Notícias

Ver notícia

Respeito Dá o Tom foi criado em 2017 e é referência em ações de promoção

a equidade nas oportunidades no mercado de trabalho

Há seis anos, a Águas Guariroba tem um programa com o objetivo de diminuir a desigualdade racial e de gênero no mercado de trabalho. Lançado em 26 de setembro de 2017, o Respeito dá o Tom promove a equidade nas oportunidades no mercado de trabalho e o crescimento profissional entre os colaboradores da concessionária de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Campo Grande.

O programa está fundamentado em três pilares principais: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento e, desde que foi criado, tem como missão promover a diversidade de gênero e racial, com ênfase na população negra e indígena.

Da etnia Terena, Ana Clara Augusto Dias, de 18 anos, trabalha como jovem aprendiz na Águas Guariroba há seis meses e conta que, quando entrou na empresa e conheceu o programa, aprendeu que demonstrar sua cultura jamais pode ser considerado um problema.

“No meu primeiro dia de empresa, eu vim com um grafismo indígena, feito de jenipapo. Confesso que eu fique com um pouco de medo sobre o que as pessoas poderiam pensar, o que poderiam falar, talvez algum comentário negativo. Mas, com esse programa de diversidade na empresa, eu vi que não precisava ter medo. Eu sei que esse programa me ajudou e eu sei que ajudou várias pessoas a não ficarem com esse medo de ser quem elas são”, considera a jovem.

Para a supervisora de serviços Diuliana Carvalho Sampaio, que recentemente assumiu a coordenação local do programa, o RDT é um incentivo a ações institucionais para promoção da equidade no mercado de trabalho. “Esse programa me fez despertar e olhar para o próximo com empatia e acredito que possa fazer isso com muito mais gente. Um programa que despertou a mulher negra que sou, me sinto mais motivada em trabalhar em uma empresa que promove ações equidade”, diz.

NA AEGEA, O RESPEITO DÁ O TOM

Atualmente, o Respeito Dá o Tom está presente em todas as unidades da Aegea. Acompanhia conta com 13 comitês do programa, localizados de norte a sul, que seguem um cronograma de ações mensais. Em cinco anos, 65% dos colaboradores da Aegea se autodeclaram pretos ou pardos, sendo que 19% ocupam cargos de liderança.

Em seis anos, foram investidos cerca de R$ 3 milhões no programa, em iniciativas como a contratação de especialistas na temática racial, desenvolvimento de ações internas, canais de denúncia e eventos sobre tema.

A partir de 2022, o RDT passou a abarcar também a igualdade de gênero, valorizando a participação feminina no mercado de trabalho e alinhando-se à meta social de mulheres na liderança da Aegea. Com esta iniciativa, a empresa é a primeira no setor a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, sendo a pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança, sendo elas: aumentar de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança e de 17% para 27% o número de negros nestes cargos.

 “Ser referência em igualdade racial, como uma empresa reconhecida pela promoção da diversidade e valorização da população negra e indígena, espelhando o perfil da população local em todos os níveis hierárquicos da companhia, com prioridade para as posições de liderança, e considerando o desempenho e o resultado profissional estão entre os propósitos da Aegea e, consequentemente, da Águas Guariroba, por isso, nos orgulhamos tanto deste programa”, diz o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.