 10 de junho, em Campo Grande, durante o 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Com o tema “A eficiência do Municipalismo na construção do Brasil”, o evento promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) será um espaço para discutir soluções que impactam diretamente a qualidade de vida da população e o desenvolvimento das cidades.
Na quarta-feira (10), as empresas Aegea — Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal — junto à Sanesul, apresentarão aos participantes o avanço do saneamento no estado, com dados sobre obras e infraestrutura. Entre os temas estratégicos para o futuro dos municípios, o saneamento básico se destaca como uma das políticas públicas mais transformadoras. Estudos do Instituto Trata Brasil apontam que o acesso à água tratada e à coleta e ao tratamento de esgoto contribui para a redução de doenças de veiculação hídrica, diminui a pressão sobre os sistemas públicos de saúde, valoriza imóveis, atrai investimentos e melhora as condições para geração de emprego e renda.
Saneamento reduz pressão sobre a saúde pública
A discussão sobre saneamento ganha ainda mais relevância diante dos impactos diretos que o setor gera na saúde pública e na gestão das cidades. Além de ampliar a qualidade de vida da população, investimentos em água e esgoto ajudam a reduzir doenças de veiculação hídrica e diminuir o impacto sobre os serviços municipais de saúde.
Em Campo Grande, por exemplo, a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário foi acompanhada por reduções significativas nos casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDAs) e nas internações relacionadas, evidenciando como o avanço da infraestrutura pode contribuir para cidades mais saudáveis e sustentáveis. Entre 2003 e 2021, a cobertura de esgotamento sanitário da Capital passou de 19% para 89% da população atendida, enquanto os casos de DDAs registraram queda de 91% e as internações reduziram 93%, segundo estudo da UFMS.
O dado evidencia que investir em saneamento também significa investir em eficiência fiscal. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cada R$ 1 aplicado em saneamento pode gerar economia de cerca de R$ 4 em gastos com saúde pública, resultado da redução de internações e doenças relacionadas à falta de acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.
“O saneamento é uma das bases do desenvolvimento urbano. Quando investimos em água tratada e esgotamento sanitário, estamos investindo em saúde, qualidade de vida, preservação ambiental e em cidades mais preparadas para crescer de forma organizada e sustentável”, destaca Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal.
Mato Grosso do Sul avança rumo à universalização
Em sua totalidade, Mato Grosso do Sul também tem avançado de forma consistente rumo à universalização do saneamento. Atualmente, o Estado já alcança 81% de cobertura de redes de esgoto, consolidando-se entre os mais avançados do país e demonstrando como investimentos contínuos em infraestrutura impactam diretamente a saúde pública, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.
Campo Grande se tornou uma referência no avanço do saneamento em Mato Grosso do Sul ao antecipar as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento e alcançar a universalização do serviço. Desde o início da concessão, a Águas Guariroba destinou mais de R$ 2,5 bilhões à expansão e modernização da infraestrutura de água e esgoto, permitindo que a Capital ampliasse sua rede para mais de 4 mil quilômetros de abastecimento de água e ultrapassasse os 3 mil quilômetros de tubulações de esgoto. Hoje, todo o esgoto coletado na cidade passa por tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente.
O avanço do saneamento também tem transformado a realidade dos municípios do interior sul-mato-grossense. Entre 2021 e abril de 2026, foram implantados mais de 729 quilômetros de redes de esgoto em 68 cidades atendidas, possibilitando aproximadamente 58 mil novas conexões domiciliares e beneficiando cerca de 161,8 mil pessoas. Nesse período, mais de 131 bilhões de litros de esgoto deixaram de alcançar rios e córregos sem tratamento, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da qualidade dos recursos hídricos no Estado.
A meta da Ambiental MS Pantanal é alcançar 98% de universalização do esgotamento sanitário até 2031, ampliando ainda mais o acesso da população à coleta e ao tratamento de esgoto nos municípios atendidos pela concessionária. Atualmente, 30 municípios do interior já têm o saneamento universalizado.
Saneamento e desenvolvimento das cidades
Durante o Congresso dos Municípios, temas como sustentabilidade, inovação e desenvolvimento das cidades estarão entre os principais assuntos debatidos. A discussão sobre saneamento se conecta diretamente a esses pilares, uma vez que a infraestrutura de água e esgoto é reconhecida como um dos principais indicadores de desenvolvimento urbano, saúde pública e qualidade de vida.
