Notícias

Ver notícia

Engenheiros e especialistas em saneamento vieram para conhecer processos adotados pela concessionária que tem gerados resultados de excelência.

A Águas Guariroba está recebendo nesta semana um grupo de 18 profissionais da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Engenheiros e especialistas em saneamento do Rio Grande do Sul estão em Mato Grosso do Sul para conhecer os processos adotados na concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Campo Grande, a fim de trocar experiências de controle operacional e gestão.

Na quinta-feira (16), os profissionais visitaram a sede administrativa da Águas Guariroba, além do Centro de Controle de Operações (CCO) e o Centro de Controle de Serviços (CCS).  Nesta sexta-feira (17), a visita está sendo realizada na Estação de Tratamento de Águas Guariroba e na Estação de Esgoto Los Angeles. “Conseguimos avaliar as boas práticas utilizadas nos processos da Águas Guariroba, estabelecer benchmarking e identificamos maneiras de melhorar os nossos indicadores da Corsan”, pontuou Alexandre Kunkel da Costa, gerente de Operação – SURMIS – CORSAN.

Atualmente, a Corsan atua em 317 municípios, atendendo cerca de 6,5 milhões de gaúchos, pouco mais da metade da população do Estado. Em leilão no dia 20 de dezembro de 2020 a estatal foi adquirida pela Aegea Saneamento, que assumiu a administração da Companhia em 7 de julho de 2023.  

Com a assinatura do contrato de concessão do sistema de saneamento até 2058, a empresa anunciou investimento de R$ 1,5 bilhão ao ano para a operação e qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário, totalizando R$ 15 bi até 2033, prazo estabelecido por lei federal para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. A principal meta será a ampliação do atendimento da população com coleta e tratamento de esgoto, que deve saltar dos atuais 20,1% para 90% até 2033.

Em Campo Grande, o abastecimento de água chega para 99,9% da população e a coleta da rede de esgoto ultrapassa os 86%. Pela meta estabelecida no Marco Legal do Saneamento Básico, o Brasil deverá atender 99% da população com acesso ao abastecimento de água potável e 90% de cobertura da coleta e tratamento de esgoto até 2033.  Mas, conforme planejamento da Águas Guariroba, a capital de Mato Grosso do Sul deve atingir 98% de cobertura da rede de esgoto em 2029 e pode ser a primeira do país a alcançar a universalização no saneamento básico.

“O que mais nos chamou atenção foi a maneira organizada com a qual a Águas Guariroba engaja seus colaboradores e o organização de seus processos, sobretudo o CCO. Fizemos uma ponte do RS com MS, que além de aproximar unidades de negócio, integrar pessoas, certamente vai engrandecer a nossa parceria a trará ótimos frutos para o grupo”, considera o gerente de operações da Corsan.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.