Notícias

Ver notícia

Diretores e lideranças da Regional 1 da Aegea Saneamento participaram de um encontro sobre Cultura de Segurança do Trabalho, nesta quarta-feira (3), na sede administrativa da Águas Guariroba. O objetivo da reunião foi reforçar a importância da segurança no ambiente de trabalho das concessionárias, junto aos gestores que atuam em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

“Sempre há necessidade de fortalecermos a nossa Cultura de Segurança, mostrando para todos os líderes a importância e a responsabilidade da liderança na condução do processo de fortalecimento dessa cultura, que não acontece do dia para a noite, mas vem da constância na discussão e prática da cultura da segurança”, explica o diretor de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) da Aegea, Wagner Ferreira.

Durante a palestra, o consultor e especialista em saúde ocupacional, Ivo Neves, reforçou que a Cultura de Segurança salva vidas se for seguida à risca, além de prevenir acidentes e ser responsabilidades de todas as pessoas, inclusive dos visitantes e fornecedores da empresa.

“Estamos aqui para iniciar um projeto de cultura de segurança na Aegea, para apresentar as metodologias e a estrutura desse projeto que começa hoje e é muito longo, porque tem o objetivo de mudar a cultura de toda a operação e de todos os trabalhadores”, reforça o especialista.

Com uma abordagem impactante, o workshop mostrou, por exemplo, que as Regras de Ouro de Segurança não abordam todos os riscos e perigos existentes nas operações de trabalho, mas se destinam a chamar a atenção para as atividades com maior probabilidade de levar a um acidente ou a uma fatalidade e também alertam para ações que podem ser tomadas para preservar vidas, evitar acidentes e fatalidades.

“Os líderes que estão aqui convocados de toda a Regional têm a missão, o compromisso e a obrigação de cuidar de seu time, cuidar das vidas, de zelar para que cada atividade que se envolva, se faça com segurança. Não há nenhum motivo que justifique não atender todas essas normas de segurança, porque dessa maneira estaremos realmente dando uma mensagem para toda empresa, para todo mundo, para que cuide da segurança, cuida da sua vida e assim continuaremos nessa jornada de fazer da Aegea não apenas uma empresa grande, mas uma grande empresa”, pontua o vice-presidente regional, Guillemo Deluca.

Devido à importância da Cultura de Segurança, a Aegea fará uma ampla campanha que vai durar o ano todo. A cada mês, serão realizadas atividades com foco em uma das regras. A ideia é que, ao final de 2024, as dez regras de ouro de segurança já tenham sido amplamente disseminadas e sejam uma realidade na rotina de todos os colaboradores, de toda a empresa.

“A discussão de segurança é uma função e uma necessidade para todos, todos nós temos família, todos nós temos que voltar para casa no final do dia. Só com o tempo e a constância, discutindo, trocando ideias, aprofundando no dia a dia, que vamos conseguir estabelecer um novo momento na segurança na empresa”, finaliza o diretor-presidente da Águas Guariroba.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.