Notícias

Ver notícia

Iniciativa destaca compromisso da concessionária em levar saneamento básico para todos.

O simples gesto de lavar as mãos já foi sinônimo de muita dor de cabeça em algumas escolas de Campo Grande. Em um estudo realizado no ano passado, a Águas Guariroba identificou que 116 escolas públicas da cidade não tinham acesso aos serviços de água e esgoto tratados.

Para resolver o problema que afeta não apenas a saúde de toda a comunidade escolar, como o rendimento dos alunos, em 2022, a Águas Guariroba lançou o projeto Escolas Saneadas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de água e esgoto tratados em escolas municipais e estaduais, beneficiando cerca de 50 mil alunos da rede de ensino da Capital.

“Essa iniciativa destaca nosso compromisso em levar saneamento básico para todos, com respeito e inclusão, em uma cidade que é referência no país na qualidade da prestação dos serviços de água e esgoto”, pontua o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.

As primeiras obras do projeto foram na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Eva e na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande. Ao longo de um ano, outras 14 unidades escolares foram beneficiadas.

“Queremos que este projeto seja referência para todo o país, para que através de iniciativas como essa consigamos alcançar mais comunidades levando educação, saúde e dignidade”, destaca o diretor-presidente.

Ao todo, 27 mil metros de rede de esgoto serão implantados, obras que irão beneficiar a comunidade escolar, mas também os moradores do entorno de cada unidade de ensino atendida neste novo projeto, ampliando ainda mais a cobertura de esgoto, que hoje chega a mais de 86% em Campo Grande.

Nas Moreninhas IV, o esgoto chegou depois de 10 anos da inauguração da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) José Carlos de Lima, que atende 347 crianças, de 6 meses a 5 anos.

“Além do prejuízo que aquele esgoto não tratado representava para o meio ambiente, outro problema era a manutenção das fossas. Quando elas enchiam, tínhamos que acionar um caminhão limpa-fossa para esvaziá-las e isso gerava um transtorno por conta do odor”, explicou a diretora da Emei, Clemilda Silvério Benage Silva.

O projeto Escolas Saneadas é mais uma iniciativa da Águas Guariroba desenvolvida em escolas públicas. A concessionária também conta com os programas Sanear e Pioneiros, que fomentam a educação ambiental e o ensino sobre saneamento básico dentro das escolas.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo