Notícias

Ver notícia

Documento é resultado de análises de mais de 200 mil amostras de água, realizadas em laboratório.

A Águas Guariroba divulga na próxima quinta-feira (11) o Relatório Anual de Controle de Qualidade da Água de Campo Grande. No mesmo dia, serão inaugurados 15 Pontos de Controle de Qualidade da Água (PCQ’s) instalados pela concessionária em diferentes pontos da cidade.

O relatório traz um resumo dos resultados de todas as análises realizadas no laboratório da concessionária em 2023, que garantem a qualidade da água fornecida pela empresa para a população de Campo Grande. Há índices sobre cor da água, turbidez, concentração de cloro residual livre, fluoreto, pH e coliformes totais.

No Laboratório de Qualidade da Águas Guariroba são analisadas cerca de 3 mil amostras de água por mês, mais de 36 mil análises por ano. Um monitoramento constante, que impacta na qualidade da água distribuída na Capital. “Hoje nós temos um padrão de excelência da qualidade da água, graças a um conjunto de ações que nós realizamos, desde a captação até a chegada na casa do cliente, realizando o monitoramento. Temos um tratamento cuidadoso, que passa por muitos processos, e um monitoramento em laboratório completo e eficaz, que é extremamente rigoroso”, explica a gerente de operações, Marjuli Morishigue.

A divulgação do Relatório Anual da Qualidade da Água oferece transparência ao monitoramento de qualidade da água realizado pela Águas Guariroba e garante o cumprimento do Decreto Federal nº 5.440, de 2005, que tem como principal objetivo garantir ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água a ele fornecida.

Com intuito de ampliar esse acesso, é que a concessionária inaugura 15 Pontos de Controle de Qualidade da Água. São equipamentos distribuídos por diferentes pontos da cidade, onde qualquer cidadão poderá verificar como está a qualidade da água naquela região, apenas apontando a câmera do celular para um QRcode.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso às informações sobre qualidade da água em Campo Grande. De forma que todo cidadão que more na cidade ou esteja apenas de passagem, possa monitorar a potabilidade da água que está consumindo de forma simples e compreensível”, pontua o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

SERVIÇO

Divulgação do Relatório Anual de Controle da Qualidade da Água

Inauguração dos Pontos de Controle da Qualidade da Água – PCQs

Horário: 9h

Local: Avenida Afonso Pena, canteiro Central em frente ao Bioparque Pantanal.

Informações adicionais

Em Campo Grande, mais de 34% da água vem da captação do Córrego Guariroba e, por meio de um potente sistema de bombeamento, viaja através das adutoras por mais de 30 quilômetros até chegar à estação de tratamento. O restante é captado do Córrego Lageado (16%) e de 150 poços profundos.

Para garantir a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos, as captações superficiais (represas) e subterrâneas (aquíferos) recebem cuidados ambientais.

Além disso, a água bruta captada nos córregos e poços passa por várias etapas de tratamento antes de seguir para os reservatórios e abastecer a população.

Nas análises realizadas em laboratório são verificados 67 parâmetros de qualidade, atendendo as normas da Portaria nº 888, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A coleta das amostras é realizada em represas, pontos da rede de distribuição, na Estação de Tratamento de Água, nos reservatórios, além dos poços profundos, e até nos hidrômetros, o que garante o monitoramento em todas as etapas do serviço de coleta, tratamento e abastecimento de água.

Desde 2016, o laboratório da concessionária tem processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente, a análise das águas brutas é realizada pelo laboratório da concessionária e outro terceirizado também acreditado pelo Inmetro.

Os resultados são disponibilizados na fatura de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/  .

(Texto alterado para correção de informações.)

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.