É nesse contexto que a atuação da Aegea se destaca. Presente em mais de 890 municípios de 15 estados brasileiros, a companhia atua com foco na ampliação do acesso ao saneamento como ferramenta de desenvolvimento, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida. Em Mato Grosso do Sul, a atuação ocorre por meio da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, no interior do Estado, com investimentos voltados à expansão da infraestrutura, universalização dos serviços e gestão eficiente dos recursos hídricos, temas diretamente ligados aos desafios dos municípios para os próximos anos.
Postado por filipi.yamashita em 08/jun/2026 - Sem Comentários
Cronograma semanal da Águas Guariroba contempla 25 ruas e avenidas em oito bairros da cidade; confira
A Águas Guariroba segue avançando com as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Campo Grande. Entre os dias 8 e 12 de junho, equipes da concessionária atuam em 25 ruas e avenidas distribuídas por oito bairros da Capital, levando infraestrutura que contribui diretamente para a saúde, a qualidade de vida e a preservação ambiental.
O cronograma desta semana contempla os bairros Nova Lima, Jardim Botafogo, Guanandi II, Centenário, Tiradentes, Jardim Columbia, Tijuca, Itamaracá e Estrela Dalva.
As intervenções fazem parte do plano contínuo de expansão da cobertura de esgoto na cidade, garantindo que mais famílias tenham acesso a um serviço essencial para o desenvolvimento urbano sustentável.
Somente em 2026, a Águas Guariroba já implantou mais de 80 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto em diferentes regiões de Campo Grande, beneficiando mais de 19,5 mil pessoas. Os investimentos reforçam o compromisso da concessionária com a universalização do saneamento e com a construção de uma cidade mais saudável para as próximas gerações.
Cronograma semanal de obras
Durante a semana, as equipes da concessionária atuam em diversos pontos da cidade com a implantação da nova rede coletora, seguindo planejamento técnico e sinalização adequada para garantir a segurança de moradores e motoristas. O cronograma pode sofrer alterações conforme as condições climáticas e operacionais.
Entre os dias 08 e 12 de junho, a concessionária executa novas frentes de implantação da rede de esgoto em 25 vias distribuídas em oito bairros de Campo Grande.
Nova Lima
Jardim Botafogo
Guanandi II
Centenário
Tiradentes
Jardim Columbia
Tijuca
Itamaracá
Estrela Dalva
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 03/jun/2026 - Sem Comentários
Expansão da coleta e tratamento reduz a poluição hídrica, protege a biodiversidade e fortalece a conservação ambiental no estado
Na Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 1º e 5 de junho, Mato Grosso do Sul reforça um exemplo de como infraestrutura e preservação ambiental podem caminhar juntas. O avanço do saneamento básico no estado tem consolidado o setor como uma das principais ferramentas deste movimento. Mais do que infraestrutura urbana, a ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto tem contribuído diretamente para a proteção dos recursos hídricos e para a conservação de biomas estratégicos como o Pantanal e o Cerrado.
“Durante muito tempo, o saneamento foi visto apenas como uma obra de infraestrutura ou um desafio ambiental. Hoje, ele se consolida como um aliado direto da preservação dos nossos biomas. Ao ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, reduzimos a pressão sobre os recursos hídricos, protegemos bacias hidrográficas e fortalecemos o equilíbrio de ecossistemas sensíveis, como Pantanal e Cerrado. Em Mato Grosso do Sul, investir em saneamento também é investir em conservação ambiental”, afirma Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Ambiental MS Pantanal e da Águas Guariroba.
Esse avanço já apresenta resultados concretos no interior do estado, que já possui mais de 81% de cobertura de saneamento. Nos municípios atendidos pela Ambiental MS Pantanal, desde 2021, mais de 131,4 bilhões de litros de esgoto deixaram de ser lançados in natura em rios, córregos e nascentes, resultado da ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de efluentes, composto por 71 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 229 Estações Elevatórias (EEEs). O volume representa uma redução significativa da carga poluente nos corpos hídricos, contribuindo para a recuperação da qualidade da água e para a preservação da biodiversidade.
Na capital, Campo Grande, o sistema de esgotamento sanitário exerce papel central na proteção ambiental. Todo o esgoto coletado passa por tratamento antes de retornar ao meio ambiente, sob operação da Águas Guariroba. Atualmente, o sistema conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto, a ETE Los Angeles e a ETE Imbirussú, responsáveis por assegurar que os efluentes atendam aos padrões ambientais e sejam devolvidos de forma segura aos corpos d’água.

Para acompanhar o crescimento urbano e ampliar ainda mais essa capacidade, está prevista, ainda para junho, a entrada em operação da terceira ETE. Com capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano, a ETE Botas irá reforçar o sistema existente e contribuir para a manutenção da qualidade ambiental e a proteção dos mananciais.
Os resultados observados no estado evidenciam um avanço que posiciona Mato Grosso do Sul à frente de grande parte do cenário global. Em escala mundial, relatórios da UNESCO apontam que menos de 20% da água residual, em todo o mundo, é tratada antes de retornar à natureza, contribuindo para a degradação de rios e ecossistemas aquáticos ao redor do mundo.
Saneamento como aliado
Ao reduzir a carga poluente presente no efluente devolvido ao meio ambiente, o saneamento melhora a oxigenação da água e evita processos como a eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de matéria orgânica que estimula a proliferação de algas, reduz o oxigênio disponível e pode levar à morte de peixes e outras espécies aquáticas.
“Parâmetros como o oxigênio dissolvido indicam se a água consegue sustentar a vida aquática, enquanto a demanda bioquímica de oxigênio aponta o nível de poluição por matéria orgânica. Quando o esgoto é lançado sem tratamento, essa carga aumenta, reduz o oxigênio disponível e impacta diretamente as espécies, ocasionando fenômenos como a eutrofização”, explica Larissa Rigo, engenheira química.
Para evitar impactos ambientais como esses, em um estado que abriga biomas estratégicos como o Pantanal e o Cerrado, habitat de espécies emblemáticas e, em muitos casos, exclusivas dessas regiões, como a ariranha, além de vegetação nativa que depende diretamente dos recursos hídricos, o tratamento adequado do esgoto e o cuidado com a qualidade da água são fundamentais, por meio de iniciativas que integram tecnologia, sustentabilidade e benefícios diretos para as comunidades.
Interior: educação e impacto socioambiental
No interior do Estado, a atuação da Ambiental MS Pantanal, por meio da parceria público-privada, em parceria com o Governo do Estado por meio da Sanesul, tem ampliado o papel do saneamento como vetor de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A concessionária integra o Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, em parceria com a AGEMS e a Sanesul, promovendo conteúdos educativos, capacitação de professores e visitas às estações de tratamento, aproximando a população do ciclo do saneamento e da preservação ambiental.
Além disso, ações com agentes de saúde e de combate a endemias contribuem para a conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto, reduzindo impactos ambientais e evitando a contaminação dos corpos hídricos. E essa relação entre saneamento e preservação ambiental também é percebida pela população local. Em Corumbá, cidade inserida no coração do Pantanal, moradores destacam a importância do tratamento de esgoto para a proteção do bioma.

“Aqui em Corumbá, a gente vive no coração do Pantanal e tem uma conexão muito forte com a natureza. Saber que o esgoto é tratado antes de retornar para o meio ambiente traz segurança, porque a gente sabe que isso ajuda a proteger os rios, os animais e todo o equilíbrio do bioma que faz parte da nossa vida e está no quintal da nossa casa”, afirma Adrielly Ribeiro, moradora do bairro Nova Corumbá.
Capital: controle de perdas e proteção dos recursos hídricos
Segundo dados do Instituto Trata Brasil (2026), a Águas Guariroba está entre as concessionárias com os menores índices de perdas de água do país, contribuindo para a redução da captação de recursos naturais e para o uso mais eficiente da água. No levantamento, Campo Grande aparece na segunda posição do ranking nacional, com índice de perdas de 19,55%.
