Postado por [email protected] em 24/jun/2025 - Sem Comentários
Com a expansão da cobertura da rede de esgoto em Campo Grande pela Águas Guariroba, o bairro Vila Popular alcançou o status de universalizado em esgotamento sanitário. As obras beneficiam mais de 20 mil moradores da região, levando mais saúde e dignidade às residências.
Na última semana, foram implantados mais de 1,8 mil metros de rede de esgoto, totalizando um acumulado de 61 quilômetros desde o início de 2025.
“Nestes seis primeiros meses do ano, já conectamos mais de 6,4 mil casas e comércios da Capital, garantindo um legado sustentável para o meio ambiente e para a cidade”, destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Nos próximos dias, as obras seguem nos bairros Nova Lima, Guanandi II, Noroeste, Tiradentes, Centenário e Tijuca, levando mais qualidade de vida para milhares de cidadãos. Atualmente, a capital sul-mato-grossense conta com 94% de cobertura de rede de esgoto, e 100% do que é coletado passa por tratamento.
“O saneamento é sinônimo de desenvolvimento. Quando avançamos com a rede de esgoto, avançamos também na saúde, na educação e na qualidade de vida dos campo-grandenses”, reforça Francis Moreira Faustino Yamamoto, a diretora-executiva da Águas Guariroba.
Nos últimos três anos, mais de 560 quilômetros de rede de esgoto foram implantados pela concessionária, beneficiando mais de 140 mil pessoas.
EXPANSÃO CONTÍNUA
Em 2025, a Águas Guariroba iniciou as obras da terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Campo Grande, ETE Botas. Com mais de R$ 5 milhões em investimentos, a nova unidade permitirá que os bairros Nova Lima, Colúmbia, Anache e Vida Nova também sejam universalizados, garantindo coleta e tratamento de esgoto nos próximos anos.
Com o início dos trabalhos da ETE Botas, Campo Grande passa a ter capacidade de tratar mais 600 milhões de litros de esgoto por ano.
Postado por [email protected] em 20/jun/2025 - Sem Comentários
A coordenadora do Laboratório da Águas Guariroba, Vera Sandim, foi homenageada, na última quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Campo Grande. Vereadores entregaram a Medalha Legislativa “Francisco Anselmo de Barros” a profissionais que prestam relevantes serviços à sociedade em prol do meio ambiente.
“Acredito que cuidando da água e do meio ambiente, estamos protegendo a natureza para as futuras gerações. Me senti muito honrada, pois é um reconhecimento de tanto trabalho e dedicação. Agradeço também meus colegas que ajudam com esse grande trabalho de monitorar e proteger nossas nascentes”, agradeceu Vera.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, e colaboradores da concessionária prestigiaram a homenagem.
“Viemos prestigiar algumas pessoas que tem essa representatividade frente ao meio ambiente campo-grandense e uma dessas pessoas é a colaboradora da Águas Guariroba, Vera Sandim. Conhecida nesse meio de tratamento de água e que se dedica há mais de 30 anos ao saneamento da Capital, cuidando da qualidade da água e dos nossos mananciais. Por isso essa homenagem. Ela representa o capital humano da Águas Guariroba que cuida do meio ambiente de Campo Grande para que a gente possa cada vez mais ter um desenvolvimento sustentável”, comentou Buim.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da história da concessionária Águas Guariroba, que tem esse compromisso de longo prazo com a sociedade.
Uma das iniciativas da concessionária com foco em preservação, é o trabalho do Viveiro Isaac de Oliveira, espaço dedicado à produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. Desde sua criação, em 2010, o viveiro já produziu mais de 640 mil mudas utilizadas em ações de reflorestamento, recuperação de nascentes e educação ambiental.
Em 2024, o viveiro passou por uma ampliação, e agora tem capacidade de produção de até 80 mil mudas por ano.
Referência em saneamento, Campo Grande é a prova de que o investimento em saneamento básico é diretamente relacionado ao investimento em práticas sustentáveis que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Na capital de Mato Grosso do Sul, 81% dos córregos têm boa qualidade de água. É o melhor índice desde 2010. A informação é do Programa Córrego Limpo, desenvolvido pela Águas Guariroba em parceria com a prefeitura de Campo Grande.
