Notícias

Ver notícia

Em média, são realizados 210 testes de determinação de grau de compactação em solos e em asfalto e outros 30 ensaios referentes aos insumos aplicados nas obras da concessionária por mês.

Na Estação de Tratamento da Águas Guariroba, a água não é a única protagonista. Ali também existe um espaço totalmente dedicado ao estudo de outro elemento importantíssimo para a execução plena e eficiente dos serviços da concessionária responsável pelo abastecimento de água e serviços de esgoto em Campo Grande: o solo.

Criado em 2018, o Laboratório de Solos & Asfalto da Águas Guariroba tem um papel fundamental na recomposição de valas com solos e em serviços de repavimentação asfáltica, nas obras de saneamento.

“Todos os insumos empregados nesses serviços são devidamente testados em nosso laboratório de acordo com normas técnicas vigentes e, também, em serviços aleatórios em campo, como contraprova. Desta maneira, garantimos que os insumos empregados nos serviços de recomposição de valas possuam o desempenho necessário para entrega de serviços com qualidade e que atendam aos parâmetros normativos exigidos”, explica a coordenadora do laboratório, engenheira civil Maira Paulina Tiguman.

Em suma, o laboratório garante que as valas abertas em solo pela concessionária, para realização de manutenção ou obras, sejam tapadas com qualidade, evitando afundamentos ou rachaduras. Em média, são realizados 210 testes de determinação de grau de compactação em solos e em asfalto e outros 30 ensaios referentes aos insumos aplicados nas obras da concessionária por mês.

“O grau de compactação em ensaios de solos e asfalto é de suma importância para avaliar as probabilidades de ocorrer afundamentos em valas. O grau de compactação mínimo em solos, de acordo com norma do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), é de 100%. Se nosso ensaio em campo, de avaliação da qualidade de execução de um serviço, resultar em grau de compactação abaixo de 100%, esse serviço é recusado e tratado como retrabalho, pois a chance de essa vala recalcar/afundar, é grande”, explica.

A equipe composta por nove profissionais ainda realiza a fiscalização e o acompanhamento de obras, para que o serviço executado esteja dentro dos padrões de qualidade. “Os colaboradores que trabalham com solos e com asfalto na Águas Guariroba recebem capacitações a cada 6 meses, como reciclagem. Essas capacitações têm como principal objetivo ensinar as equipes de campo (próprias e terceirizadas) a trabalharem corretamente com os equipamentos e com os insumos ensaiados em laboratório, de modo que entreguem um serviço de excelência em vias urbanas”, pontua a coordenadora.

Além dos treinamentos para equipes da concessionária, o laboratório também oferece capacitação para órgãos públicos e empresas. “Já realizamos treinamento prático para equipes operacionais e área técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep CG), além da concessionária de gás em Campo Grande e equipes de diversas unidades do grupo Aegea, como Sinop/MT, Sorriso/MT, Ariquemes/RO, Rolim de Moura/RO, Manaus/AM”, conclui a coordenadora.

O Laboratório de Solos & Asfalto da Águas Guariroba está localizado na Estação de Tratamento de Água Guariroba, na BR-262, saída para Três Lagoas.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.