Notícias

Ver notícia

Cidade segue rumo a universalização dos serviços de saneamento básico.

A Águas Guariroba celebra os avanços no saneamento básico em Campo Grande. A Capital, que já possui abastecimento regular de água tratada em toda a zona urbana há mais de 10 anos, inicia 2024 com 89% de cobertura na coleta e tratamento do esgoto. Atualmente, a concessionária executa a maior ampliação da rede esgoto dos últimos anos, rumo a universalização dos serviços de saneamento básico na cidade.

“No início de 2023, nos comprometemos a entregar 150 quilômetros de novas redes de esgoto. Chegamos a dezembro com mais de 233 quilômetros entregues.  Com trabalho e dedicação de profissionais além da conta, realizamos o maior programa de implantação de rede de esgoto dos últimos anos, chegando ao índice de 89% de cobertura da rede de esgoto, beneficiando mais de 24 mil famílias. Serviços que significam mais qualidade de vida, dignidade para as pessoas, além de valorização dos imóveis, com o esgotamento sanitário chegando inclusive em comunidades indígenas”, ressalta o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.

Em paralelo à ampliação da cobertura de esgoto, Campo Grande continua recebendo investimentos que fortalecem o sistema de abastecimento de água para acompanhar as mudanças climáticas e o crescimento urbano da cidade. Ao longo de 2023, a concessionária perfurou poços, substituiu e incrementou redes de abastecimento e modernizou estruturas, de modo que em apenas um dia foram produzidos mais de 306 milhões de litros de água.

“Cumprindo nossos compromissos, mantivemos o abastecimento normalizado mesmo durantes as ondas de calor extremos e, comprovando a eficiência operacional da Águas Guariroba, batemos recorde de produção de água. Além disso, em nossa missão de transformar o meio ambiente onde atuamos, produzimos mais de 60 mil mudas de árvores nativas do cerrado em nosso viveiro Isaac de Oliveira, contribuindo com a preservação das nascentes e do meio ambiente. E, para este ano, estamos trabalhando para dobrar esse número”, pontua o diretor.

Com olhar voltado para a população carente, a concessionária expandiu a Tarifa Social e, atualmente, mais de 20 mil famílias são beneficiadas. Além disso, o diálogo ativo com as mais de 8 mil lideranças já atendidas pelo projeto Afluentes garantiu a solução rápida de demandas da comunidade.

Muito além do básico

A Águas Guariroba realizou ainda o projeto Escolas Saneada, beneficiando 16 escolas de Campo Grande. A iniciativa implantou na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, na Colônia do Aguão, que fica na saída para Rochedo, um sistema de tratamento de água, garantindo a melhoria no ambiente escolar e perspectivas de maior rendimento nos estudos para os alunos.

“Essa iniciativa destaca nosso compromisso em levar saneamento básico para todos, com respeito e inclusão, em uma cidade que é referência no país na qualidade da prestação dos serviços de água e esgoto. Queremos que este projeto seja referência para todo o país, para que através de iniciativas como essa consigamos alcançar mais comunidades levando educação, saúde e dignidade”, conclui o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.