Notícias

Ver notícia

Desde que perdeu a mobilidade das pernas, dona Leontina da Silva Souza, de 85 anos, vive com a filha mais nova, Maria Teresa. As duas sobrevivem com renda de aproximadamente um salário-mínimo e manter as contas em dia é uma dificuldade diante dos problemas de saúde.

Nesta semana, a família recebeu a visita do assistente de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Leandro Inácio do Nascimento. O objetivo da visita foi transferência do cadastro da Tarifa Social para o nome de dona Leontina, já que o titular original era o marido dela, que faleceu no último ano.

“Eu sofro de osteoporose e distrofia muscular. Hoje sou aposentada, minha renda é pouca e a Tarifa Social faz grande diferença. Meu marido estava cadastrado, mas ele morreu recentemente e agora nós vivemos com um salário. A gente cuida muito da água que usa e é muito bom ter o desconto”, pontua.

O programa Tarifa Social é um benefício que tem como propósito a inclusão social, favorecendo famílias em situação de vulnerabilidade. A Tarifa Social concede 50% de desconto no pagamento das faturas de água e esgoto, para ter acesso ao benefício, as famílias precisam fazer um cadastro de forma presencial, mas em casos de dificuldade de mobilidade ou outras situações que impedem a ida até uma das lojas de atendimento, o setor de Responsabilidade Social da Águas Guariroba realiza o cadastro em domicílio.

“Precisamos ter um olhar mais aproximado para entendermos a situação. As vezes os clientes não conseguem expressar suas necessidades ou tem dificuldade para se locomover e, então, nós vamos realizar essas análises in loco, para acharmos a melhor forma de ajudá-los”, explicou o assistente de responsabilidade social, Leandro Inácio do Nascimento.

Para Maria Marlin Reinoso, a Tarifa Social significa voltar a ter acesso a água. Até a intervenção da Águas Guariroba, ela e a irmã viviam sem água tratada, pois não acreditavam que conseguiriam quitar dívidas antigas e nem tinham direito a Tarifa Social.

Após a visita do setor de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, a dívida foi renegociada e teve uma redução de 95%. “Estamos usando a água dos vizinhos há mais de um ano, o desconto na dívida vai ajudar a gente bastante, ter água de novo é uma benção”, exaltou Ramona.

Programa Tarifa Social

O programa Tarifa Social beneficia mais de 23 mil famílias em Campo Grande, com desconto nas contas de água e esgoto. Para participar o interessado deve ter renda inferior a meio salário-mínimo vigente per capita; ser proprietário de um único imóvel exclusivo à sua moradia e de sua família ou possuir contrato de locação.

Ademais, deve ser consumidor monofásico de energia elétrica, cujo consumo não pode ultrapassar 220Kwh/mês e não consumir mais que 20m³/mês de água. Pacientes com câncer ou doenças renais crônicas comprovadas por laudo também podem aproveitar do benefício caso tenham renda per capita de até dois salários-mínimos.

Os documentos necessários para cadastro na Tarifa Social são:  RG; CPF; Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS); Comprovante de Renda (Carteira de Trabalho ou outros); conta de Água atualizada; conta de luz atualizada. Em caso de câncer ou doença renal crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.

O cadastro para a Tarifa Social precisa ser renovado anualmente junto à Águas Guariroba.

Compartilhar:

Veja Também

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.