As ações ambientais também avançam na recuperação de áreas degradadas e na recomposição da vegetação nativa. Mantido pela Águas Guariroba em conjunto com a Ambiental MS Pantanal, o Viveiro Isaac de Oliveira atua na produção de mudas de espécies nativas do Cerrado, contribuindo diretamente para a preservação do bioma e das áreas de mananciais que abastecem Campo Grande.

Criado com o objetivo de recuperar as bacias dos córregos Guariroba e Lageado, o viveiro já produziu e doou mais de 600 mil mudas ao longo de sua trajetória, destinadas a projetos de reflorestamento, recuperação de matas ciliares e arborização urbana.
Com capacidade atual de até 80 mil mudas por ano, a iniciativa também passou a atender demandas no interior do Estado, ampliando seu impacto ambiental para além da capital.
O plantio dessas espécies contribui diretamente para a proteção do solo, a conservação da água e a manutenção da biodiversidade, fortalecendo o equilíbrio dos ecossistemas e a resiliência dos biomas sul-mato-grossenses.
Uma estratégia integrada para a preservação dos biomas
As iniciativas desenvolvidas na capital e no interior refletem uma atuação integrada da Aegea Saneamento em Mato Grosso do Sul, que posiciona o saneamento como uma agenda ambiental estratégica em todo o Estado. A companhia atua com foco na ampliação do acesso ao saneamento aliada à gestão sustentável dos recursos naturais, incorporando práticas como eficiência no uso da água, redução de perdas, reaproveitamento de resíduos e investimento em fontes de energia limpa.
Fundada em 2010, a Aegea está presente em mais de 890 municípios distribuídos em 15 estados brasileiros, atendendo mais de 39 milhões de pessoas e contando com mais de 25 mil colaboradores. Com atuação pautada em inovação, governança e excelência operacional, a companhia contribui para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Nesse cenário, o saneamento se consolida como uma verdadeira infraestrutura verde, capaz de reduzir a poluição, recuperar ecossistemas e preservar os recursos naturais, reforçando seu papel estratégico na proteção ambiental de Mato Grosso do Sul.
Postado por filipi.yamashita em 21/maio/2026 - Sem Comentários
Atuação integrada na capital e em 68 municípios acelera cobertura e posiciona o estado entre os que mais avançam no setor
Os investimentos em saneamento na capital e no interior de Mato Grosso do Sul vêm ampliando a cobertura dos serviços, fortalecendo a infraestrutura urbana e gerando impactos diretos na qualidade de vida da população. Em Campo Grande e em 68 municípios do estado, os avanços combinam obras estruturantes, expansão das redes e melhoria da capacidade operacional.
Essa transformação já é notada pela população. Moradora do Jardim Seminário, em Campo Grande, Neuza dos Santos relembra uma realidade que hoje faz parte do passado, mas que marcou sua história. “Era um poço só para toda a família. A gente chegava cansada e ainda precisava puxar água no balde, era muito sacrificante”, conta.
“Com a água tratada virou outra vida. A água sai boa direto da torneira, não precisa mais ficar com medo de doença, minha vida mudou”, celebra.
No interior do estado, os impactos do saneamento também são celebrados. O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, destacou os benefícios. “As obras representam um avanço significativo para Itaquiraí, ao fortalecer a infraestrutura urbana, a proteção ambiental e a saúde pública. Trata-se de melhorias que serão percebidas no cotidiano da população e que reafirmam o compromisso com o desenvolvimento da cidade”, afirma.
Os relatos refletem uma transformação que já faz parte da rotina de milhares de famílias em Mato Grosso do Sul. Com a ampliação do saneamento, moradores passam a ter mais saúde, bem-estar e dignidade, enquanto os municípios ganham em desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida. Um avanço que impacta diretamente o presente e ajuda a construir cidades mais preparadas para o futuro.
Capital consolidada
Em Campo Grande, os avanços são resultado de mais de duas décadas de investimentos contínuos. Desde o início da concessão, a Águas Guariroba já investiu mais de R$ 2 bilhões na capital, sendo aproximadamente R$ 1,16 bilhão em abastecimento de água, R$ 1,01 bilhão em esgotamento sanitário e outros R$ 160 milhões em frentes operacionais.
Esse volume de investimentos sustenta a universalização do abastecimento e a expansão da rede de esgoto ao longo dos anos.
