Campo Grande é a capital com o menor índice de perdas de água do Brasil de acordo com o Ranking de Saneamentos Básico 2019 divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O estudo é baseado nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2017. Das 26 capitais do país, a capital sul mato grossense registrou índice de 19,4% em perdas por distribuição, enquanto a média nacional registrou 38,1%, o que equivale a 7 mil piscinas olímpicas de água potável perdidas diariamente.

Já no índice de perdas que considera os municípios com mais de 100 mil habitantes no país, Campo Grande ocupa o terceiro lugar, ficando atrás apenas de Santos (SP) e Limeira (SP). Este é o terceiro ano consecutivo que Campo Grande está entre os cinco municípios com o menor índice de perdas de água.

Para chegar a este índice a Águas Guariroba vem investindo em tecnologias para aumentar o monitoramento da produção de água em Campo Grande, além de dinamizar os procedimentos de localização e atendimento a vazamentos e reparos.

“Para atingirmos este percentual investimos em tecnologias avançadas para o monitoramento diário do volume de água produzido e distribuído na cidade. Também implantamos setores menores de abastecimento de água, para melhor controle de pressão na rede. Desta forma, melhoramos o tempo de localização de anomalias na rede como vazamentos não visíveis e atendimento nos reparos”, destacou a coordenadora de operações da Águas Guariroba, Francis Moreira Faustino.

Em 2018, Campo Grande registrou a redução de 227.771 m³ de volume perdido de água. O índice é equivalente a economia de 91 piscinas olímpicas e resultado de ações conjuntas das equipes comerciais, operacionais e de serviços da Águas Guariroba.

Em Campo Grande o índice de abastecimento é considerado universalizado: 99,8% da população têm acesso à água tratada 24 horas por dia. Já a disponibilidade de rede de esgoto conta com o índice de mais de 80% da cidade, sendo que 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente.

Share Button

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *