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O projeto ainda terá a realização de produções artísticas, em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos.
Com apoio da Águas Guariroba, o projeto educacional “Imagens que Transformam” – que utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão, estreou em Campo Grande. A iniciativa é realizada pela Flamingo Comunicação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e tem o apoio do Instituto Aegea, e da concessionária Águas Guariroba, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Neste primeiro momento, foram realizadas duas oficinas pedagógicas para 13 professores da rede pública da cidade, no dia 30 de agosto.
As oficinas representam o primeiro passo do projeto que, além de capacitação técnica e educacional, pretende estimular os estudantes a criarem campanhas de utilidade pública que incentivem atitudes positivas sobre a água, numa correlação com a saúde, com o lazer, com o consumo consciente e com as formas de garantir sua qualidade.
“Entendemos que o educador tem papel de suma importância na formação das crianças e adolescentes. Portanto, a concessionária coopera com o fornecimento de materiais e informações para que a participação deles no programa enriqueça ainda mais o ensino, estimulando a criatividade e sempre um melhor entendimento para o aluno”, explica a coordenadora de reponsabilidade social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
O projeto ainda terá a realização de produções artísticas, em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos. As produções passam pela etapa de votação popular e comissão julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade.
Na sequência, ocorre o “Dia da Imagem”, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária. Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade.
Haverá também um e-book exclusivo para cada cidade e o Livro “Imagens que transformam” editado com as campanhas das oito cidades participantes. Acesse: https://imagensquetransformam.com.br/
“A linguagem publicitária está diretamente ligada ao dia a dia dos alunos, eles consomem a linguagem publicitária nas redes sociais, em diversas mídias, e desenvolver um trabalho a partir dessa linguagem voltado para a preservação da água, para a preservação do meio ambiente, para o uso sustentável dos recursos naturais, faz com que esses alunos se aproximem desse tipo de projeto com muito mais força”, considera Douglas Caetano, professor assessor de Arte da divisão do ensino fundamental e médio.
Ao todo, são oito cidades participantes do projeto: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
“O projeto cumpre uma função educacional importante, ao propor a discussão sobre uma gestão sustentável da água, ao mesmo tempo que capacita jovens alunos da rede pública para a linguagem publicitária por meio de campanhas de utilidade pública”, afirma Allan de Amorim, responsável pela produção da iniciativa.
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em: https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/