Notícias

Ver notícia

Campo Grande está sendo sede do 25º Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), evento considerado o “Oscar do Saneamento”, que tem como objetivo reconhecer as empresas do setor que se destacam pela boa gestão dos serviços de saneamento, e boas práticas para o desenvolvimento do saneamento ambiental. Realizado no Ondara Buffet, o evento segue até esta quarta-feira (30) e está dividido em dois momentos: Seminário de Benchmarking PNQS 2022 e a Cerimônia de Premiação do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento.

Sendo um dos destaques do seminário, a Águas Guariroba, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Campo Grande, apresentou três cases de ações desenvolvidas pela concessionária no âmbito de Plano Operacional de Abastecimento, Monitoramento de Bacias e Planejamento Sustentável. Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, a participação no PNQS é o reconhecimento das ações em, destacando os resultados de cada projeto desenvolvido pelas equipes técnicas concessionária.

“É uma honra para a concessionária ter os seus projetos apresentados em um evento considerado o Oscar do Saneamento. A apresentação dos cases é uma demonstração dos principais investimentos que a empresa vem realizando, sempre buscando a melhoria das ações de saneamento. É o reconhecimento das ações desenvolvidas através de diversos setores, desde meio ambiente, controle operacional e monitoramento.”, explica Gabriel.

Com o case “Plano Operacional de Controle e Abastecimento Contínuo”, o coordenador de operações da Aegea R1 e Águas Guariroba, Yago de Oliveira Martins, apresentou as tecnologias utilizadas pela concessionária no planejamento de ações de enfretamento a estiagem e o desempenho da empresa em investir em projetos que garantam os serviços de abastecimento de água para a população.

“Trouxemos um plano de trabalho da Águas Guariroba onde desempenhamos desde o planejamento do recurso hídrico, a distribuição e projeção para o futuro do abastecimento de água como um todo para a cidade. Trazer para o PNQS este projeto é fazer parte de um trabalho importante, por ser um fomentador de ideias, iniciativas e movimento dentro das empresas trazendo inovações e investimento em tecnologias”, destaca Yago.

Com o case “Lodo Sustentável”, a gerente de operações de tratamento de água e esgoto da Águas Guariroba, Marjuli Morishigue, apresentou os resultados obtidos pelo projeto que reutiliza o lodo residual do processo de tratamento de esgoto nas estações de tratamento para recuperação de florestas em áreas degradas. O projeto é mais uma ação da Águas Guariroba voltada ao desenvolvimento do meio ambiente de forma sustentável.

“Iniciamos em 2019 sempre buscando melhorias para cada vez mais atingir a recuperação de áreas degradada. Utilizamos o lodo em nossos viveiros e nas áreas de proteção ambiental. Tem os nutrientes necessários para a planta, como o fósforo, potássio, cálcio para que ela possa crescer. Conseguimos recuperar mais de 35% de área degradada um resultado além do esperado. Isso contribui para a nova metodologia de carbono neutro, reduzindo a produção de gases do efeito estufa.”, explica Marjuli.

O PNQS é promovido pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Celebrando 25 anos em 2022, é a única premiação que reconhece a excelência em gestão do setor em todo o mundo. “A iniciativa prima por ajudar e colaborar para a melhor gestão nas empresas de saneamento e a promoção da inovação nas práticas que atendam a todas as partes interessadas da cadeia produtiva do setor”, frisa a coordenadora do CNQA, Samanta Tavares de Souza.

As categorias que compõem o prêmio são: AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental, IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental, PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental, SQF – Selo de Qualidade dos Fornecedores, PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental e EG Index.

O PNQS foi instituído em 1997 pela ABES para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O prêmio se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade.

O prêmio tem, entre seus objetivos, estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no País; reconhecer aquelas organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados competitivos de desempenho; captar e divulgar as práticas das organizações reconhecidas, em seminários e publicações de relatórios de gestão, casos finalistas e vencedores; promover eventos de capacitação gerencial para essas organizações.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.