Ciclo da Água

Ambiente
Energia Solar – Quando o sol começa a esquentar a água, ocorre a evaporação. É ela que vai formar as nuvens que irão resultar na chuva.

Chuva – Quando há uma grande concentração de gotas, as nuvens ficam pesadas e é formada a chuva. A água que cai sobre a terra servirá para animais, plantas e seres humanos.

Vento – O vento move as nuvens, fazendo com que as chuvas sejam distribuídas pela extensão terrestre.

Oceano – A água do oceano evapora com a energia solar e ajuda a formar as nuvens de chuva.

Transpiracão – A água retida nas plantas e na terra vai para a atmosfera e ajuda na formação das nuvens de chuva através da transpiração.
Água Subterrânea – A água subterrânea vai para a atmosfera e ajuda na formação das nuvens de chuva através da transpiracão da terra e das árvores quando elas são aquecidas pela energia solar.
Evaporação – A água dos rios, lagos e oceanos evapora com a energia solar e forma as nuvens.
Neve e gelo – A neve e o gelo escorrem pelo interior da terra e ajudam na formação das nuvens seja pela transpiração das árvores e terra, seja pela evaporação de rios e oceanos.
Rios, Córregos e Lagos – A água dos rios e lagos evapora com a energia solar e ajuda a formar as nuvens.

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO MUNDO

A Terra é formada por 3/4 de água e apenas 1/4 de terra. Apesar da abundância de água em nosso planeta, 97,5% são de água salgada, vinda de mares e oceanos; a água doce representa apenas 2,5% do total de água do mundo.

A ÁGUA NO BRASIL
O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 13,7% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo – o Amazonas – e parte do maior reservatório de água subterrânea do planeta – o Sistema Aqüífero Guarani.No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população.

A ÁGUA EM MATO GROSSO DO SUL
Em MS existem duas importantes bacias que abastecem o Estado: a bacia do rio Paraguai e a bacia do rio Paraná, além do aquífero Guarani.Apesar de nosso Estado ser rico em águas, precisamos estar atentos à nossa água, com a quantidade e a qualidade. O volume total de água não está se reduzindo, porque não há perdas no ciclo de evaporação e precipitação; o que caracteriza a escassez é o aumento da população e a poluição. E a poluição afeta tanto as águas superficiais quanto as subterrâneas, exigindo tratamentos cada vez mais complexos.

A ÁGUA NA NOSSA VIDA!

Higiene Diária
Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc;
Alimentação
Em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos;
Lavando Carro
Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar pisos etc;
Lazer
Em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão;
Bebemos Água
Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.
Share Button