Notícias

Ver notícia

Ampliando as ações direcionadas ao abastecimento de água e redução de perdas, a Águas Guariroba realizou a revitalização de cerca de 17,7 quilômetros de rede e interligações de água nos principais pontos urbanos e bairros de Campo Grande. As obras de revitalização substituíram a rede antiga de cimento amianto, utilizada para o sistema de abastecimento de água, por tubulações de PVC, que são mais resistentes e duradouras no transporte de água.

As obras de revitalização passaram pelas principais vias de Campo Grande, entre elas: Rua 13 de maio, Rua 14 de Julho, Rua Arthur Jorge, Rua Euclides da Cunha, Avenida Salgado Filho, Avenida América, Rua Hélio Castro Maia, Avenida Consolação, entre outras.

“A substituição da rede de cimento amianto para as tubulações de PVC foram primordiais para garantir o abastecimento de água de forma segura e sem riscos de perdas. Com isso ampliamos a segurança operacional no transporte da água, além de garantir que a água chegue na torneira com qualidade”, destaca o coordenador de engenharia da Águas Guariroba, Murilo Siqueira.

O cronograma de obras para a substituição da rede integrou diretamente as ações de redução de perdas de água, realizado pela concessionária. Em 2019, Campo Grande foi eleita a capital com o menor índice de perdas de água do Brasil de acordo com o Ranking de Saneamentos Básico 2019 divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O estudo é baseado nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2017.

Das 26 capitais do país, a capital sul mato grossense registrou índice de 19,4% em perdas por distribuição, enquanto a média nacional registrou 38,1%, o que equivale a 7 mil piscinas olímpicas de água potável perdidas diariamente.

Já em 2020, Campo Grande manteve o ranking como a capital de menor índice de perdas. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 38%, na Cidade Morena o índice foi de 19%, conforme o ranking.

Tecnologia e monitoramento

A concessionária conta com um Centro de Controle de Operações (CCO) para monitorar 24 horas as ações de abastecimento de água por toda a cidade. Através do CCO são coordenadas as ações voltadas a segurança operacional do abastecimento. A Águas Guariroba utiliza o Takadu, um software israelense que permite monitorar remotamente dados da rede de abastecimento de água, como queda ou alta de pressão, vazamentos invisíveis e desabastecimentos, entre outros. A Capital sul-mato-grossense é a primeira cidade brasileira a utilizar a tecnologia em saneamento.

O sistema, implantado em 2014 na Águas Guariroba, permite que os técnicos visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição de água e saibam sua localização no mapa da cidade. O software é alimentado com dados históricos, cadastro georreferenciado sobre a localização das redes em cada região da cidade, além de receber um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água, transmitidas em tempo real por equipamentos de telemetria já instalados pela concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.