A Águas Guariroba realiza até o dia 22 de julho um censo para levantar a diversidade racial de colaboradores da concessionária. A ação faz parte do Programa “Respeito dá o tom” e visa auxiliar no desenvolver ações que ampliem as oportunidades de crescimento profissional e a participação de negros e pardos em cargos de liderança. A pesquisa integra o censo nacional da Aegea, holding de saneamento da qual a Águas Guariroba faz parte e que atua em 49 municípios brasileiros.

O Respeito dá o Tom foi lançado em Campo Grande em setembro do ano passado. A iniciativa promove o debate e organiza trabalhos que reduzam a desigualdade racial e enfrentem o racismo através de oportunidades no mercado de trabalho. O programa atua em três pilares: desenvolvimento, empregabilidade e relacionamento.  De acordo com Lucinei Antunes, presidente do comitê de igualdade racial da Águas Guariroba, o censo é a oportunidade da empresa conhecer melhor seus colaboradores e elaborar ações que debatam diretamente a diversidade. “O Censo é uma grande evolução não somente para os colaboradores,  mas também para a  empresa, que passa a conhecer melhor o seu público interno e assim planeja ações  voltada a  diversidade e igualdade racial.”afirmou.

Para o diretor de operações da regional centro-oeste da Aegea, Joselio Alves Raymundo, o censo oferecerá um mapeamento com dados importantes para o planejamento de novas ações na empresa que impactam diretamente na desigualdade racial.

“Poderemos montar um plano de ação em decorrência do censo. Serão dados efetivos que nos darão um mapa de como é a situação, sempre trabalhando os três principais pilares do Respeito dá Tom, a empregabilidade, desenvolvimento e o relacionamento. É um aspecto muito importante dentro do tema da igualdade racial, onde poderemos comprovar através de números e a sua importância no ambiente de trabalho e na sociedade”, destacou. No ultimo dia 17 de maio, Joselio também participou da Entrega do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2018 no Rio de Janeiro, estando entre os indicados ao prêmio na categoria Liderança Negra. Já na categoria “Comprometimento Racial – Empregabilidade”, o Programa Respeito dá Tom, desenvolvido pela AEGEA Saneamento, foi o grande vencedor.

Share Button

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.