Programa de Redução de Perdas

Programa de Redução de Perdas

Consciente de sua responsabilidade para com a conservação dos recursos hídricos, a Águas Guariroba mantém um Programa de Redução de Perdas (PRP).

A “perda” é a diferença entre o volume de água disponibilizado para o abastecimento público e o volume utilizado pela população. Vazamentos, fraudes, erros de medição (macromedidores e hidrômetros ineficientes) são algumas causas das perdas.

Para reduzir o índice de perdas em Campo Grande, a Águas Guariroba lançou o Programa de Redução de Perdas (PRP) em dezembro de 2006. Na época, o índice estava em torno de 56%.

O PRP é um trabalho contínuo que envolve investimentos em tecnologia, melhorias operacionais e capacitação dos colaboradores. O resultado do trabalho realizado pela Águas Guariroba superou a expectativa: o atual índice de perdas no sistema de abastecimento de água de Campo Grande está em torno de 19%.

Além de combater o desperdício no caminho da água pela rede de distribuição, as ações do PRP garantem a medição correta da água disponibilizada pela empresa e utilizada pela população.

As principais ações do PRP são: combate à fraude; troca de hidrômetros antigos; calibração/troca de macromedidores; microsetorização (subdivisão) de setores de fornecimento de água; controle da mínima noturna (volume de água disponibilizado durante a noite, quando o consumo é menor) através de telemetria; geofonamento noturno para detectar vazamentos não aparentes; ações preventivas e mais agilidade no reparo das redes no caso de rompimento da tubulação; maior controle de qualidade dos materiais utilizados pela empresa.

Com o PRP, o sistema de abastecimento de Campo Grande está cada vez mais eficiente, garantindo melhor regularidade no fornecimento de água para a população e principalmente, contribuindo com a preservação da água para esta e para as futuras gerações.

Share Button