Notícias

Ver notícia

Concessionária divulgou dados de análises de amostras de água realizadas em 2023.

A Águas Guariroba inaugurou nesta quinta-feira (11) 15 novos Pontos de Controle de Qualidade da Água (PCQ’s), que irão contribuir com o monitoramento da água na Capital. A estrutura possibilita a coleta de amostras de água em diferentes regiões da cidade, além de ser uma forma facilitada de toda a população ter acesso aos relatórios de qualidade da água emitidos pela concessionária.

No mesmo evento, foi divulgado o Relatório Anual de Qualidade da Água 2023, em cumprimento ao Decreto Federal nº 5.440, de 2005. O documento demonstra que o índice de potabilidade da água de Campo Grande ficou entre 98,61% e 99,57%, considerado excelente.

Além de colaboradores da Águas Guariroba, o evento contou com a participação de representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), da Vigilância Sanitária Municipal e da Vigilância em Saúde Ambiental.

“A Vigilância atende as reclamações da população por meio da ouvidoria. Então, quando a população reclama de algum consumo, algum característico diferente na água, a gente vai verificar. Normalmente, essas denúncias têm mais a ver com a questão interna da edificação, ou seja, as pessoas têm desconhecimento da necessidade de semestralmente higienizar o reservatório de água. Mas, em geral, temos uma água de qualidade muito boa”, comentou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Leonardo Azambuja Jacarandá.

No Laboratório de Qualidade da Águas Guariroba são analisadas cerca de 3 mil amostras de água por mês, mais de 36 mil análises por ano. Um monitoramento constante, que impacta na qualidade da água distribuída na Capital. “Hoje nós temos um padrão de excelência da qualidade da água, graças a um conjunto de ações que nós realizamos, desde a captação até a chegada na casa do cliente, realizando o monitoramento. Temos um tratamento cuidadoso, que passa por muitos processos, e um monitoramento em laboratório completo e eficaz, que é extremamente rigoroso”, pontua a gerente.

O PCQ é uma estrutura em metal, que possui uma torneira interna, de onde o técnico coleta a água e encaminha ao laboratório da Águas Guariroba. Na parte externa da estrutura existe um QRcode, com direcionamento para o site da concessionária. O objetivo dos PCQs é dar transparência aos relatórios emitidos mensalmente.

“Para além da legislação, nosso objetivo é democratizar o acesso às informações sobre qualidade da água em Campo Grande. De forma que todo cidadão que more na cidade ou esteja apenas de passagem, possa monitorar a potabilidade da água que está consumindo de forma simples e compreensível”, pontua o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

(Texto alterado para correção de informações)

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.