Colaboradores da Águas Guariroba participaram na manhã desta segunda-feira (27) de uma ação voluntária em parceria com o Hemosul de Campo Grande para doação de sangue. Cerca de 20 colaboradores participaram da ação e destacaram a importância do ato de doar sangue para beneficiar as pessoas que mais necessitam.

Participando pela primeira vez, para a analista de faturamento, Taynara Soares de Araujo, doar sangue significa ter a consciência de estar ajudando ao próximo, em especial para as pessoas com problemas de saúde que necessitam deste tipo de suporte. “Estou muito feliz de participar pela primeira vez de uma ação como esta, que representa acima de tudo ajudar ao próximo e as pessoas que necessitam deste cuidado”, destacou.

Para a assistente administrativo, Ana Paula Brandão, a doação de sangue é forma gratificante de ajudar as pessoas através de um gesto simples de solidariedade. “Para o doador é gratificante saber que estamos contribuindo através desta ação para a saúde de quem necessita com um gesto bem simples” afirmou.

Como doar sangue

Para doar sangue é preciso estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal) e com peso mínimo de 55kg. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação.

 

Share Button

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.