Notícias

Ver notícia

Programa é realizado desde 2011 pela Águas Guariroba, com o objetivo de evitar o descarte incorreto de óleo.

Dados da Oil World apontam que o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, um terço vai para óleos comestíveis, o que resulta em uma produção de 3 bilhões de litros por ano no país. O problema é que grande parte desse óleo é descartada de forma incorreta, na pia ou no vaso sanitário, e vai parar na rede de esgoto – o que entope as tubulações, além de ser um enorme risco ao meio ambiente, devido a contaminação.

Desde 2011, por meio do projeto “De olho no óleo”, a Águas Guariroba se preocupa em dar um destino correto a esse agente causador de prejuízos inestimáveis. Em 13 anos, com apoio e parcerias com outras empresas, a concessionária arrecadou 47.820 litros de óleo. O recorde foi no ano passado, quando foram arrecadados 6.478 litros de óleo.

“Os números demonstram a maturidade do programa e o efeito educativo na sociedade. Todo mundo sabe que o óleo de cozinha é reciclável, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como descartá-lo. Com o programa, além de incentivar o descarte correto, temos realizado ações de conscientização, explicando que não é recomendado jogá-lo em pias, ralos ou no próprio solo”, considera Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.

Atualmente, a concessionária tem parcerias com a Rede Comper, Fort Atacadista, Solurb e a Katu Oil. Cada loja do Comper conta com placas incentivando os clientes a depositarem o óleo em garrafas para depois o descartarem nos pontos de coleta instalados no estacionamento dos supermercados.

Os pontos de arrecadação têm o formato de uma garrafa, com capacidade para 200 litros de óleo cada. O óleo descartado ali é recolhido pela empresa Katu Oil e encaminhado para indústrias que fabricam rações animais em Campo Grande. O mesmo ocorre com o óleo recolhido em unidades do Fort Atacadista.

O óleo coletado em conjunto com a Solurb gera emprego e renda para os trabalhadores que atuam nas Unidades de Triagem de Resíduos (UTRs) de Campo Grande, pois o resíduo é separado e vendido para uma empresa especializada na reciclagem desses produtos. Todo o recurso arrecadado é dividido entre os trabalhadores.

Já a parceria com a Solurb permite que o óleo seja coletado pelos caminhões de coleta seletiva, basta o cidadão despejá-lo em uma garrafa de plástico. Quem preferir também pode levar o óleo até os ecopontos dos bairros Jd. Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e Moreninhas ou em um local de entrega voluntária da empresa (endereços disponíveis neste link – https://solurb.eco.br/servico/locais-de-entrega-voluntaria-lev/16 ).

Bolha de sabão

As parcerias resultam também em ações de educação ambiental, realizadas pelo setor de Responsabilidade Social da concessionária. As iniciativas levam palestras com informações sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado para a preservação do meio ambiente e para a saúde das pessoas.

Dessas ações surgiu o projeto “Bolha de Sabão”, que incentiva o reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, por meio da capacitação de mulheres de baixa-renda, que vivem em comunidades de Campo Grande.

“Estima-se que um litro de óleo pode contaminar aproximadamente 1 milhão de litros de água. Descartado de maneira incorreta, o óleo prejudica o solo e pode comprometer o funcionamento das redes de esgoto, já que com a gordura, as tubulações ficam obstruídas podendo causar extravasamentos. Então, esse projeto tem reflexos extensos e importantes para o meio ambiente e as comunidades”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.