No que diz respeito a esgotamento sanitário, atualmente 94% da população tem acesso ao serviço que teve implantação de mais de 560 quilômetros de redes coletoras de esgoto nos últimos anos, conectando mais de 130 mil pessoas ao serviço.
Estes investimentos têm posicionado a capital como referência na região centro-oeste em universalização do serviço. Esse avanço representa uma economia considerável em saúde pública e ganhos expressivos em qualidade de vida.
Postado por [email protected] em 18/jun/2025 - Sem Comentários
O time de Voluntariado da Águas Guariroba deu um novo significado às camisetas corporativas de ações e eventos da concessionária. Com o novo programa chamado “Costurando o Futuro”, as peças, que seriam descartadas, ganharam vida nova, transformadas em coletes de futebol e roupas de bebê.
A ação é uma iniciativa do setor de Responsabilidade Social da concessionária, que atualmente mobiliza mais de 130 colaboradores voluntários em atividades que promovem impacto social ao longo do ano. A proposta vai além da sustentabilidade: une solidariedade, reaproveitamento e transformação social.
Na primeira entrega, foram doados 150 coletes para crianças atendidas por projetos de futebol infantil. Para muitos dos pequenos atletas, foi a primeira vez em que puderam entrar em campo devidamente uniformizados, reforçando o sentimento de pertencimento, autoestima e inclusão.
“Nosso lema é que onde o saneamento chega, tem transformação. É exatamente isso que estamos fazendo, gerando transformação social e sustentável. Damos um novo destino a essas peças, que agora carregam histórias e oportunidades”, comentou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
As roupas foram produzidas pelos próprios colaboradores durante oficinas de costura promovidas pela concessionária. As atividades proporcionaram aos participantes a oportunidade de aprender técnicas de reaproveitamento e transformar.
O Costurando o Futuro segue com a missão de unir pessoas, reaproveitar materiais e levar dignidade a quem mais precisa, alinhando-se aos compromissos da empresa com a sustentabilidade, o meio ambiente e o desenvolvimento social de Campo Grande.
“Nossa proposta é expandir essa iniciativa, incluindo a produção de bolsas a partir do reaproveitamento de banners. Essa é uma oficina que realizamos ano passado no evento ‘Prospera’, na comunidade Homex e se encaixa com a proposta de sustentabilidade do Costurando o Futuro”, destaca Fernanda Lima, analista de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.
VOLUNTARIADO
O comitê Voluntariado da Águas Guariroba tem aproximadamente 130 colaboradores que participam de diversas ações durante todo o ano.
Doação de sangue, Campanha do Agasalho, adoção de cartinha do Papai Noel no Natal e colaboração nas ações de Responsabilidade Social da concessionária são algumas das principais iniciativas onde o time de voluntariado participa.
Postado por [email protected] em 10/jun/2025 - Sem Comentários
Dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, apontam que somente 49% do esgoto gerado no Brasil é tratado. Conforme análise do Instituto Trata Brasil, o volume significa que 5.481 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são lançadas diariamente no meio ambiente, contaminando os corpos hídricos e a rica biodiversidade brasileira.
Em Mato Grosso do Sul, a atuação da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal, empresas Aegea, traz uma realidade diferente. O serviço de tratamento de esgoto desenvolvido pelas empresas impede que 2,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sejam despejadas em rios, córregos e solos por mês, evitando a contaminação e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Com metas de universalização estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento até 2033, Mato Grosso do Sul já colhe os frutos de um trabalho contínuo de investimento e modernização por meio da Parceria Público-Privada (PPP) estabelecida entre a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, além da concessão sob responsabilidade da Águas Guariroba.
Em Campo Grande, por exemplo, a cobertura de coleta e tratamento ultrapassa os 94%, o que coloca a cidade entre as capitais com melhor desempenho no país.
Só no último ano, a Águas Guariroba implantou mais de 210 quilômetros de redes coletoras de esgoto, conectando mais de 20 mil novas residências ao sistema e beneficiando aproximadamente 57 mil pessoas. Desde o ano 2000, a cobertura da rede de esgoto teve um crescimento de 75% na cidade.
