Notícias
A 5° edição do Programa Pioneiros da Águas Guariroba concluiu mais uma etapa nessa quinta-feira (12) com a entrega dos kits para os estudantes e uma visita inédita a Sede Administrativa. Essa foi a primeira aula prática para os inscritos que iniciaram o programa em agosto.
Cerca de 40 alunos e professores participaram da visita organizada pelo setor de Responsabilidade Social, que foi apelidada de ‘Pioneiros Experience’. Apesar de outras edições do programa incluírem vistas a ETA, ETEs e a Central de Serviços é a primeira vez que os inscritos podem conhecer a Sede Administrativa que, até o momento, estavam aprendendo com aulas on-line ministradas por diversos profissionais da concessionária.
André, aluno da Escola Estadual Padre Mário Blandino, aproveitou a visita para conhecer as distintas áreas de atuação dos colaboradores da concessionária. “O Pioneiros vem para abrir nossas mentes em relação a carreiras, ele dá uma oportunidade de conhecemos os setores e pensarmos sobre a profissão que podemos seguir lá para a frente”.
O kit recebido pelos alunos inclui uma mochila para carregarem seus materiais, caneta e caderno para realizarem anotações durante as aulas, camiseta do programa e garrafa d’água.
“O Pioneiros Expirence foi realizado com o objetivo de apresentar a rotina administrativa aos alunos para entenderem como funciona o dia a dia de diversos profissionais da concessionária. É um ponta pé inicial para eles saberem como é trabalhar com saneamento”, explicou Jhonatan William da Cruz Santos, Analista de Responsabilidade Social, que acompanhou a turma.
O Programa Pioneiros, em parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens alunos da rede pública sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões no setor de saneamento básico, além de contribuir para a reflexão sobre o futuro profissional.
Jhonatan William exalta a importância do programa para a vida dos inscritos. “O papel fundamental do programa Pioneiros é ensinar sobre saneamento e meio ambiente, e fazer com que alunos tenham ideias que beneficiem a sociedade. Mas também estamos incentivando os jovens a pesarem sobre o futuro e apresentando possíveis profissões a eles”.