A capital conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), Guariroba e Lageado, além de um sistema composto por mais de 150 poços e 107 reservatórios. No esgotamento sanitário, são duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação. Atualmente, o sistema trata 92,6 milhões de litros de esgoto por dia.
Em um cenário de constante desenvolvimento da cidade, uma das principais obras estruturantes em andamento vai ampliar de forma significativa essa capacidade.
A nova ETE Botas, em fase de operacionalização, está localizada na região norte da Capital e terá capacidade para tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano, beneficiando diretamente milhares de moradores e consolidando a universalização do serviço, além de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública.
A infraestrutura também se destaca pela larga escala, com mais de 3,2 mil quilômetros de rede de esgoto e mais de 4 mil quilômetros de rede de água.
Dados mais recentes do Instituto Trata Brasil reforçam o cenário de desenvolvimento: Campo Grande foi a segunda capital que mais investiu em saneamento no Brasil, com o valor de R$ 217,39 por habitante ao ano, índice acima da média nacional e que evidencia o ritmo consistente de expansão da infraestrutura na cidade.
“O valor investido chegou a R$ 287,78 por habitante em 2024, representando um aumento de quase 84% nos investimentos por habitante desde 2020, o que evidencia o reforço nos investimentos destinados à ampliação e modernização da infraestrutura de saneamento”, destaca Francis Faustino, diretora-executiva da concessionária.
Interior ganha escala com chegada da PPP

No interior, a expansão do saneamento ganhou escala com a Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Ambiental MS Pantanal e a Sanesul.
Os resultados da expansão não se limitam à infraestrutura. Eles também alcançam a saúde pública, o mercado imobiliário e a capacidade de desenvolvimento das cidades.
Entre 2021 e 2025, foram investidos R$ 525 milhões na implantação de redes coletoras de esgoto. Para o período de 2026 a 2028, estão previstos mais R$ 593 milhões em obras de ampliação e infraestrutura do sistema, incluindo estações de tratamento, elevatórias e ampliação das redes.
O impacto já é visível: a cobertura de esgoto no estado saltou de cerca de 46% para mais de 75% nos últimos anos, por meio da implantação de mais de 553 quilômetros de redes coletoras.
A operação atende 68 municípios e conta com uma estrutura composta por 71 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 229 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), além de uma capacidade de tratamento de aproximadamente 190 mil metros cúbicos por dia.
Além da expansão da rede, o avanço inclui obras estruturantes em diversos municípios, entre elas a implantação de novas Estações Elevatórias e tubulações que transportam o esgoto por bombeamento. Para 2026, além de novas EEEs, novas Estações de Tratamento integram o cronograma de infraestrutura da concessionária, que prevê a ampliação da cobertura de esgoto para 94% em todo o estado antes de 2028.
Impactos que vão além da infraestrutura
O avanço do saneamento tem impacto direto no desenvolvimento regional.
Mais do que ampliar redes e estações, o avanço do saneamento produz efeitos concretos sobre saúde pública, valorização imobiliária e dinâmica econômica local.
Um estudo aprofundado do Instituto Trata Brasil, que analisou a incidência de doenças relacionadas ao saneamento no país entre 2008 e 2024, apontou que a universalização do acesso pode reduzir em mais de 86 mil o número de internações anuais, gerando economia significativa em gastos públicos com saúde.
Outro estudo da mesma instituição, baseado em dados do último censo do IBGE, indicou que imóveis com acesso ao saneamento básico têm aluguéis quase 30% mais altos no país, evidenciando o impacto direto da infraestrutura no valor dos imóveis e na renda gerada pelo setor imobiliário.
Nesse contexto de crescimento econômico, a ampliação da infraestrutura de saneamento reforça as condições estruturais para o desenvolvimento urbano e regional.
Investimento que leva saúde para Mato Grosso do Sul
O avanço do saneamento ganha impulso no estado por meio da atuação da Aegea, maior empresa privada de saneamento do Brasil que está presente em mais de 890 municípios do país, com operações na capital, por meio da Águas Guariroba, e no interior, com a Ambiental MS Pantanal.
Esse modelo integrado tem sido fundamental para acelerar a universalização do saneamento no estado, ampliando o acesso aos serviços e fortalecendo a infraestrutura urbana nas diferentes regiões.
