Notícias

Ver notícia

Eficiência operacional, responsabilidade social e gestão sólida garantem prestação de serviços de excelência.

Da água purificada que sai das torneiras de toda a cidade ao esgoto tratado e devolvido ao meio ambiente de forma responsável, há 23 anos a Águas Guariroba transforma a realidade do saneamento básico em Campo Grande.

Responsável pelos serviços de captação, adução, produção, tratamento e distribuição de água potável, bem como a coleta, o afastamento, tratamento e a disposição final do esgoto da capital do Mato Grosso do Sul, a concessionária é uma empresa da Aegea Saneamento, a maior companhia privada do setor no país.

Desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento, a Águas Guariroba trabalha para construir uma nova história para Campo Grande. A concessão é de 2000, mas o atual grupo acionário assumiu a empresa a partir de 2005. De lá para cá, a concessionária tem investido em melhorias nos sistemas de saneamento básico da Capital sul-mato-grossense.

Com o papel fundamental de fornecer elementos vitais para a qualidade de vida de quase 900 mil campo-grandenses, em pouco mais de duas décadas de atuação, a Águas Guariroba fez o abastecimento de água chegar a 99,9% da cidade e promoveu um avanço de 29% para 87% na cobertura da rede de esgoto.

O diretor-executivo da concessionária, Gabriel Buim explica que uma gestão de qualidade aliada a eficiência operacional e o compromisso com a sustentabilidade, por meio de uma atuação pautada pelo respeito a sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos, são os principais responsáveis pela ampliação dos serviços.

“Toda atividade humana gera algum tipo de impacto ao meio ambiente. No caso dos serviços de saneamento básico, entre as consequências estão o bem-estar, dignidade, a valorização de imóveis e, principalmente, saúde a preservação dos nossos recursos naturais, por isso nossas ações envolvem planejamento e dedicação”, pontua.

Com uma operação comprometida em promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental de maneira integrada e dispor dos meios necessários para sua implementação e atualização, a Águas Guariroba segue os padrões de qualidade da água inclusos no Anexo XX da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde para garantir a qualidade da água tratada. A concessionária tem um laboratório que avalia diariamente a qualidade da água de Campo Grande.

 Além disso, anualmente a empresa divulga um relatório de qualidade com os índices correspondentes aos padrões exigidos pela Portaria.

Graças a eficiência operacional da empresa, Campo Grande ocupa a segunda posição entre as capitais com o menor índice de perdas de água do Brasil. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 38%, na Cidade Morena o índice é de 19%, conforme o ranking. Este é o quarto ano consecutivo que a cidade está entre os cinco municípios com o menor índice de perdas de água.

Os avanços na coleta e tratamento de esgoto também são prioridade nas ações de melhoria realizadas pela Águas Guariroba. Todo o esgoto coletado pela concessionária é tratado antes de ser lançado nos córregos. Hoje, a Capital conta com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A maior, ETE Los Angeles, trata 1080 litros de esgoto por segundo. Já a ETE Imbirussu tem tecnologia inédita no Brasil e trata 120 litros de esgoto por segundo.

“Pela meta estabelecida no Marco Legal do Saneamento Básico, o Brasil deverá atender 99% da população com acesso ao abastecimento de água potável e 90% de atendimento à coleta e tratamento de esgoto até 2033. Em Campo Grande, vamos garantir 98% de cobertura da rede de esgoto em 2029 e a Capital de Mato Grosso do Sul pode ser a primeira do país a alcançar a universalização no saneamento básico”, ressalta o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.

Em 2023, a concessionária implementou o programa Campo Grande Saneada, com a construção de 194 quilômetros de rede de esgoto até o momento, resultando em 20,2 mil ligações de esgoto implantadas na cidade, gerando um impacto nas vidas de mais de 50 mil pessoas.

E as iniciativas da concessionária vão além do que está previsto em contrato. A Águas Guariroba tem oito programas sociais voltados para a educação ambiental e assistência social para acesso ao saneamento, que juntos beneficiaram mais de 75 mil pessoas em 2023.

Entre os projetos, está o Programa Sanear, que em 2023 já beneficiou mais 4 mil alunos de 38 escolas com palestras sobre educação ambiental, concurso de produção de texto e arrecadação de óleo usado.

“A Águas Guariroba prima pelo compromisso com a sustentabilidade e respeito à sociedade. Essa atuação pautada por princípios éticos nos faz buscar melhorias contínuas e nos direciona para ações que vão além de nossas obrigações contratuais, reforçando nosso compromisso com a comunidade onde estamos”, pontua o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.

Às margens da BR-262 em Campo Grande, dentro da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles, a natureza se desenvolve por meio do cultivo de mudas de árvores nativas do cerrado. Inaugurado em 2010, como uma iniciativa institucional da Águas Guariroba – concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Campo Grande – o viveiro de mudas foi reinaugurado no ano passado recebendo o nome “Viveiro Isaac de Oliveira”, artista regional, falecido em 2019, que eternizou as cores da fauna e flora sul-mato-grossenses em suas obras.

Desde a sua concepção, o principal objetivo do Viveiro tem sido restaurar e recuperar áreas de nascentes e matas ciliares dos córregos Guariroba e Lageado, através do replantio de mudas. De lá para cá, já foram produzidas mais de 600 mil árvores.

“Além de serviços de excelência, queremos transformar vidas por meio de nosso trabalho, por isso, nesses 23 anos trabalhamos com toda dedicação e respeito que Campo Grande merece”, finaliza Themis de Oliveira.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas Guariroba trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Campo Grande.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.