Notícias

Ver notícia

A Águas Guariroba vem realizando ações voltadas para a ampliação dos serviços de tratamento de esgoto em Campo Grande. A concessionária tem como objetivo expandir a rede de coleta, modernizando a rede já existente e aumentar a capacidade de tratamento para devolver o efluente à natureza. Atualmente, Campo Grande conta com mais de 80% de coleta de esgoto, com 100% de tratamento.

Uma das principais obras é a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles.  Com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2020, a obra conta com a instalação de dois novos reatores biológicos  ampliando o tratamento de efluentes de 900 litros/s para 1080 litros/s.

“Campo Grande é uma referência no saneamento e expansão da ETE Los Angeles garantirá o aumento de 20% da capacidade de coleta, o equivalente a mais 180 litros/segundo. Atualmente a ETE Los Angeles é responsável por 90% do tratamento da cidade, enquanto a ETE Imbirussu trata os 10% restantes. O objetivo é ampliar o tratamento de esgoto e a qualidade na devolução do efluente para a natureza, beneficiando o meio ambiente”, destaca o diretor-executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal.

Os novos tanques contam com uma nova tecnologia desenvolvida para revestir as paredes dos reatores utilizando placas de aço vitrificado. Essa inédita tecnologia, elaborada e projetada pela equipe de engenheiros da Águas Guariroba, possibilita maior eficácia no tratamento e segurança ao meio ambiente. O revestimento utilizado nos reatores é de origem austríaca, seguindo os mesmos modelos utilizados em países da Europa.

A nova estrutura garantirá total vedação dos gases gerados durante o processo de tratamento, garantindo a segurança operacional do sistema de esgotamento sanitário.

“Como o processo de tratamento produz dentro dos reatores gases com alto índice de corrosão, as equipes técnicas analisaram durante nove meses vários projetos, até se chegar ao aço vitrificado. Esta tecnologia corresponde a uma maior vida útil, garantindo durabilidade dos reatores e uma forma inovadora para beneficiar o tratamento de esgoto da cidade”, destaca o diretor.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.