Notícias

Ver notícia

Debater a igualdade racial no ambiente corporativo e promover o enfrentamento ao racismo foram os temas apresentados no 1º Fórum Respeito dá o Tom na sede da Águas Guariroba na tarde desta quarta-feira (20). O Fórum celebrou o Dia da Consciência Negra realizando uma roda de conversa para discutir a igualdade racial e o cenário do racismo no país. O evento contou com a participação do presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, da Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas, do ex-CEO do grupo Bayer Brasil, Theo Van der Loo, do gerente administrativo do IDBr, Tom Mendes e do prefeito de Campo Grande Marcos Trad, além de autoridades da Câmara de Vereadores e lideranças sociais.

Para o presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a concessionária vem constantemente desenvolvendo ações do Programa Respeito dá o Tom ampliando o debate sobre a igualdade racial no ambiente empresarial.

“O enfrentamento ao preconceito racial é um tema desenvolvido pela Águas Guariroba através do Respeito dá o Tom, tornando-se pioneira dentro do grupo Aegea. Temos hoje estabelecidos vários critérios que colocam a empresa à frente das questões raciais, se preocupando em levar até o ambiente corporativo um debate importante para todos os colaboradores”, destacou o presidente.

Empresário e ex-CEO do grupo Bayer Brasil, Theo Vander Loo, é um dos pioneiros no desenvolvimento de ações voltadas ao debate sobre o preconceito racial dentro de empresas. Servindo de inspiração para a criação do Respeito dá o Tom, o ex-CEO falou sobre o importante papel das empresas em desenvolver projetos que trazem a reflexão sobre a equidade racial no ambiente corporativo.

“As empresas precisam se engajar cada vez no enfrentamento ao preconceito racial tanto por uma questão de justiça e como também de fazer o que é certo. É necessário olhar para aqueles que são excluídos, olhar para os potenciais talentos que não são incluídos no mercado de trabalho. O Respeito dá o Tom é um programa que serve de exemplo e de inspiração para aquelas empresas que estão no começo de suas ações e também para aquelas que já realizam, à continuar os seus projetos”, destacou.

Representando o Instituto Identidades Brasil (ID_Br), o gerente administrativo, Tom Mendes falou sobre a importância da realização de um Fórum que aborde as questões raciais nas empresas, promovendo uma reflexão sobre a inclusão no mercado de trabalho. “O Fórum tem uma grande importância em mostrar o papel das empresas no enfretamento ao racismo e em ampliar a conscientização sobre a igualdade racial. É essencial que as empresas reconheçam o papel social que representam e a importância em fomentar a igualdade dentro do mercado de trabalho”, disse.

Respeito dá o Tom

Completando 2 anos de criação em 2019, o Respeito dá o Tom é um programa da Aegea e tem como objetivo a diminuição da desigualdade racial no mercado de trabalho. Para promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

A Aegea possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil – uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de direitos humanos e na luta pela igualdade racial da população negra, através da inserção no mercado de trabalho. A certificação significa que a empresa se compromete em realizar ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.