Notícias

Ver notícia

Investindo em melhorias que garantem mais segurança operacional e maior produção de água para Campo Grande, a Águas Guariroba realizou neste mês uma série de ações na estação elevatória do bairro Universitário. A unidade é a maior da região sul da Capital e é fundamental para o pleno funcionamento do sistema de abastecimento.

O local ganhou duas novas bombas de água, sendo uma reserva, e teve todo o sistema hidráulico renovado. Como resultado, a capacidade de bombeamento aumentou de aproximadamente de 315.000 l/h para 400 mil litros por hora, um ganho expressivo em produção para atender a comunidade.

Uma elevatória de água é composta por um conjunto de motobombas – responsável por bombear a água; um reservatório que garanta o volume de água contínuo; um painel de controle e comando de energia elétrica junto com conjuntos de telemetria para fazer a comunicação com outras unidades e com o Centro de Controle de Operações (CCO), de onde a Águas Guariroba monitora, de forma remota, todo o sistema de saneamento de Campo Grande. Além de atender aos moradores do bairro Universitário, a unidade opera também para abastecer o bairro Santo Eugênio, Jd. Monumento, Colibri, Alves Pereira e região.

Na estação elevatória do bairro Universitário foram instaladas duas novas bombas de água, aumentando a produção, a confiabilidade do sistema e melhora do processo de tráfego de alimentação de energia elétrica com um novo transformador, também instalado na unidade como ação de melhoria. Além da nova bomba principal, as equipes operacionais instalaram uma bomba reserva na unidade, trazendo ainda mais segurança ao sistema, uma vez que o equipamento é programado para ser acionado em manutenções da bomba principal, evitando eventuais paradas no sistema.

Toda a parte hidráulica da elevatória foi renovada com a instalação de novos barriletes e dispositivos para seccionar as linhas de recalque de forma individual, o que também garante manutenções nas bombas sem a necessidade de paralisação da unidade.

As melhorias envolveram mais de 15 técnicos eletromecânicos e operacionais da Águas Guariroba. “Não medimos esforços para investir em otimizações de processos e agregar recursos que melhoram a vida da população. Tratamos tudo com muito carinho e entusiasmo, levando qualidade de vida e saúde para as pessoas”, destacou o engenheiro eletricista Pedro Marcucci, coordenador de Eletromecânica da concessionária.

“Essas ações, nos mostram que seguimos investindo da melhor maneira, fazendo com que o processo possa se tornar cada vez mais seguro, eficiente, disponível e confiável. Tratam-se de ações que nos levam a ser uma empresa que faz a diferença”, concluiu Marcucci.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.