Notícias

Ver notícia

Campo Grande subiu cinco posições de acordo com o Ranking Nacional de Saneamento divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Trata Brasil. Da 33ª posição ocupada no ano passado, a capital morena subiu para a 28ª posição em qualidade de serviços de saneamento. Em Campo Grande, os serviços de água e esgoto são realizados pela Águas Guariroba.

O Ranking analisa os principais indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas não tem acesso a água tratada e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo na saúde da população do país. Dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) apontam que o país ainda tem uma dificuldade com o tratamento do esgoto, do qual somente 50%do volume gerado são tratados – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

Campo Grande mais uma vez se manteve em destaque nas ações de redução de perdas de água, sendo uma das capitais com o melhor índice nacional, 19,13% enquanto a média nacional é de 36,32%. Além da redução de perdas de água, Campo Grande também se destacou nas ações voltadas a ampliação da rede de esgoto na cidade, que hoje representa mais de 80% de cobertura. Já na cobertura de água, Campo Grande já conta com o acesso universalizado, ou seja, mais de 99% da população tem acesso à água tratada.

“Campo Grande tem avançado significativamente no cenário nacional de saneamento. Este crescimento é resultado dos investimentos e do comprometimento dos colaboradores da Águas Guariroba com a missão do saneamento, seja nas ações de redução de perdas, monitoramento, novas tecnologias e obras de ampliação da rede de água e esgoto. Somente em 2021, a concessionária concluiu obras de ampliação de poços para a produção de água e um cronograma de obras de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil pessoas. São ações positivas da concessionária que refletem diretamente não apenas nos índices alcançados, mas no conforto e saúde da população de Campo Grande.”, destaca Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Investimentos e ampliação de serviços

Em 2021, a Águas Guariroba concluiu um cronograma de perfuração de nove novos poços, com oito já em operação, em uma ação que ampliou os serviços de abastecimento de água em Campo Grande. Iniciadas em janeiro, as obras contaram com um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, garantindo o acréscimo de 1,8 milhão de litros/ hora de água produzida para a cidade.

A Águas Guariroba também realizou um cronograma de obras para a implantação de 80 mil metros de rede de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil pessoas. As novas redes de esgoto seguem o cronograma das obras do PAC do município para as regiões dos bairros Nova Campo Grande, Aero Rancho, Parque Dallas, Vilas Boas, Jardim Seminário e Rita Vieira.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.