Notícias

Ver notícia

Projeto da Águas Guariroba desafiou estudantes a elaborarem um projeto que contribua com o saneamento no bairro onde fica a escola em que estudam.

As estudantes Kemylli Fernanda de Souza Mendes e Ana Laura de Andrade Moura, da Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, foram as vencedoras do Projeto Pioneiros, da Águas Guariroba. O programa, voltado para alunos do ensino médio da rede pública de Campo Grande, é composto por palestras com profissionais de diversas áreas e visitas técnicas a áreas operacionais da concessionária.

Após as aulas, os jovens tiveram o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro onde a escola está localizada. As três melhores propostas ganharam prêmios, entre eles, celulares e tablets. Já a dupla vencedora concorre ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, holding de saneamento da Águas Guariroba, na categoria Jovens Pioneiros, competindo com participantes de todo o país. Agora, elas representam Mato Grosso do Sul na etapa nacional do Pioneiros. Os vencedores da etapa nacional vão pra São Paulo, receber pessoalmente a premiação.

“O nosso projeto estava voltado para questão de tratamento de esgoto, dar uma nova viabilidade àquele afluente que voltaria para o rio. Nós conseguimos fazer várias pesquisas com parceria da escola e da Águas, pra que esse projeto seja efetivado em forma de horta e trouxesse mais sustentabilidade pra gente e pudesse mudar a qualidade de vida das pessoas no mundo”, conta a estudante Kemylli Fernanda.

O Pioneiros propõe aos participantes uma imersão no dia a dia da concessionária. Durante a capacitação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores de diversas áreas da Águas Guariroba, aprendendo sobre a dinâmica de serviços como tratamento de água e esgoto.

“A Águas Guariroba colabora com o futuro por meio do Projeto Pioneiros, trazendo para os jovens estudantes um pequeno vislumbre do mercado de trabalho. Além de oferecermos a oportunidade de contribuir na decisão de uma carreira no mercado de trabalho, há o engajamento da conscientização de preservação do meio ambiente” explica Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.

Durante o curso, os participantes receberam toda estrutura para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa e ter acesso aos cursos da Academia Aegea, os alunos também participam de visitas às estações de tratamento de água e de esgoto.

“O programa foi idealizado pelo compromisso com o futuro dos jovens e com o desenvolvimento das cidades onde a Aegea atua, com as concessionárias sendo agentes de transformação e formadoras de talentos. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões. Ficamos muito contentes em ver os resultados desse trabalho em projetos de tamanha relevância”, conclui o diretor-presidente, Themis de Oliveira.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.