Notícias

Ver notícia

O evento é realizado de 3 a 5 de outubro, no Pavilhão Branco, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

A Águas Guariroba estará presente no maior evento de saneamento da América Latina, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) e 34º Encontro Técnico AESabesp. Sob a temática “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, a edição 2023 reúne profissionais, técnicos, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados em um diálogo em torno das questões de saneamento e sustentabilidade.

Integrando a lista de debates do segundo dia, 4 de outubro, Gabriel Martins Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba, irá representar a Aegea na mesa redonda “Métodos inovadores visando a redução de perdas nos sistemas de abastecimento público de água”. Os participantes apresentarão histórias de sucesso na gestão de perdas dos municípios atendidos. O encontro será na Sala Cantareira 2, das 11h às 12h30. 

Entre as estratégias apresentadas por Buim estarão o Centro de Controle de Operações da Águas Guariroba; o monitoramento em tempo real da pressão dos sistemas, a substituição das redes antigas, com maior tendência a vazamentos; o acompanhamento do padrão de produção das captações, comparando consumo micromedido; a varredura intensiva para verificar vazamentos não visíveis por meio de geofonamento; o uso da inteligência artificial para gestão da distribuição e a padronização e regularização das ligações de água.

“Campo Grande é destaque entre as cidades com o menor índice de perdas de água no Brasil. Isso, graças as ações para reduzir perdas, que vem sendo adotadas ao longo dos últimos anos, como automação e controle inteligente do CCO, utilização de softwares para monitoramento do abastecimento, setorização dos sistemas de abastecimento, entre outras. O que podemos fazer é compartilhar essa experiência adquirida, para que o modelo possa ser utilizado em outras cidades, reduzindo as perdas de água em todo o país”, explica Buim.

Além de Gabriel Buim, Klaus Paz, coordenador de Engenharia e Projetos na Aegea, será outro representante da companhia no painel “Panorama sobre a inovação no setor de saneamento no Brasil: percepções de especialistas e sanitaristas”, no dia 4 de outubro às 16h às 17h, na sala Cantareira 2. O propósito deste encontro é discutir e disseminar os resultados de um estudo sobre as prioridades de inovação para o setor de saneamento, com um foco especial no grau de criticidade de cada demanda de inovação para os próximos anos.

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2023 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil

Data: 03 a 05 de outubro de 2023

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Verde, São Paulo – SP

Visitação às feiras: gratuita

Mesa Redonda – Métodos inovadores visando a redução de perdas nos sistemas de abastecimento público de água

Data: 04 de outubro das 11h às 12h30.

Local: Sala Cantareira 2 

Painel – Panorama sobre a inovação no setor de saneamento no Brasil: percepções de especialistas e sanitaristas

Data: 04 de outubro das 16h às 17h.

Local: Sala Cantareira 2 

Mais informações: www.fenasan.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.