Notícias

Ver notícia

Em celebração ao Dia Mundial da Água, o viveiro de mudas Isaac de Oliveira, mantido pelas concessionárias Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal, foi ampliado e passará a produzir 80 mil mudas de árvores nativas do cerrado por ano. A inauguração do anexo foi nesta sexta-feira (22), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles.

“Essa ampliação do viveiro vai permitir que nossas mudas atinjam mais e mais lugares de Mato Grosso do Sul. Hoje, essas mudas são destinadas a recuperação e matas ciliares, recuperação de nascentes e a partir dessa ampliação, mudamos nosso método produtivo para permitir que essas mudas cheguem a lugares longínquos e de difícil acesso, mas que necessitam de recuperação ambiental”, pontuou o gerente de Meio Ambiente e Qualidade, Fernando Garayo.

Criado em 2010, para a restauração e preservação das Áreas de Proteção Ambiental dos córregos Guariroba e Lageado, desde o fechamento da Parceria Público-Privada (PPP) da Ambiental MS Pantanal com o Governo do Estado, o viveiro também destina mudas ao interior de Mato Grosso do Sul, uma contribuição que beneficia toda a população do Estado.

“O objetivo é levar essas mudas que nós produzimos aqui para recompor áreas degradadas, para aumentar a captura de carbono da atmosfera, para mais do que tudo manter a água no solo e fazer a grande ação que é não apenas plantar mudas, mas, plantar água”, considera o diretor-executivo, Cleiton Bezerra.

Em 14 anos de existência, mais de 600 mil mudas foram produzidas e doadas pelo viveiro. Para atender a demanda na Capital e interior do estado, as concessionárias ampliaram em 245 metros quadrados a área total do espaço onde as mudas são produzidas. Com isso, a capacidade anual de produção sobe de 50 mil para 80 mil mudas.

“Nós já distribuímos para Campo Grande mais de 600 mil mudas. Com essa ampliação, nós podemos chegar a aproximadamente 900 mil mudas entregues nos próximos três anos. É a Águas Guariroba fazendo o bem pra Campo Grande e para toda a população campo-grandense”, acrescenta o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

As mudas produzidas no viveiro são todas de espécies nativas do cerrado, como por exemplo: Ipês, Baru, Jatobá, Ingá, entre outras. Além da restauração de áreas degradadas, aumento da qualidade e quantidade de água nos mananciais, a produção de mudas e o plantio de árvores também contribuem para a neutralidade de carbono na atmosfera.

“Temos orgulho em dizer que desde a criação deste viveiro, já foram neutralizadas 248 mil toneladas de carbono na atmosfera, uma relevante demonstração de compromisso com o meio ambiente. Nós sabemos que a hora que você protege uma beira de rio, que você protege uma nascente, você está aumentando a produção de água e está aumentando a produção de água com água de qualidade. Com certeza esse é um presente para Campo Grande, que a Águas Guariroba entrega mais uma vez”, conclui o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.

Além de colaboradores e parceiros, participaram do evento representantes da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e do Rotary Club de Campo Grande. “Pra nós representa muito essas doações, porque nós sabemos que uma muda que é produzida aqui no viveiro, ela tem uma chance de sucesso muito grande, porque são mudas de muita qualidade. Temos um projeto que consiste no plantio de mudas de árvores nativas do bioma cerrado, para neutralizar as emissões de carbono provocadas pelas nossas atividades. Nós plantamos árvores, mas esse plantio só está sendo possível graças a parceira que nós temos com a Águas Guariroba”, disse Ana Luzia Abrão, presidente do Rotary Club de Campo Grande.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.