O Comitê de Igualdade Racial da Águas Guariroba celebrou na ultima sexta-feira o aniversário de 2 anos de criação do Programa Respeito dá o Tom. Com o tema “Ação sobre o viés inconsciente”, o objetivo foi apresentar para os colaboradores uma reflexão sobre situações do cotidiano, em um exercício para reconhecer como o preconceito ainda pode ocorrer de forma velada.

A programação contou com uma apresentação sobre o tema pelas equipes do Comercial e uma roda de conversa pelas equipes de Planejamento, Eficiência Energética e Meio Ambiente. Além das apresentações, também foi exibido um mural de imagens trazendo a história do programa Respeito dá o Tom.

As ações em comemoração ao Respeito dá o Tom foram realizadas na sede Administrativa da Águas Guariroba, ETA Guariroba e Atendimento Central.

“O Programa Respeito dá o Tom foi uma iniciativa do grupo Aegea, que vem dando muitos bons resultados. Ao longo desses dois anos estamos conseguindo provocar sadios diálogos, mudanças de pensamentos, comportamento e empatia através das inúmeras ações realizadas pelos comitês locais e a nível institucional. É gratificante ver o envolvimento das pessoas. O nosso trabalho está apenas começando e seguimos com a certeza de que estamos contribuindo para um Brasil melhor.” destacou a coordenadora do Comitê de Igualdade Racial da Águas Guariroba, Keilla Patrícia Martins.

Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal, o programa Respeito dá o Tom é uma ação de reconhecimento nacional por promover um importante debate sobre a igualdade racial.

“É gratificante saber que ao longo desses dois anos de atuação, o Programa Respeito dá o Tom se tornou uma filosofia dentro da empresa. Nós acompanhamos todo o reconhecimento que o programa trouxe para a empresa em nível nacional, sendo um dos principais destaques na mobilização sobre a igualdade racial. É algo que realmente tem conseguido trazer a reflexão sobre o tema, nos tornando sensíveis a situações que antes não considerávamos impactantes”, disse o diretor.

Respeito dá o Tom

Lançado em setembro de 2017, o Respeito dá o Tom é um programa da Aegea e tem como objetivo a diminuição da desigualdade racial no mercado de trabalho. Para promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares principais: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

A Aegea possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil – uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de direitos humanos e na luta pela igualdade racial da população negra, através da inserção no mercado de trabalho. A certificação significa que a empresa se compromete em realizar ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.

Share Button

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *