A Águas Guariroba está sempre em ação por Campo Grande.
Seja ampliando a rede de água e esgoto, seja investindo em melhorias na captação e na qualidade da água ou no aumento da capacidade de tratamento do esgoto que é devolvido para a natureza. Sempre inovando, pesquisando e trabalhando para que importantes mudanças aconteçam em nosso processo e que essa evolução chegue até você em forma de mais qualidade de vida.
Ações realizadas pela Águas para melhorias da rede de água ou de esgoto podem gerar transtornos como trânsito impedido em algumas vias por um certo período de tempo. Confira aqui informações sobre o trabalho da Águas Guariroba por Campo Grande e saiba mais sobre obras e trechos interditados.
Tipo de obra:

Modernização da Rede de Água

Período:

01 a 30 de Outubro

Ruas:

Euclides da Cunha
Silveira Martins
Antonio Maria Coelho
13 de maio
Helio Castro Maia
Av. América
Campo Grande possui atualmente uma rede de abastecimento de aproximadamente 4.000 quilômetros de extensão. Para atender à demanda, a Águas Guariroba vem investindo em infraestrutura e tecnologias para ampliar o monitoramento da produção de água na capital sul-mato-grossense.
Entre as principais ações estão os trabalhos voltados para a redução de perdas de água, como as obras de substituição de rede.
Alguns trechos já foram concluídos e algumas vias ainda serão interditadas para que o trabalho continue. Em cada trecho, a obra dura em média três dias dedicados aos serviços de melhoria de abastecimento de água. A previsão é que até dezembro parte da rede já tenha sido renovada, completando o objetivo de melhorias no abastecimento de água para 2019.
Antes de chegar à sua casa, a água percorre um longo caminho.
Da nascente ela vai para os rios, onde é captada e bombeada para as Estações de Tratamento de Água.
Após vários testes e etapas de tratamento, a água é distribuída por meio de adutoras e vai para as redes de distribuição. Na rede, ela é direcionada para reservatórios e, só então, chega no sistema de abastecimento da cidade. O cálculo da perdas de água em uma cidade é feito da seguinte forma:
As perdas ocorridas são classificadas em dois tipos: perdas físicas e não físicas. Perdas físicas correspondem à água perdida ao longo do transporte para a população. Esse tipo de perda geralmente acontece por vazamentos no sistema de abastecimento, o que é normal com o desgaste natural da rede.
As perdas não físicas acontecem quando a água é consumida mas não é registrada. Responsável por 50% do total de perdas, as não físicas são resultado de captações clandestinas de água tratada, hidrômetros com fraude ou sem manutenção.
O Instituto Trata Brasil divulgou recentemente que, em nosso país, 37% da água tratada é perdida durante seu trajeto, o que gera um prejuízo anual aproximado de R$8 milhões de reais. Essa quantidade de água perdida poderia beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas por ano. E essa quantia em dinheiro poderia ser revertida em investimentos importantes para o Saneamento Básico.
Coleta e tratamento de esgoto são sinônimos de desenvolvimento.
Campo Grande trata 100% do que é coletado. O desafio é continuar expandindo a rede de coleta, modernizar a rede já existente e aumentar a capacidade de tratamento para devolver à natureza.
Nesse sentido, a Águas Guariroba incentiva a pesquisa, toma a ação e investe, fazendo acontecer um serviço de coleta e tratamento de esgoto cada vez melhor, garantindo mais saúde e qualidade de vida para Campo Grande.
Com obras em várias regiões de Campo Grande, a equipe da Águas, juntamente com a Prefeitura de Campo Grande, segue trabalhando para garantir a implantação da rede de esgoto, drenagem e pavimentação das ruas em bairros da cidade.
A Águas Guariroba iniciou em janeiro a implantação da rede de esgoto para os bairros de Campo Grande, já totalizando 45 quilômetros de rede implantada com 2,9 mil ligações efetuadas.
Durante a implantação da rede de esgoto, informamos que haverá algumas interdições momentâneas de ruas para abertura e passagem das tubulações de esgoto pela equipe da Águas e drenagem e pavimentação por parte da Prefeitura.
