Geofonamento

Geofonamento

Todas as noites, técnicos da Águas Guariroba percorrem as ruas de Campo Grande em um trabalho minucioso: com o geofone, um aparelho semelhante ao estetoscópio dos médicos, eles caminham “ouvindo” a rede de água a procura de vazamentos não visíveis. O trabalho começou nas regiões onde o índice de perdas era maior, mas a idéia é percorrer toda a cidade.

O trabalho inicia à meia – noite, quando a cidade está em silêncio. Como o equipamento de geofonamento é muito sensível aos sons, é preciso que haja o mínimo de interferência para que os técnicos possam ouvir o ruído dos vazamentos. A equipe recebe um mapa com o caminho a ser percorrido, se divide em grupos de três pessoas, que seguem para os bairros. Enquanto um caminha pela rua com o geofone, “ouvindo a rede de água”, os outros membros da equipe utilizam um equipamento mais simples, o stick, para ouvir todos os cavaletes das residências.

Quando escutam o barulho do vazamento, os técnicos sinalizam o asfalto ou calçada com tinta branca. O endereço é repassado à equipe de manutenção, que dá continuidade ao trabalho consertando a tubulação de água o mais rápido possível.

Share Button