Em 2025, Campo Grande contará com uma terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), aumentando assim sua capacidade de tratamento. A ETE Botas, localizada no bairro Jardim Colúmbia, na região norte da Capital, terá uma capacidade de tratamento de mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano.
“Desde que começou a atuar, a Águas Guariroba ampliou a cobertura de esgoto de 19% para mais de 94%, posicionando a capital como referência nacional em universalização do serviço. Esse avanço representa uma economia considerável em saúde pública e ganhos expressivos em qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente.
A expansão reforça a meta da concessionária de alcançar 98% de cobertura da rede de esgoto até 2029, colocando Campo Grande entre as primeiras capitais do país a atingir a universalização do serviço.
Já no interior do Estado, a Parceria Público-Privada entre a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal tem promovido avanços significativos no saneamento básico. A cobertura com rede coletora de esgoto saltou de 46,13% para 69,78%, em apenas quatro anos.
“O nosso Estado vem consolidando um avanço expressivo na universalização do saneamento, especialmente no que diz respeito ao tratamento de esgoto. Esse crescimento é resultado de investimentos consistentes em infraestrutura e na modernização dos sistemas de coleta e tratamento, o que tem refletido diretamente na qualidade de vida da população sul-mato-grossense”, falou Gabriel Buim, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba.
Os resultados da atuação conjunta já se refletem na vida de mais de 1 milhão de sul-mato-grossenses, beneficiados pela ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em 61 municípios e 1 distrito do estado.
A chegada do saneamento não significa apenas obras ou infraestrutura física, ela representa um salto essencial em saúde pública, valorização urbana e inclusão social. “Até abril de 2026, nosso compromisso é entregar uma infraestrutura sólida e eficiente, com a meta de implantar mais de 824 quilômetros de redes coletoras em todo o estado. Estamos promovendo saúde, dignidade e sustentabilidade para milhares de famílias sul-mato-grossenses”, destaca Buim.
Segundo o diretor executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Bezerra, o compromisso da concessionária vai além da ampliação da cobertura.
“Todo o ciclo do saneamento é contemplado, da coleta ao tratamento e destinação final dos efluentes. Atualmente, a estrutura operacional inclui 61 sistemas de coleta e tratamento, 71 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 229 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), com uma capacidade instalada de 7.951 metros cúbicos por hora, o equivalente a cerca de 190 mil metros cúbicos tratados diariamente. É com essa base sólida que preparamos nossas cidades para crescer de forma segura, inclusiva e ambientalmente responsável”, afirma Clayton Bezerra.
Postado por [email protected] em 09/jun/2025 - Sem Comentários
Em alusão ao “Junho Vermelho”, mês que incentiva a doação de sangue, o comitê de Voluntariado e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) da Águas Guariroba realizaram uma ação de doação de sangue na última semana.
Em parceria com o Hemosul, cerca de 30 colaboradores da Central de Serviços e da Sede Administrativa da concessionária se reuniram em duas turmas para doação na última sexta-feira (6).
“Muito importante a empresa endossar esse tipo de ação e incentivar os colaboradores a participarem. Com certeza é mais uma iniciativa que vai fazer a diferença para a cidade, em nome da Águas Guariroba”, comentou Gabriel Carvalho, trainee da concessionária que participou da campanha de doação.
Em conjunto a ação, o setor de Responsabilidade Social da concessionária montou um ponto de apoio entregando água e chocolate aos colaboradores e toda população que foi ao Hemosul doar sangue naquele dia.
“Todos os anos realizamos essa ação do Junho Vermelho com nossos voluntários que se mobilizam. Faz parte do compromisso da empresa com Campo Grande, fazendo o bem a quem precisa”, completa Fernanda Lima, analista de Responsabilidade Social da concessionária.
Postado por [email protected] em 09/jun/2025 - Sem Comentários
Em sua 19ª edição, a Campanha do Agasalho da Águas Guariroba entregou 4 toneladas de roupas e cobertas para 20 comunidades e instituições de Campo Grande neste fim de semana.
As doações das roupas e agasalhos foram feitas pelos colaboradores da concessionária e a ação do fim de semana foi realizada pelo time de Voluntariado da Águas Guariroba.
