Notícias

Ver notícia

Águas Guariroba preserva nascentes e faz mais de 580 mil análises por ano para garantir qualidade da água

A água que chega à torneira do campo-grandense passa por um rigoroso controle de qualidade, que envolve mais de 20 profissionais e equipamentos de última geração. No Laboratório de Qualidade da água da Águas Guariroba são realizadas cerca de 1.600 análises de água por dia, mais de 580 mil por ano. Um monitoramento constante, que impacta diretamente na qualidade da água distribuída na Capital.

Além do rigor no tratamento, a concessionária preserva os mananciais onde é captada parte da água que abastece Campo Grande, por meio de projetos ambientais desenvolvidos junto a donos de propriedades rurais no entorno das nascentes.

“Hoje nós temos um padrão de excelência da qualidade da água, graças a um conjunto de ações que nós realizamos, desde a captação até a chegada na casa do cliente, realizando o monitoramento. Temos um tratamento cuidadoso, que passa por muitos processos, e um monitoramento em laboratório completo e eficaz, que é extremamente rigoroso”, explica a gerente de operações, Marjuli Morishigue.

Captação de água no Córrego Guariroba.

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba. Uma grande estrutura, com 3.952 quilômetros de rede, equipamentos, tecnologia, trabalho e controle 24 horas por dia para funcionar bem.

Em Campo Grande, mais de 34% da água vem da captação do Córrego Guariroba e, por meio de um potente sistema de bombeamento, viaja através das adutoras por mais de 30 quilômetros até chegar à estação de tratamento. O restante é captado do Córrego Lageado (16%) e de 150 poços profundos.

Para garantir a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos, as captações superficiais (represas) e subterrâneas (aquíferos) recebem cuidados ambientais. Em 10 anos, a Águas Guariroba já produziu mais de 600 mil mudas de árvores nativas do cerrado.

A maior parte foi doada para produtores rurais participantes do Programa Manancial Vivo. As mudas são produzidas no viveiro da concessionária, mantido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles e são parte das ações desenvolvidas para garantir a preservação da água.

A água bruta captada nos córregos e poços passa por várias etapas de tratamento antes de seguir para os reservatórios e abastecer a população.

Nas análises realizadas no laboratório são verificados 25 parâmetros de qualidade, atendendo as normas da Portaria nº 888, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Neste monitoramento estão envolvidos mais de 20 profissionais, de diferentes áreas, entre eles, biólogos, farmacêuticos, químicos e técnicos envolvidos diretamente no processo de coleta, análise e busca por soluções para aumentar a qualidade da água.

A coleta das amostras é realizada em represas, pontos da rede de distribuição, na Estação de Tratamento de Água, nos reservatórios, além dos poços profundos, e até nos hidrômetros, o que garante o monitoramento em todas as etapas do serviço de coleta, tratamento e abastecimento de água.

As amostras são coletadas de segunda a sexta-feira e passam por avaliação que verifica se estão dentro do padrão para análise, depois são analisadas no que diz respeito a ensaios biológicos (coliformes totais, escherichia coli e bactérias heterotróficas) e ensaios químicos (alumínio, cobre, ferro, manganês, cor, turbidez, nitrogênio amoniacal, nitrito, condutividade, pH, temperatura e cloro residual livre).

Desde 2016, o laboratório da concessionária tem seus processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente, a análise das águas brutas é realizada pelo laboratório da concessionária e outro terceirizado também acreditado pelo Inmetro.

Os resultados são disponibilizados na fatura de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/  .

Anualmente, todos os clientes da concessionária recebem em casa o Relatório Anual da Qualidade da Água, entregue junto com a fatura. O documento traz o resumo das análises de potabilidade realizadas nos últimos 12 meses.

Em 2023, de acordo com o Ranking Nacional de Saneamento pelo Instituto Trata Brasil, Campo Grande ocupa a 26ª posição em qualidade de serviços de saneamento. Um avanço de duas posições em comparação a 2022. O índice reflete os resultados dos investimentos da concessionária voltados ao saneamento e os reflexos na saúde da população.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.