Notícias

Ver notícia


Instituto da holding que integra Águas Guariroba e MS Pantanal destaca atuação da companhia e suas metas de desenvolvimento sustentável

O presidente do Instituto AEGEA, Édison Carlos, visita nos dias 2 e 3 de julho a Águas Guariroba e a Ambiental MS Pantanal, concessionárias do grupo AEGEA em Mato Grosso do Sul. Durante a visita, o presidente do Instituto que é o núcleo de inteligência socioambiental da companhia, se reunirá com diretores da Sanesul, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (AGEREG) de Campo Grande. O objetivo do encontro é debater as políticas ESG (Environmental, Social and Governance ou governança ambiental, social e corporativa) realizadas pela holding e fortalecer as ações já implantadas por cada unidade, além de ampliar o alcance do modelo ESG através de parcerias com instituições locais. O encontro será às 8h30 na sede da empresa na Capital – Rua Antônio Maria Coelho, 5401.

As práticas ESG estão entre os pilares da gestão da AEGEA que refletem diretamente nas ações de suas unidades nos locais onde atua. Em Campo Grande, pela Águas Guariroba, a concessionária tem ampliado seu alcance nas políticas sociais, através de diversos programas realizados principalmente pela área de Responsabilidade Social. Programas como Sanear, Portas Abertas, Afluentes e Pioneiros são engrenagens da aproximação da concessionária com a comunidade, buscando a integração entre sociedade e empresa, através de políticas conjuntas, capacitação para o mercado de trabalho e educação.

A Águas Guariroba é referência na AEGEA em iniciativas de relacionamento com a comunidade. Desde 2006 a concessionária realiza o Programa Afluentes, um canal direto entre a empresa e lideranças comunitárias. Através do Afluentes são realizadas reuniões com moradores, ações sociais nos bairros, busca ativa por moradores que se encaixam na Tarifa Social e outras iniciativas facilitadas pela integração com presidentes de bairros, líderes de associações e representantes de conselhos comunitários. Hoje o modelo do Programa Afluentes é replicado em diversas unidades da AEGEA pelo Brasil como premissa de atuação do grupo.

Na prática ambiental, a Águas Guariroba destaca o Viveiro de Mudas Isaac de Oliveira, responsável pela produção de mais de 50 mil mudas por ano para ações de plantio de espécies nativas do cerrado principalmente para a preservação de mananciais em áreas de proteção ambiental. Através do Instituto Aegea outras parcerias já estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso do Sul com o objetivo de viabilizar estudos sobre recuperação e segurança hídrica nas bacias do Pantanal e da APA (Área de Preservação Ambiental) do córrego Guariroba.

Outras ações refletem também nos indicadores operacionais concessionária: Campo Grande atualmente é uma das capitais do Brasil com o menor índice de perdas de acordo com dados do Ranking Nacional do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Este indicador aponta Campo Grande com um índice de 19% de perdas, número bem menor em comparação à média nacional que é de 40%, resultado dos investimentos direcionados à inovação e tecnologia em um dos mais completos programas de combate a perdas de água no setor do saneamento. Esses investimentos garantem a gestão otimizada da redução de perdas, com ações voltadas a automação tecnológica e controle de pressão fazendo com que reduza os pontos de vazamento nas ruas. Monitoramento através do moderno Centro de Controle de Operações (CCO), combate a fraudes e manutenção do parque de hidrômetros sempre atualizado também são iniciativas de combate a perdas de água no sistema da capital sul-mato-grossense.

Gestão e Universalização

A universalização do acesso ao saneamento básico é um dos principais legados que a atuação ESG da AEGEA trará para Mato Grosso do Sul. A capital, Campo Grande, passa por um dos maiores programas de investimentos na ampliação do sistema de esgotamento sanitários dos últimos anos. Iniciado em janeiro de 2023, o programa Campo Grande Saneada tem como objetivo implantar mais de 150 quilômetros de rede de esgoto em 10 bairros da cidade, beneficiando mais de 30 mil pessoas nas regiões. Somente no primeiro semestre, o programa já implantou mais de 117 km de rede, o que representa mais de 11 mil ligações de esgoto.

Já o programa Escolas Saneadas, lançado no ano passado, tem como objetivo priorizar a universalização do serviço de esgotamento sanitário em 116 escolas públicas de Campo Grande, beneficiando cerca de 50 mil estudantes com a construção de aproximadamente 27 mil metros de rede de esgoto.

No interior do estado, através de uma Parceria Público-privada com a Sanesul, a AEGEA tem o desafio de fazer do MS o primeiro estado brasileiro a universalizar o acesso ao esgoto coletado e tratado. O trabalho está sendo desenvolvido por meio da Ambiental MS Pantanal, empresa criada pela companhia com atuação em 68 cidades sul-mato-grossenses.

Instituto AEGEA

O Instituto Aegea acompanha e desenvolve soluções no campo do investimento social e negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Um dos desafios do Instituto é o de posicionar a Aegea Saneamento na vanguarda das melhores práticas socioambientais, valorizando e dando visibilidade às diversas ações que a empresa faz no campo social e pela proteção do meio ambiente, bem como avaliar novas tecnologias ambientais testadas no mercado e que possam complementar o portfólio de soluções que a Aegea aplica nos vários territórios em que está presente.

Compartilhar:

Veja Também

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.