“Estamos muito felizes, pois este ano arrecadamos 4 toneladas. Uma campanha que começamos em março e os colaboradores se uniram para realizar essa entrega”, comentou o gestor de Responsabilidade Social da concessionária, Jhonatan Passos.
Em 19 anos de história, a Campanha do Agasalho da Águas Guariroba já arrecadou e doou mais de 90 toneladas nesse tempo de iniciativa.
“É tudo de doação. São colaboradores que além de fazerem essa doação, também se unem para fazer essa entrega. A gente se conecta com Campo Grande de diversas formas, através da água, do saneamento e também através da solidariedade”, afirma o diretor-presidente da concessionária, Gabriel Buim.
Os voluntários carregaram um caminhão e quatro caminhonetes com as doações que estavam armazenadas na sede administrativa da concessionária. Em seguida, grupos se dividiram para realizar as entregas nas comunidades de diversos bairros da Capital.
“Com essa iniciativa da Águas Guariroba, nós estamos trazendo amor para quem tem frio e para quem não tem um casaco para enfrentar esse inverno que vem chegando”, Felipe Jara, agente de saneamento e voluntário que colaborou na doação.
Uma das instituições que receberam doação foi a Associação de Moradores do bairro Estrela Dalva, que fará uma ação para repassar essas roupas e agasalhos aos moradores que mais precisam.
“Gratidão a Águas Guariroba por tamanha doação aos moradores do Estrela Dalva”, agradeceu Luis Fernando, presidente da associação.
Postado por [email protected] em 06/jun/2025 - Sem Comentários
Somente durante a Semana do Meio Ambiente, a Águas Guariroba doou mais de duas mil mudas de árvores para 20 instituições de Campo Grande. Nesta quinta-feira (5), Dia do Mundial do Meio Ambiente, colaboradores da concessionária também distribuíram mudas no centro de Campo Grande, enquanto divulgavam as ações de sustentabilidade promovidas pela concessionária.
Entre as iniciativas da concessionária com foco em preservação, destaca-se o trabalho desenvolvido no Viveiro Isaac de Oliveira, espaço dedicado à produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. Desde sua criação, em 2010, o viveiro já produziu mais de 640 mil mudas utilizadas em ações de reflorestamento, recuperação de nascentes e educação ambiental.
“Colaboramos com projetos que visam recuperar áreas desmatadas ou degradadas, restaurando a flora nativa. Fornecemos mudas para prefeituras e organizações que trabalham na melhoria da qualidade ambiental das cidades. Também apoiamos escolas e ONGs em projetos educacionais e atividades de plantio”, explica o analista de Meio Ambiente, Carlos Leal.
Em 2024, o viveiro passou por uma ampliação, e agora tem capacidade de produção de até 80 mil mudas por ano. Essas mudas têm desempenhado um papel importante na recomposição vegetal de áreas degradadas, no sombreamento urbano e, principalmente, na proteção das bacias hidrográficas que abastecem Campo Grande.
“A preservação das árvores está diretamente ligada à qualidade e à disponibilidade da água. Doar mais de 33 mil mudas no último ano reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade de Campo Grande, garantindo água em abundância e com qualidade para as futuras gerações”, destacou o gerente de Meio Ambiente, Fernando Garayo.
Postado por [email protected] em 05/jun/2025 - Sem Comentários
Neste 5 de junho, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Águas Guariroba também comemora marcos sustentáveis em seu compromisso com o saneamento, promoção de qualidade de vida e estabelecer um legado ecológico com campo-grandenses. Após 25 anos de atuação, a concessionária segue comprometida com a preservação do meio ambiente, por meio da expansão do tratamento e coleta de esgoto, qualidade da água distribuída e ações de conservação e educação ambiental.
De acordo com o ranking mais recente do Instituto Trata Brasil, que avalia a qualidade dos serviços de saneamento no país, Campo Grande se destaca entre as três capitais com melhor desempenho. O levantamento considera critérios como acesso à água potável, cobertura de coleta e tratamento de esgoto, além das perdas na distribuição de água.
