Alunos do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e as pessoas atendidas pelo Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Floriano Vargas (ISMAC) terão nesta terça-feira (2), às 14 horas, uma sessão especial para o espetáculo infantil “Aventuras no Mundo Encanado”, que está sendo apresentada Teatro Prosa do SESC Horto. O objetivo é democratizar a cultura para todos, já que o projeto traz como novidade, a tradução simultânea em libras – Língua Brasileira de Sinais e o recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual.

Para a assistente social do ISMAC, Renata Teixeira, a disponibilidade de uma estrutura que dá suporte para pessoas com deficiência é uma ação que promove a acessibilidade, em especial para teatros e outros espetáculos direcionados para a cultura em geral. “A peça está realizando uma ação muito importante e totalmente voltada à inclusão. As pessoas com deficiência visual precisam deste suporte, principalmente para eventos culturais. É um trabalho muito positivo e que enriquece os trabalhos de inclusão, promovendo a cultura para as pessoas com deficiência”, destacou.

Para o gerente pedagógico do CAS, Cláudio Luiz Vasquez, disponibilizar uma estrutura para eventos culturais que atenda à pessoa com surdez – permite uma acessibilidade linguística e participação maior. “Ações com essa são muito relevantes, pois permitem que a pessoa com surdez tenha uma interação maior e se sinta parte do espetáculo. A partir do momento em que a acessibilidade linguística é possível, a comunicação é maior e o resultado é muito gratificante”, disse o gerente.

A peça “Aventuras no Mundo Encanado”tem como foco sensibilizar a população sobre o meio ambiente. O espetáculo será realizado nos dias 02, 03 e 04 de outubro com apresentações gratuitas . O enredo traz como protagonista a Arareca, uma arara azul que adora fazer rimas e cantar Rap, que vendo o seu habitat ser destruído e sua espécie ameaçada de extinção, vai com a família até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conscientizar os seres humanos sobre a importância da preservação ambiental.

O espetáculo é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura e patrocínio da Águas Guariroba.

Serviço:

Apresentações “Aventuras no Mundo Encanado” – Campo Grande/MS

Data: 02/10

Horário: 14h, 15h30, 16h30 e 19h

Local: Teatro Prosa – SESC Horto – Rua Anhanduí, 200 – Centro, Campo Grande/MS

Data: 03/10

Horário: 8h, 9h30, 10h30, 14h e 15h30

Local: Teatro Prosa – SESC Horto – Rua Anhanduí, 200 – Centro, Campo Grande/MS

Data: 04/10

Horário: 8h, 9h30, 10h30, 14h, 15h30 e 16h.

Local: Teatro Prosa – SESC Horto – Rua Anhanduí, 200 – Centro, Campo

Share Button

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.