Trazendo todas estas benfeitorias nos bairros contemplados.
Todas essas obras de renovação e ampliação da rede de esgoto vão aumentar a capacidade de captação de esgoto em Campo Grande em 20%. Com mais esgoto captado, será necessária aumentar a capacidade de tratamento. Por isso, a Águas Guariroba também está investindo para ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Los Angeles.
A estação está em obras e tem previsão de conclusão em dezembro de 2019. A grande inovação para o aumento da capacidade de tratamento de esgoto será a construção do novo Reator biológico em Aço Vitrificado. Essa inédita tecnologia, elaborada e projetada pela equipe de engenheiros da Águas Guariroba e com fabricação de peças por uma empresa norte-americana, possibilita maior eficácia no tratamento e segurança ao meio ambiente.
Sempre em ação, a Águas não para de investir, pesquisar e trabalhar pela evolução do Saneamento Básico de Campo Grande. E você é parte importante desse processo. A transformação do uso consciente dos nossos recursos em hábitos saudáveis de consumo deve ser o objetivo de cada cidadão. Por isso a Águas separou algumas informações dicas importantes pra você por em ação.
Aproveite a água da máquina
para lavar a calçada;
Troque a mangueira pelo balde
para lavar o chão;
Evite banhos demorados e feche
o chuveiro quando for se ensaboar;
Feche a torneira enquanto escova
os dentes ou faz a barba;
Feche bem as torneiras após o uso;
Aposte nos arejadores de torneira.
Eles diminuem o volume de água sem
prejudicar o fluxo;
Antes de lavar a louça, remova restos
de comida dos pratos e das panelas;
Molhe plantas e jardins ao entardecer
ou amanhecer e utilize regador em vez
de mangueira.
Além dos vazamentos que acontecem na rede, existem os vazamentos internos que acontecem dentro de casa. Desperdícios que também comprometem nosso recurso hídrico e pesam no bolso do cidadão.
Por isso, cada um pode fazer a sua parte ficando de olho no consumo o seu imóvel e verificando possíveis vazamentos.
Confira dicas de como evitar as perdas de água/vazamentos:
Com a caixa d’água cheia, feche todas
as torneiras e desligue aparelhos que
usam água. Se o hidrômetro continuar
se movimentando há algum vazamento
na casa;
Mofo e umidade em paredes e mudança
da coloração do revestimento podem
indicar vazamentos de água;
Depois de um tempo sem usar o vaso
sanitário, encoste um papel absorvente
na parede do vaso. Se o papel ficar
molhado é sinal de vazamento na válvula
ou na caixa de descarga;
e a torneira não for alimentada
por caixa d’água, feche o registro
da casa, abra a torneira e espere
a água parar de sair. Depois, coloque
um copo cheio de água na boca da
torneira. Se a água do copo for sugada
pela torneira, há vazamentos no caso;
Se você sabe por onde passa o encanamento
da parede, bata com cuidado nessa área.
Se o som for diferente em alguma parte,
há possibilidade de vazamentos.
A Águas está em ação ampliando a rede de esgoto. Informe-se se a rede está disponível na sua rua e faça a ligação do seu imóvel, assim, sua qualidade de vida e as condições sanitárias melhoram, além de preservar o meio ambiente e valorizar o seu imóvel.:
Como solicitar a ligação de esgoto?

Ligue para 115 ou 0800 642 0115 e confira se a rede está disponível.

A ligação interna, que é responsabilidade do morador, precisa estar preparada para ser interligada à rede da Águas Guariroba.

Com tudo pronto, ligue e peça para a equipe especializada entrar em contato para fazer a visita e o contrato.

O uso correto e a adequada interligação do imóvel à rede coletora de esgoto são responsabilidade do usuário.

É obrigatório:
Utilização de caixa de gordura.

É proibido
Ligar água de chuva na rede pública de esgoto;
Despejar esgoto em galerias de águas pluviais;
Descartar materiais que possam provocar a obstrução ou retorno do esgoto da rede para o imóvel;
Despejar substâncias que possam causar incêndios, explosões ou risco à vida e à saúde pública;
Qualquer coisa que prejudique a operação e manutenção dos sistemas de esgoto;
Soltar substãncias tóxicas que interfiram em processos biológicos/ecológicos.

www.aguasgariroba.com.br
115 ou 0800 642 0115