Notícias

Ver notícia

Prêmio reconhece inovações criadas e implantadas em todo o Grupo Aegea.

A Águas Guariroba conquistou quatro prêmios do Inovae – Prêmio Inovação Aegea 2023. O concurso contou com 178 inscrições, sendo que seis ideais estavam na reta final da disputa. A live de premiação foi realizada nesta terça-feira (19).

A concessionária conquistou 1° e 3º lugar na categoria Gestão e Processos, com os projetos AIA Chatbot Operacional – Informações dos Centros de Controle e Novo método de mapeamento de clientes pelo monitoramento de DBO, respectivamente. Além da 1ª e 2ª posição na categoria Eficiência Operacional, com os projetos Hidrômetros Inteligentes: Telemetria em Rede Colaborativa (1º lugar) e Otimização da correção de coordenadas das ligações (2º lugar).

O projeto AIA Chatbot Operacional – Informações dos Centros de Controle, executado pelos colaboradores Carlos César Oliveira Araujo Filho; Isabelle Cristina da Silva Bena e Lucas Amarilla Saucedo, consiste na criação e implementação de um chatbot multiplataforma, para fornecer informações dos centros de controle operacionais de forma fácil, rápida e proativa, permitindo acesso a dados em tempo real, gráficos, notificações de eventos operacionais e alarmes importantes. Uma solução nomeada como AIA (Aegea Inteligência Artificial).

“Através do chatbot é possível se antecipar problemas, com alertas em tempo real, redução de riscos operacionais e de reputação, além da centralização e padronização dos dados operacionais na Aegea. Com mais de 200 usuários ativos e mais de 25 mil notificações e alarmes enviadas nos últimos 8 meses, essa solução já está presente em todas as regionais atendidas”, explicou Isabelle Cristina da Silva Bena, supervisora de Planejamento e Controle.

Já o Novo Método de Coleta de Amostras e Mapeamento de Clientes, implantado pelo coordenador de esgotamento sanitário Renato Ozorio Vilela gera receita através do monitoramento e cobrança de DBO – Demanda Bioquímica de Oxigêneo lançada na rede.

Na categoria Eficiência Operacional, o projeto Hidrômetros Inteligentes: Telemetria em Rede Colaborativa, de Carlos César Oliveira Araujo Filho; Isabelle Cristina da Silva Bená e Alexandre da Silva Araujo, é sobre a implementação de uma solução inovadora de transmissão de dados para monitorar volumes de água de grandes clientes em tempo real. A tecnologia utiliza smartphones para captar as informações e transmitir para servidores da concessionária através de uma rede colaborativa, que otimiza a gestão de operações e molda estratégias comerciais, impactando positivamente toda a empresa.

Já o projeto Otimização da Correção de Coordenadas das Ligações, de Ronaldo Lisboa Gomes, Gyovanna Pereira de Almeida e Bianca Santiago Lima, utiliza scripts Python aliados ao GIS (QGIS/ArcGIS) para a otimização do processo de correção das coordenadas das ligações presentes na base cadastral da Águas Guariroba, para aumento da assertividade das atividades que consomem essa informação.

“É muito gratificante trabalhar em um ambiente onde o espirito de inovação está sempre presente. Com muito orgulho, ficamos em 2º lugar na categoria Inovação em Eficiência Operacional, é uma grande satisfação para todos nós”, disse o analista de cadastro Ronaldo Lisboa Gomes.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas Guariroba é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Aperte o play Saiba mais
Aperte o play

Confira nossos conteúdos em vídeo

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas Guariroba e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.