Notícias

Ver notícia

A Aegea foi um dos destaques de um Seminário sobre Elaboração de inventário de Gases de Efeito Estufa, realizado no mês de abril, em Campo Grande. No seminário, o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, apresentou ações da companhia na elaboração do inventário, bem como o processo para que a Aegea recebesse o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, a mais alta categoria entre os inventários submetidos ao Programa que visa dar transparência às emissões de gases do efeito estufa.

A elaboração do Inventário de Gases do Efeito Estufa permite à companhia conhecer de forma detalhada seu perfil de emissões, possibilitando um adequado planejamento de descarbonização de suas atividade, uma maior transparência com as partes interessadas, maior credibilidade na gestão ambiental de seus ativos, identificação de oportunidades de redução de emissões de gases de efeito estufa, reconhecendo o que tange seus esforços na luta contra as mudanças climáticas e apoio ao monitoramento  dos compromissos climáticos assumidos.

“A certificação é uma mostra do comprometimento da companhia com a agenda ESG, especialmente governança e sustentabilidade”, explica o gerente de Meio Ambiente e Qualidade, Fernando Garayo.

O seminário foi realizado pela CO2life, uma empresa especializada em serviços relacionados à neutralização de emissões de carbono e sustentabilidade ambiental.

No primeiro dia, a CO2life, representada pelo Engenheiro Ambiental Orlando Trevisan e pelo Tecnólogo SMA Franscisco Herginaldo Felipe Junior, apresentou as metodologias do GHG Protocol Brasil, juntamente com a principal ferramenta de cálculo de emissões para o setor de manufaturados e construção civil. Além disso, ofereceu uma visão geral do futuro dos inventários com a iminente entrada em vigor do projeto de lei “PL 412/2022”, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil.

No segundo dia, a Águas Guariroba compartilhou sua jornada na realização de inventários em todo o Grupo Aegea, visando a obtenção do Selo Ouro no Programa GHG Protocol Brasil, gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas.

A Aegea virou membro do Programa Brasileiro GHG Protocol em 2022 e, a partir da elaboração do inventário de 2021, com base nos dados de 2020 e ratificados pela KPMG, organização global de serviços em auditoria e consultoria, foi possível conhecer melhor as fontes de emissão da companhia nos processos de água e esgoto, no uso de energia elétrica, combustão móvel, combustão estacionária, emissões fugitivas, mudança de uso do solo etc. Em seguida, foi elaborado o inventário de 2022, com base nos dados de 2021, estes validados também pela KPMG e auditados pelo Bureau Veritas, acreditada pelo INMETRO.

A certificação reforça ainda do compromisso da Aegea com a eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas. A página do Registro Público de Emissões pode ser acessada no link  https://registropublicodeemissoes.fgv.br/participantes/4003.

Ao todo, 85 pessoas participaram do primeiro dia e 47 pessoas do segundo dia, todas com certificação pelo Sympla.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.