Notícias

Ver notícia

Ao todo, 12 alunos venceram o concurso de redação instituído em atenção ao Dia Nacional das Tradições Africanas

A Águas Guariroba participou nesta sexta-feira (17) da cerimônia de premiação do concurso “História e Cultura Afro-Brasileira”, realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Estado de Educação. Ao todo, 12 alunos venceram o concurso de redação instituído em atenção ao Dia Nacional das Tradições Africanas em diferentes categorias e receberam os tablets como prêmio.

O concurso, lançado em abril de 2023, envolveu alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando o tema ‘Quais as contribuições das tradições e culturas africanas para a formação da identidade brasileira?’

O apoio da concessionária ao concurso se deu por meio de uma parceria com a 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos de Campo Grande, o Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC) e o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) do MPMS, além da Secretaria Estadual de Educação (SED).

A premiação ocorreu durante o evento “Tradição e cultura africanas na formação da identidade brasileira”, que reuniu promotores de justiça e palestrantes para discutir o tema.

Os prêmios aos estudantes foram entregues pela Gerente de Comunicação da Águas Guariroba, Fabiana Simão, pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni, Conselheiro Administrativo-Consultivo da ESMP-MS; pela Assessora Pedagógica da Coordenadoria de Ensino Médio, Educação Profissional, Andrea Stalke; pela Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC), Procuradora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira; pelo Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), Promotor de Justiça Douglas Silva Texeira; e pelo Secretário Executivo de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira.

Além dos tablets, os estudantes receberam um diploma de “Honra ao Mérito” e agora terão suas produções publicadas em uma obra em comemoração aos 20 anos da Lei nº 10.639/ 2023, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. As escolas onde estudantes estão matriculados ainda foram contempladas com um notebook.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.