Notícias

Ver notícia

Concessionária vem intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar o desabastecimento de água.

O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, participou nesta sexta-feira (24) de reunião especial na Câmara Municipal de Campo Grande para tratar de medidas e ações de políticas públicas de enfrentamento às altas temperaturas.

Com o registro de ondas de calor intenso durante o período de estiagem e atingindo níveis recordes, a Águas Guariroba vem intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar o desabastecimento de água, devido ao aumento de consumo.

Como resultado dessas ações, a concessionária registrou o índice de 311 milhões de litros de água captados em apenas um dia no mês de novembro, número recorde em 23 anos de operação. “O volume recorde celebra os investimentos em segurança operacional dos últimos anos, mantendo a cidade abastecida 24 horas, além de destacar os investimentos que temos feito em infraestrutura e, principalmente, na preservação de nascentes, por meio do plantio de mudas nas Área de Proteção dos córregos onde realizamos captação de água, Guariroba e Lajeado”, explicou o diretor-presidente.

As mudas plantadas nas APAS são provenientes do Viveiro Issac de Oliveira, criado em 2010 pela Águas Guariroba, com o objetivo de restaurar matas ciliares de Campo Grande. Desde a criação do Viveiro, mais de 600 mil mudas já foram produzidas, 50 mil por ano, todas de espécies nativas do cerrado.

Além disso, neste ano, a Águas Guariroba ativou três novos poços de água que reforçaram o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.

“Para mim, é um imenso privilégio poder dizer que não corremos riscos de desabastecimento, mesmo nos dias de consumo recorde. As mudanças climáticas são uma realidade e posso dizer que estamos preparados para o que ainda está por vir e ainda contribuindo com o meio ambiente”, ressalta Themis de Oliveira.

Distribuição assistida

Além dos investimentos em produção de água, a Águas Guariroba conta com um moderno sistema de monitoramento de distribuição de água em Campo Grande. O CCO – Centro de Controle Operacional é o coração da empresa nas ações de abastecimento.

 No CCO é possível acompanhar em tempo real os volumes de água captada, tratada e principalmente distribuída. Com o monitoramento é possível identificar quando as pressões baixam em determinadas regiões, reservatórios e estações elevatórias de água tratada (EEAT), permitindo que as equipes de manutenção atuem de modo rápido e eficiente, garantindo que os índices de perdas de água continuem sendo um dos melhores do Brasil.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas Guariroba oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Guariroba.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.