Notícias

Ver notícia

A concessionária concorreu com mais de 400 empresas de todo o Brasil, que passaram pela pesquisa de clima organizacional respondida pelos colaboradores.

Pelo quarto ano consecutivo, a Águas Guariroba venceu o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT), divulgado nesta sexta-feira (06). A premiação é uma iniciativa do Uol e da Fundação Instituto de Administração (FIA), que destaca as empresas com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores, a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento  mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de Gestão de Pessoas.

Com um iFEEx (nota média principal) de 87,6 na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada entre dezembro de 2022 e agosto de 2023, a empresa também se destacou como “Mais Incrível no setor Serviços Públicos”.

De acordo com o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira, a Águas Guariroba prima pelo compromisso com a sustentabilidade e no respeito à sociedade. Essa atuação pautada por princípios éticos se estende, naturalmente, ao tratamento que dá a seu quadro de colaboradores.

“São as pessoas que fazem a diferença no nosso negócio. Temos a missão de levar saúde e qualidade de vida para as famílias de Campo Grande, por meio de saneamento básico de qualidade, e isso só é possível com o comprometimento de quem veste a nossa camisa todos os dias, trabalha buscando inovação e aliando tecnologia aos serviços”, considera.

Assim como outras empresas grupo Aegea Saneamento, há na Águas Guariroba um forte compromisso com a diversidade, pautado principalmente pelo aumento do número de mulheres e negros em cargos de liderança

Além disso, ações de qualidade de vida têm se tornado cada vez mais frequentes. Exemplo é o “Medida Certa”, programa que incentiva hábitos saudáveis na alimentação e a prática de atividade física pela equipe.

No aspecto individual, as principais conquistas e desejos do colaborador têm sido abordadas em dinâmicas, roda da vida e workshops com autoavaliação, todos implantados no último ano.

“Além de proporcionar um ambiente acolhedor, a Águas Guariroba busca abraçar também as famílias dos nossos colaboradores. Promovemos o programa “Família na Empresa”, que proporciona um dia de passeio, conhecimento e integração em nossas estações de tratamento com os trabalhadores e seus familiares e damos boas-vindas aos filhos recém-nascidos dos colaboradores com cestas de presentes exclusivos, trazendo um pequeno enxoval personalizado com o nome do bebê”, conta o diretor-presidente

Por falar em filhos, este ano a licença-maternidade foi ampliada de 120 para 180 dias, e a paternidade, de cinco para 20 dias, para que as famílias comprometidas com o propósito da empresa se sintam um pouco mais acolhidas em um momento importante da vida.

Crescimento na carreira

Outro ponto forte da Águas Guariroba é raramente buscar novos chefes ou coordenadores fora de empresa. Por princípio, as vagas são anunciadas primeiro internamente – e quase todas são preenchidas por pratas da casa. Isso cria oportunidades de crescimento a todos os funcionários.

Também são oferecidos treinamentos para ampliar os conhecimentos técnicos e a capacidade de gestão dos líderes. Tanto que até mesmo outras unidades do Grupo Aegea ficam de olho nos profissionais formados na empresa para contratá-los.

Com a necessidade de ampliação do sistema de saneamento básico nacionalmente, a empresa prevê grande possibilidade de crescimento para os colaboradores e ganho de escala na pesquisa de novas tecnologias e melhoria de processos. Exemplos locais são os programas estratégicos Campo Grande Saneada, que já realizou a implantação de mais de 47 quilômetros de rede de esgoto e deve concluir mais 150 quilômetros, beneficiando mais de 16 mil famílias na capital sul-mato-grossense, e Escolas Saneadas, que prevê a construção de 27 mil metros de rede de esgoto, beneficiando 116 escolas públicas da cidade.

“O fato de nós termos estabelecido dentro da companhia uma trilha de carreira, onde cada um sabe onde pode chegar, que está aberta a possibilidade de se desenvolver, uma trilha de carreira e formação, isso com certeza faz uma grande diferença e nos trouxe essa premiação”, considera Themis.

A concessionária concorreu com mais de 400 empresas de todo o Brasil, que passaram pela pesquisa de clima organizacional respondida pelos colaboradores. Ao todo, cerca de 200 mil trabalhadores foram ouvidos em todo o país.

Compartilhar:

Veja Também

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.