“Cada investimento em saneamento se traduz em qualidade de vida, desenvolvimento e oportunidades para a população. É uma transformação que começa na infraestrutura e chega diretamente às pessoas”, afirma o presidente da Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim.
A Aegea atua para ampliar o acesso ao saneamento básico e promover saúde pública, qualidade de vida e o desenvolvimento das regiões e dos cidadãos brasileiros, levando dignidade por meio do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto.
Postado por filipi.yamashita em 29/abr/2026 - Sem Comentários
Equipes da Águas Guariroba percorrem o bairro para formalizar processo de ligação da rede às residências e comércios locais
Equipes da Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital, já estão percorrendo o bairro Nova Lima para formalizar a adesão ao serviço de esgoto em cerca de 500 imóveis da região.
A iniciativa faz parte do avanço contínuo do sistema de esgotamento sanitário em Campo Grande, ampliando o acesso da população a um serviço essencial para a saúde pública e a preservação ambiental. Com a implantação da rede e a formalização das ligações, os moradores passam a contar com mais qualidade de vida, além de contribuir diretamente para a valorização dos imóveis e a melhoria das condições sanitárias da região.
Durante as visitas, as equipes da Águas Guariroba orientam os moradores sobre os benefícios da conexão à rede coletora, os procedimentos necessários para a interligação interna e os prazos para adequação. A concessionária também reforça que a conexão só pode ser feita após a assinatura do contrato de adesão e a importância de desativar fossas e outras soluções individuais, que deixam de ser necessárias com a chegada do sistema de esgoto.
Após a coleta, todo o esgoto é encaminhado para estações de tratamento, onde passa por processos que removem impurezas e devolvem a água tratada ao meio ambiente de forma segura. Em Campo Grande, 100% do esgoto coletado recebe tratamento, contribuindo diretamente para a preservação dos córregos e rios da cidade.
A expansão do serviço integra os investimentos permanentes da concessionária em infraestrutura e reforça o compromisso com a universalização do saneamento. Em Campo Grande, o avanço da coleta e tratamento de esgoto já reflete em indicadores positivos de saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano, consolidando o saneamento como um verdadeiro divisor de águas na vida das pessoas.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.
Postado por filipi.yamashita em 24/abr/2026 - Sem Comentários
Bairros celebram obras de ampliação da rede de esgoto
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma visita técnica às obras de implantação da rede de esgoto da Águas Guariroba, nos bairros Guanandi e Tijuca. A agenda contou com a presença do diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, além de equipes técnicas da concessionária.
Durante a visita, foram apresentados os avanços das obras, que integram o plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário da capital. Atualmente, Campo Grande já conta com 94% de cobertura de rede de esgoto, e a meta é alcançar 98% até 2028, consolidando o município como referência nacional em saneamento básico.
Em 2026, as obras de saneamento incluem a implantação de cerca de 200 km de novas redes de esgoto, beneficiando 22 bairros e mais de 68 mil pessoas. O foco é a expansão da rede coletora e o aprimoramento da rede de abastecimento, que contará ampliação e modernização da infraestrutura.
Até o momento, considerando apenas o ano de 2026, mais de 50 quilômetros de rede já foram implantados e mais de 4 mil famílias beneficiadas. A próxima região a receber as obras será o Jardim Batistão.
“Estamos avançando de forma consistente na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, levando mais saúde, dignidade e valorização para as regiões atendidas. Só neste ano, já implantamos 53 quilômetros de rede em diferentes regiões da capital, e seguimos com um planejamento robusto para alcançar 98% de cobertura até 2028”, destacou Gabriel Buim.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância das obras para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população. “Hoje acompanhamos de perto as obras que acontecem no bairro Tijuca, Guanandi e em diversas outras regiões de Campo Grande. Além da rede de esgoto, esses bairros também devem receber, nos próximos meses, obras de pavimentação e drenagem. Esse trabalho integrado é fundamental para garantir que a cidade continue avançando com planejamento e qualidade”, destacou.
As obras seguem em ritmo contínuo e fazem parte do planejamento estratégico da Águas Guariroba para a consolidação da universalização dos serviços de saneamento na Capital.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 893 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.