“Quando assumimos a concessão em Campo Grande, imediatamente implantamos um Programa de Redução de Perdas. Com isso, o índice de perdas de água na Capital de Mato Grosso do Sul teve queda de 56% (em 2006) para os atuais 19,7% (em 2024), o que representa que Campo Grande deixou de perder cerca 43.461.659 de metros cúbicos de água por ano”, explica Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
No que diz respeito a esgotamento sanitário, atualmente 94% da população tem acesso ao serviço, cabe citar que só nos últimos dois anos, a Águas Guariroba implantou mais de 530 quilômetros de redes coletoras de esgoto, conectando mais de 130 mil pessoas ao serviço, estes investimentos têm posicionado a capital como referência na região centro-oeste em universalização do serviço. Esse avanço representa uma economia considerável em saúde pública e ganhos expressivos em qualidade de vida.
A expansão reforça a meta da concessionária de alcançar 98% de cobertura da rede de esgoto até 2029, colocando Campo Grande entre as primeiras capitais do país a atingir a universalização do serviço. “O verdadeiro compromisso com o meio ambiente vai além da preservação do presente, está em construir um legado duradouro para as próximas gerações. Em Campo Grande, esse futuro sustentável já está em curso, com rios e córregos mais limpos, saúde pública fortalecida e uma cidade que cresce com respeito à natureza, graças ao trabalho contínuo da Águas Guariroba”, reforça Francis Moreira Faustino Yamamoto, a diretora executiva da Águas Guariroba.
Destaque nacional
Referência em saneamento, Campo Grande é a prova de que o investimento em saneamento básico é diretamente relacionado ao investimento em práticas sustentáveis que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Na capital de Mato Grosso do Sul, 81% dos córregos têm boa qualidade de água. É o melhor índice desde 2010. A informação é do Programa Córrego Limpo, desenvolvido pela Águas Guariroba em parceria com a prefeitura de Campo Grande.
Um contraste em relação a Porto Velho (RO), por exemplo, onde a coleta de esgoto chega para menos de 10% da população, o que resulta na contaminação de rios, disseminação de doenças e impactos severos na saúde pública.
“Esse resultado é fruto de investimentos consistentes e de um compromisso verdadeiro com o futuro da cidade. Saneamento é fortalecer a saúde pública, valorizar a educação com crianças mais presentes nas escolas e impulsionar o turismo ao preservar nossos rios e nascentes. É assim que o saneamento se transforma em qualidade de vida e desenvolvimento para todos”, comentou Gabriel Buim.
Iniciativas sustentáveis
A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da história da Águas Guariroba, além de representar um compromisso de longo prazo com a sociedade.
Entre essas iniciativas da concessionária com foco em preservação, destaca-se o trabalho desenvolvido no Viveiro Isaac de Oliveira, espaço dedicado à produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. Desde sua criação, em 2010, o viveiro já produziu mais de 640 mil mudas utilizadas em ações de reflorestamento, recuperação de nascentes e educação ambiental.
Em 2024, o viveiro passou por uma ampliação, e agora tem capacidade de produção de até 80 mil mudas por ano. Essas mudas têm desempenhado um papel importante na recomposição vegetal de áreas degradadas, no sombreamento urbano e, principalmente, na proteção das bacias hidrográficas que abastecem Campo Grande.
“A preservação das árvores está diretamente ligada à qualidade e à disponibilidade da água. Doar mais de 33 mil mudas no último ano reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade de Campo Grande, garantindo água em abundância e com qualidade para as futuras gerações”, destacou o gerente de Meio Ambiente, Fernando Garayo.
Além disso, a Águas Guariroba também passou a operar com 99% de sua energia proveniente de fontes 100% limpas, sendo 94% oriundas de um parque eólico localizado na Bahia e 3% da usina solar de Cassilândia. A mudança faz parte da parceria da Aegea com a Serena Energia, responsável por um complexo de 20 aerogeradores que juntos somam 116MW de potência, suficiente para abastecer o equivalente ao consumo de uma cidade de 700 mil habitantes.
“A iniciativa fortalece o compromisso da empresa com os pilares ESG e a redução das emissões atmosféricas, priorizando um modelo de operação sustentável. Com um consumo atual de 9.853.000 quilowatts hora por mês, a Águas Guariroba reforça seu protagonismo em sustentabilidade no setor de saneamento”, diz Augusto Batista, Coordenador de Operações.
