Notícias

Ver notícia

A 10ª edição do Programa Sanear é Viver da Águas Guariroba premiou na ultima segunda-feira (11), os melhores planos de aula elaborados por professores que desenvolveram o tema saneamento básico nas escolas em 2019. Ao todo, 11 professores do ensino fundamental de escolas municipais de Campo Grande foram os finalistas.

Com um plano de aula que promoveu uma pesquisa junto aos alunos sobre o saneamento básico em Campo Grande sob o conceito de história em quadrinhos, a professora Veronice Lopes de Souza da Escola Municipal Manoel Inácio de Souza, foi a vencedora da edição.

“Eu venho do método da escola nova, onde o conceito é aplicado e trabalhado em sala de aula. Com base nas pesquisas que realizamos sobre saneamento em Campo Grande, fizemos um planejamento adotando como gênero a historia em quadrinhos, levando em consideração o ciclo da água e outros conceitos científicos. Foi um projeto com ótimos resultados e ficamos muito felizes com este reconhecimento pelo programa Sanear é Viver”, destacou a professora.

Segunda colocada na premiação, a professora Deyandra Fogaça de Souza da Escola de Tempo Integral (ETI) Profª Ana Lucia de Oliveira Batista, iniciou uma pesquisa com a participação de alunos para apresentar o conceito de Saneamento Básico no dia a dia da população. Com o tema “A qualidade de vida por meio da água limpa e esgoto tratado”, o plano de aula trazia situações de conscientização de cuidado ao meio ambiente e da água, através de uma fotonovela.

“Foi um privilégio e também um grande aprendizado aplicar a pesquisa junto aos alunos. Partimos de uma reflexão sobre o que é saneamento básico no dia a dia de uma pessoa. Foi um questionamento que os alunos levaram para casa e até debateram com os pais. Apresentamos uma fotonovela sobre práticas de limpeza, que foi exposta nos corredores nas salas de aula, além de maquetes demonstrando como funciona o tratamento de água e esgoto na cidade”, disse.

Já em terceiro lugar, o projeto “Campo Grande e o saneamento básico, sequencia didática: História em Quadrinhos” da professora Ozinyr Rodrigues, representando a Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, trouxe em história em quadrinho o processo de tratamento e saneamento em Campo Grande.

“O nosso projeto focou em mostrar como funciona o saneamento e tratamento de água, além de falar sobre o desperdício da água. A experiência de produzir e criar este material foi muito didático e enriquecedor. Foi gratificante ver que despertamos também a conscientização dos alunos sobre os cuidados com o meio ambiente e com a água”,destacou.

Voltado aos profissionais do ensino fundamental, o Programa Sanear é Viver busca incentivar professores das escolas municipais a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico. Além de palestras e visitas técnicas à empresa Águas Guariroba, o programa promove um concurso para premiar os autores dos melhores planos de aula, que aliem o tema às áreas de conhecimento.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.