Notícias

Ver notícia

Na concessionária, 60% dos colaboradores se autodeclaram negros ou pardos, 37% brancos, 2% amarelos e 1% indígenas.

Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil, que destaca a importância da luta por diversidade racial no país. Há seis anos, por meio do programa Respeito Dá o Tom, a Águas Guariroba impulsiona o movimento da igualdade, com o objetivo de espelhar a demografia da população brasileira em seu quadro de funcionários.

“A Águas Guariroba acredita na importância de atuar como promotora de uma sociedade mais justa e inclusiva, impulsionando o movimento de igualdade de oportunidades para contribuir com a reparação histórica, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças de dentro para fora”, explica a coordenadora local do programa, Diuliana Carvalho Sampaio.

Criado em 2017, o programa Respeito dá o Tom atua em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento. Na parte de empregabilidade, o foco é em geração de oportunidade; no de desenvolvimento, a atenção é para a disponibilização de cursos de aprimoramento. O último pilar, de relacionamento, atua na sensibilização dos colaboradores por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial, assim como realiza parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.

“Eu penso que outras empresas deveriam fazer como a nossa e mostrar para a sociedade a importância de todos serem tratados como iguais, independente da cor. Aqui, eu me sinto bem, acolhido de verdade e nunca senti vergonha ou fui humilhado pela minha cor”, diz o agente comercial, Chamyr A Jean.

“O melhor seria não precisar ter programas assim, mas frente ao racismo estrutural do nosso país, é extremamente necessário para que possamos refletir a diversidade da população em todos os cargos hierárquicos da empresa”, considera a assistente administrativo, Andreia Cruz, que trabalha na recepção da concessionária.

Com a evolução de um trabalho com ações estruturadas, o programa expandiu para todas as unidades da Aegea. A companhia conta com 13 comitês, localizados de norte a sul, que seguem um cronograma de ações mensais locais. Em cinco anos, 65% dos colaboradores da companhia time se autodeclaram pretos ou pardos, sendo que 19% ocupam cargos de liderança.

A Aegea tem como meta, até 2030, o aumento da representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo para 27%. Além disso, também aumentará de 32% para 45% o número de mulheres na liderança. Essas metas estão atreladas a uma emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB) realizada em abril deste ano, operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil, sendo a Aegea pioneira a se comprometer com meta de diversidade racial em cargos de liderança.

Mais sobre o 20 de novembro
O Dia Nacional da Consciência Negra foi escolhido para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, quilombo da Região Nordeste do país. É como uma reivindicação para tornar essa figura histórica como símbolo de resistência. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695 e atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil. A celebração da data acompanha movimentos mundiais em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os povos.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo