Área de Proteção Ambiental

Área de Proteção Ambiental
A Águas Guariroba contribui para a conservação das áreas de proteção ambiental (APAs) dos córregos Guariroba e Lageado – as duas captações superficiais que abastecem Campo Grande. Além de promover a recuperação das áreas de entorno das represas, através do plantio de árvores para recompor a mata ciliar, a concessionária tem representatividade nos conselhos gestores das duas áreas de proteção ambiental. Os conselhos gestores formados por representantes de diversas entidades são responsáveis por discutir e tomar decisões que garantam o uso sustentável dos recursos naturais destas áreas de proteção ambiental.

Plano de Manejo

A Águas Guariroba coordenou e financiou os estudos que serviram como base para a elaboração dos Planos de Manejo das APAs do Guariroba e do Lageado. Os estudos fornecidos pela Águas Guariroba trazem diagnósticos detalhados das APAs e apresentam propostas de soluções de compensação ambiental para impedir a degradação das regiões. A elaboração e aprovação do plano de manejo são de responsabilidade dos conselhos gestores.

O plano de manejo da APA Guariroba está concluído e aprovado. Já o da APA Lageado está em vias de aprovação. O Plano de Manejo é uma ferramenta importante para a conservação de uma área de proteção ambiental. Ele é formulado a partir de um estudo detalhado da área, incluindo aspectos ambientais, sociais e econômicos. Estas informações servem de base para o zoneamento ambiental – mapas com as subdivisões da área de acordo com suas características, fragilidades e possibilidade de desenvolvimento de atividades econômicas. O objetivo do trabalho é criar diretrizes para o gerenciamento da APA, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais, além de obter informações para tornar as ações de conservação mais eficientes. O Plano de Manejo também é essencial para a captação de recursos financeiros que viabilizem programas de preservação e conservação de uma unidade.

APA Guariroba

A Área de Proteção Ambiental do córrego Guariroba foi criada em 1995. Ela ocupa uma área de 360 km². O Guariroba é o manancial mais importante de Campo Grande, sendo responsável por cerca de 50% da água que abastece o município. Distante 35 km do centro da Capital, a APA Guariroba pode ser acessada pela BR 262.

APA Lageado

A Área de Proteção Ambiental do córrego Lageado, manancial que fornece, em média, 17% da água que abastece Campo Grande, ocupa 52,37 km², divididos entre áreas urbanas e rurais. A APA foi criada em 2001 com o objetivo de recuperar e conservar os recursos hídricos e proteger o ecossistema da região. Distante 10km do centro da Capital, ela pode ser acessada pelas BR 262, BR 163 ou MS 060.

Share Button