Notícias

Ver notícia

Limpeza é executada em poucas horas, com os reservatórios cheios.

Como estratégia de manutenção preventiva, a Águas Guariroba inicia nesta terça-feira (1º) a limpeza de 13 reservatórios de água tratada distribuídos por Campo Grande. O serviço será executado por mergulhadores de uma empresa especializada em atividades subaquáticas, sem a necessidade de fechar as entradas e saídas de água, bem como esvaziar os tanques. A técnica evita desperdício e impactos na distribuição de água para a população.

Conforme o supervisor de operações da concessionária, Jeferson Cazuza, o trabalho é semelhante a limpeza de piscinas, com a aspiração do material sedimentado. O mergulhador guia o equipamento, garantindo a efetividade da ação.

“Há três anos a Águas Guariroba vem adotando esse procedimento de limpeza dos grandes reservatórios. No processo anterior, tínhamos que esvaziar o reservatório, utilizar uma grande quantidade de pessoas para a execução da limpeza, correndo o risco de desabastecimento temporário. Com os mergulhadores, a limpeza é executada em poucas, com os reservatórios cheios”, explica.

Para evitar qualquer tipo de contaminação, os mergulhadores usam uma vestimenta impermeável, hermeticamente fechada sobre um macacão térmico de Neoprene. Na cabeça, uma máscara full face, uma espécie de capacete integralmente vedado, completa a proteção. Nele estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Essa estrutura se comunica com a superfície através de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água.

Todo o trabalho é acompanhado por um mergulhador supervisor, que de fora do reservatório, monitora o serviço e assiste em tempo real ao que está acontecendo embaixo d’água, garantindo a segurança da operação. Essa comunicação permite a solicitação de alguma ferramenta ou de mais mangueira para ampliar a área de atuação.

Para redobrar os cuidados, os mergulhadores contam ainda com a técnica de toque por meio de uma mangueira umbilical, caso comunicação por voz falhe, o profissional faz contato movimentando esta mangueira.

 “Um dos diferenciais deste tipo de trabalho é a agilidade e é por isso que investimos em inovação na Águas Guariroba, para que as operações sejam feitas com eficiência e segurança, garantindo qualidade e evitando qualquer tipo de contratempo para o usuário”, ressalta o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.