Notícias

Ver notícia

O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é a garantia da saúde e segurança do trabalhador, evitando que seja exposto a situações de acidentes de trabalho. Para as atividades que possam oferecer algum tipo de risco para o colaborador, fazem parte dos EPI’s: óculos, luvas, protetor auricular, capacetes, botas, máscaras, cinto de segurança, protetor solar e outros itens para proteção.

 

Seguindo criteriosamente o uso de cada equipamento, o operador de retroescavadeira da Águas Guariroba, Ismael de Paula Oliveira, aprendeu desde criança a importância do uso do EPI. É um aprendizado que traz até hoje e que se tornou parte da sua rotina. “O meu pai é um grande exemplo no uso dos itens de proteção individual e exigia que seus companheiros de trabalho utilizassem. Foi membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) e chegou a receber prêmios por dar apoio no uso dos equipamentos. Então para mim, virou um ato comum utilizar o equipamento, é como se fosse o meu uniforme” destaca Ismael.

 

Para o operador, o uso do equipamento de proteção é imprescindível e usá-lo de forma correta é garantia da segurança no local de trabalho e de se evitar consequências no futuro.

“O EPI faz parte do funcionário, praticamente faz parte da minha rotina. É através dele que há a garantia da integridade física e da saúde do trabalhador. Sempre procuro orientar os meus colegas sobre o uso correto. No nosso dia a dia é necessário fazer uma reflexão. É melhor usarmos um abafador auditivo agora, do que no futuro corrermos o risco de usar um aparelho auditivo. É um ato simples de proteção e prevenção”, reforça Ismael.

 

O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

 

Segurança redobrada

 

Além do reforço das orientações sobre o uso correto dos EPI’s, as medidas de prevenção ao cenário do novo coronavirus também fazem parte das ações de segurança do trabalho. Para o coordenador de segurança do trabalho corporativo regional de segurança do trabalho da Águas Guariroba, Sergio Laraia, as orientações de uso dos equipamentos ganham mais um reforço através das instruções de higienização durante o manuseio, além das ações instrutivas seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde.

“O uso do EPI é obrigatório para os operadores em campo. Para aumentarmos essa segurança, ampliamos para todas as unidades as recomendações de higiene para o manuseio do equipamento, principalmente óculos, protetores auriculares, mascaras e protetores solares. Além disso continuamos divulgando os cuidados através do DDS (Diálogo Diário de Segurança), que estão sendo realizados ao ar livre, seguindo as normas de saúde”, destaca o coordenador.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.