Notícias

Ver notícia

No Dia Mundial da Água neste dia 22 de março, a Águas Guariroba destaca os investimentos e ações voltadas à qualidade da água responsável pelo abastecimento de Campo Grande. Hoje a cidade morena conta com o abastecimento de água universalizado, ou seja, a cobertura de água é de 100% em todas as regiões da capital.

Este índice reflete os investimentos da concessionária nos trabalhos de tratamento e produção de água. Só em 2021, a Águas Guariroba concluiu um cronograma de perfuração de nove novos poços, com oito já em operação, em uma ação que ampliou os serviços de abastecimento de água em Campo Grande, integrando também as principais ações da concessionária para o período de estiagem.

As obras, iniciadas em janeiro, contaram com um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, garantindo o acréscimo de 1,8 milhão de litros/ hora de água produzida para a cidade. Hoje, Campo Grande conta com cerca de 150 poços responsáveis pela captação subterrânea, monitorados remotamente 24h pela Central de Controle de Operações (CCO) da Águas Guariroba, localizada na sede da concessionária.

Este monitoramento também colocou Campo Grande como referência no índice nacional de redução de perdas. De acordo com o Instituto Trata Brasil, nos últimos anos Campo Grande é a capital com o menor percentual de desperdício de água. Enquanto a média nacional de perda é de 39%, Campo Grande apresentou índice de 19,97%.
Além dos investimentos em produção de água, a Águas Guariroba conta com um rigoroso monitoramento da qualidade e conta com um laboratório na maior estação de tratamento da cidade: a ETA Guariroba. Lá são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 2.041 amostras de água bruta (poços e represas) e 108.190 amostras de água tratada.

“O laboratório de análises da ETA Guariroba é referência em análise e conta a Acreditação do Inmetro para cada etapa de suas operações. A Águas Guariroba investe diretamente nas ações que garantem a qualidade da água que chega nas torneiras das casas em Campo Grande. São ações operacionais e de conscientização para a preservação deste recurso tão valioso que é a água”, destaca a Gerente de Operações em Tratamento de Água e Esgoto da Águas Guariroba.

Desde 2016 o laboratório da empresa tem seus processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente a análise das águas brutas é realizada por um laboratório terceirizado também acreditado pelo Inmetro.

Os resultados são disponibilizados na conta de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/ . Anualmente todos os clientes da concessionária recebem em casa o Relatório Anual da Qualidade da Água, entregue junto com a fatura. O documento traz o resumo das análises de potabilidade realizadas nos últimos 12 meses.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.