Postado por [email protected] em 04/jun/2025 - Sem Comentários
Ação monitora qualidade da água nos mananciais da Capital.
A Águas Guariroba e a prefeitura de Campo Grande assinaram a renovação do convênio para o programa “Córrego Limpo”, que monitora a qualidade da água dos córregos de Campo Grande.
“É muito simbólico essa renovação do programa Córrego Limpo na semana em que celebramos o Dia do Meio Ambiente. É exatamente a preservação da natureza que promovemos nesse projeto, onde monitoramos a qualidade dos córregos da nossa Capital e ao mesmo tempo realizamos um grande trabalho de educação ambiental. A Águas Guariroba tem esse propósito de preservar a natureza e enaltecer o meio ambiente”
Criado em 2010, o programa iniciou o monitoramento dos córregos com 56 pontos de coleta. Atualmente já são 83. No levantamento realizado, 81% dos córregos da Capital apontaram boa qualidade da água, sendo o melhor índice desde a criação do programa em 2010.
“Esse é um trabalho de extrema relevância para a manutenção da qualidade dos nossos mananciais. Campo Grande foi recentemente reconhecida como a segunda capital com melhor qualidade de vida no país, reflexo de uma gestão séria, com investimentos constantes em áreas fundamentais como a preservação dos nossos recursos naturais”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.
Postado por [email protected] em 02/jun/2025 - Sem Comentários
Atuação da Aegea em MS com avanço do esgotamento sanitário foi apresentada em painel.
O saneamento básico foi um dos protagonistas do Fórum LIDE COP30, na última semana, realizado em Bonito. A Águas Guariroba e a Ambiental MS Pantanal, empresas Aegea em Mato Grosso do Sul, estiveram no centro do debate, levando a visão do saneamento como motor do desenvolvimento nas cidades.
O evento em Bonito foi uma espécie de aquecimento para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em novembro no estado do Pará.
“Mostramos aqui um pouco do trabalho executado pelas empresas da Aegea nos últimos anos em Mato Grosso do Sul e esperamos levar esse tipo de exemplo também para COP30, no Pará, em novembro. Um exemplo é a iniciativa do viveiro Isaac de Oliveira, que desde 2010 já fez a doação de mais de 640 mil mudas para o estado, em algumas parcerias até com a WWF, para recuperação de áreas degradadas na Bacia do Pantanal. É uma iniciativa onde a gente vê um pouco do meio ambiente sendo recuperado”, contou o diretor-presidente da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim.
Com a presença de grandes líderes de diversos setores no país, além dos governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do Pará, Helder Barbalho, o saneamento teve seu momento de apresentação no evento durante o painel “Oportunidades, negócios e a economia sustentável”.
O cenário do saneamento em Mato Grosso do Sul foi apresentado com mais de 1.100 quilômetros de redes de esgoto implantados nos últimos dois anos por meio da concessionária Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, presente em 68 municípios por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com a Sanesul e o Governo do Estado.
Neste cenário, mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas com o esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.
“A ideia hoje da Aegea, através da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal, é trazer um panorama do saneamento em MS, e projetar o que a gente já faz em MS e o que a gente pretende fazer no estado do Pará”, completou Buim.
Em abril a Aegea venceu a disputa pela concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 99 municípios do Pará, que devem beneficiar mais de 4 milhões de pessoas. Estão previstos investimentos de R$ 15 bilhões em 40 anos de atuação da empresa no estado.
O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verrruck, comentou também sobre a importância do saneamento no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
“Olhando para o desenvolvimento do saneamento, atingimento das metas, beneficiando a saúde da população sul-mato-grossense, e, consequentemente, também ao meio ambiente. Esse é o grande trabalho, significa melhoria na questão da saúde, melhoria nas condições de tratamento de água em Mato Grosso do Sul, que é um estado extremamente rico em recursos hídricos”.
O presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Coronel Ângelo Rabelo, comentou sobre a participação privada na tomada de decisão em prol do meio ambiente.
“Eu tenho grande respeito, principalmente pela participação da iniciativa privada nesse grande desafio que tem um impacto positivo na saúde e na qualidade de vida, mas principalmente nas questões ambientais”.